05/11/2012

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ONTEM NO
"PÚBLICO"

PÚBLICO divulga lista dos cursos superiores que terão de encerrar 

Uma centena de cursos superiores foram chumbados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. A pesquisa está disponível online, para qualquer pessoa. O PÚBLICO revela os que conseguiu apurar e confirmar.

O processo de avaliação dos cursos do ensino superior pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) deu prioridade àqueles que apresentavam piores indicadores. Este facto justifica os resultados da primeira fase do trabalho daquele organismo, que mandou fechar 107 formações nas universidades e institutos politécnicos nacionais, cerca de um quarto do total dos casos analisados.

Esta análise envolve cursos de licenciatura, de mestrados e de doutoramento.

A Universidade Lusófona é a instituição com mais cursos em risco: são 20 os que não foram acreditados, dez dos quais em Lisboa e os restantes dez no Porto. O administrador da Universidade Lusófona, Manuel Damásio, disse neste domingo, em declarações à Lusa, que muitos dos cursos que não foram acreditados pela agência “já não funcionavam, na prática, há anos”.

A lista apurada a partir da base de dados pesquisável é a que se segue. Para confirmar a situação de outras formações que não constam desta lista, é recomendável que se faça a busca através da ferramenta online disponibilizada pela agência.

À frente do nome de cada curso encontra-se uma legenda que se refere ao grau atribuído no fim do ciclo de estudos: (L) para licenciado; (M) para mestre e (D) para doutor.

Universidade dos Açores
Ciências da Engenharia Civil (L)
Estudos Portugueses (D)

Universidade do Algarve
Física (D)

Universidade de Aveiro
Medicina (M)

Universidade da Beira Interior
Arquitectura (D)
Letras (D)

Universidade de Évora
Física (D)
Psicologia (D)

Universidade da Madeira
Letras (D)
Engenharia Civil (D)
Ciências do Desporto (D)

UTAD
Direcção de Comunicação Empresarial (D)
Gestão (D)
Arquitectura (D)

IP Beja
Escola Superior de Saúde
Mestrado de Enfermagem em Saúde Comunitária (M)

IP Beja
Escola Superior de Tecnologias e Gestão
Solicitadoria (L)

Instituto Piaget

Escola Superior de Educação de Arcozelo
Administração e Gestão Escolar (M)
Ensino Educação Musical no Ensino Básico (M)

Instituto Piaget Viseu
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação (M)
Psicologia Clínica e da Saúde (M)

Instituto Piaget Almada
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação (M)

Instituto Piaget Santo André
Gestão de Recursos Humanos (M)

Escola Superior de Saúde Piaget Gaia
Ciências da Enfermagem

Escola Superior de Saúde Piaget Nordeste
Ciências da Enfermagem

Escola Superior de Saúde Piaget Algarve
Ciências da Enfermagem

CESPU
Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa
Enfermagem Oncológica (M)
Enfermagem Comunitária (M)
Enfermagem de Reabilitação (M)

CESPU
Instituto Superior Ciências da Saúde – Norte
Ciências Forenses e Criminais (L)
Ciências Forenses (M)

CESPU Bragança
Psicologia (L)

Ensinus
Economia (L)

Universidade Portucalense
Educação (D)
Gestão (D)
Estudos de Solicitadoria (M)
Informática (D)
Estudos em Direito (D)

Escola Universitária de Artes de Coimbra (ARCA)
Ensino de Artes Visuais (M)
Ensino Educação Visual e Tecnológica (M)

Universidade Lusófona

Ensino de Biologia e Geologia (M)
Ensino de Física e Química (M)
Ciência Política (D)
Ciências Dermato-cosméticas (M)
Cuidados Continuados Integrados (M)
Ensino de Filosofia (M)
Ensino de História e Geografia (M)
Ciências Aeronáuticas (L)
Psicologia do Trabalho em Contextos Internacionais e Interculturais (M)
Psicologia da Educação (M)Universidade Lusófona Porto
Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais (D)
Ciências da Educação – Educação e Bibliotecas (M)
Solicitadoria (L)
Direito (M)
Marketing e Publicidade (M)
Ciências Aeronáuticas (L)
Economia (L)
Psicologia Forense (M)
Psicologia Clínica e da Saúde (M)
Arquitectura (M)

Fundação Fernando Pessoa
Biotecnologia e Saúde (D)
Enfermagem (M)

ISAL
Lisboa
Contabilidade e Finanças (L)

ISLA
Leiria
Psicologia Social e Organizacional (M)
Psicologia (L)

ISLA
Gaia
Psicologia (L)
Psicologia da Educação (M)

Escola Universitária Vasco da Gama
Arquitectura (M)

Universidade Lusíada
Famalicão
Economia (D)

Instituto Superior de Novas Profissões
Comunicação Pública e Autárquica (L)
Jornalismo (L)

Instituto Superior de Ciências Educativas
Ensino do 1º. e do 2º. Ciclo do Ensino Básico (M)
Educação Pré-escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico (M)

Instituto Superior de Ciências Educativas
Felgueiras
Educação Musical (L)
Inglês/Espanhol (L)
Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico (M)
Educação Pré-Escolar (M)

Instituto Superior de Comunicação Empresarial
Comunicação Empresarial (L)*
Comunicação Empresarial (M)*

* Os cursos referidos não foram acreditados como formações universitárias. Porém, após recurso, a A3ES foi informada de que a instituição requereu, junto do Ministério da Educação e Ciência, a passagem a escola de ensino superior politécnico; por essa razão, a mesma agência acabou por acreditar ambos os cursos, de forma condicionada, pelo período de um ano, como ciclos de estudo de ensino politécnico.

Instituto Superior D. Afonso III
Psicologia Clínica (M)
Multimédia (L)
Psicologia (L)
Ensino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundário (M)
Gestão de Recursos Humanos (M)

Instituto Superior De Ciências Da Saúde Egas Moniz
Segurança Alimentar e Saúde Pública (M)
Psicologia Forense e Criminal (M)

Universidade Autónoma De Lisboa Luís De Camões
Economia (D)
Psicologia (D)

Universidade Atlântica
Ambiente, Território e Desenvolvimento Sustentável (M)

Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes
Solicitadoria
Psicologia

Instituto Superior D. Dinis
Solicitadoria (L)

Instituto Superior de Administração e Gestão
Desenvolvimento de Destinos Turísticos (M)

Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos
Design

Instituto Superior de Ciências Empresariais E Do Turismo
Marketing e Comércio Internacional (M)

Instituto Superior de Entre Douro E Vouga
Solicitadoria (L)

Escola Superior de Saúde Egas Moniz
Envelhecimento - Promoção da Saúde/Prevenção da Doença

Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
Radiologia e Imagiologia

Como o PÚBLICO noticiou na sábado, há cerca de três anos, a A3ES começou a avaliação doo ensino superior, recolhendo indicadores que lhe permitiram ter uma primeira noção da forma como as formações estavam a ser conduzidas. Depois de uma primeira fase em que desapareceram cerca de 800 licenciaturas, mestrados e doutoramentos com problemas já identificados, por iniciativa das instituições a agência ficou ainda com uma amostra de 850 formações com indicadores negativos.“Voltamos a falar com as universidades para perceber o que podia ser feito”, conta alberto Amaral. Depois de uma nova fase de encerramento de cursos, sobraram os 420 agora analisados. O presidente da A3ES justifica também uma sobre-representação das instituições de ensino superior privadas nesta lista pelo facto de ter havido “maior rigor” do sector público na fase de encerramento voluntário dos cursos.

Segundo Alberto Amaral, os restantes 3000 cursos que ainda não têm avaliação definitiva, tiveram uma aprovação preliminar, com base nos primeiros indicadores recolhidos. A análise das condições de funcionamento dessas formações vai ser agora prolongada ao longo dos próximos cinco anos, à razão de cerca de 700 cursos anuais avaliados pela A3ES. Nesta nova fase, o responsável espera ter melhores resultados, reduzindo a percentagem de cursos “chumbados” para valores residuais.

Quanto aos 420 cursos já avaliados, 45 não merecem reparos, enquanto 242 foram “aprovados preliminarmente”, merecendo considerações da A3ES que devem ser corrigidas a breve prazo. Já os 107 cursos encerrados, têm agora dois anos para serem encerrados, deixando de admitir novos alunos e mantendo-se apenas em funcionamento para quem quiser conclui-los. Mas os estudantes podem optar por pedir transferência para outras formações dentro da instituição que frequentam ou mesmo numa outra.

O encerramento do curso pela não acreditação tem por base o não cumprimento das normas legais aplicadas ao sector do ensino superior, entre os quais a qualificação do corpo docente tem particular relevado, havendo obrigatoriedade de um número mínimo de professores com doutoramentos e de um número máximo de docentes a tempo parcial nas instituições.

* Não custa perceber a gente que  temos nestes governos, a (DE)FORMAÇÃO começa num lugar que devia ser insuspeito, a escola.

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