21/11/2012

 .
HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Vítor Gaspar 
“Estado Social só será suportado 
se for reformado” 

O ministro das Finanças defende que adiar esse ajustamento vai levar a acumulação de mais dívida pública.

 Vítor Gaspar afirmou hoje, em Berlim, que para se garantir o Estado social este tem de ser reformado e transformado, e que o adiar desse ajustamento só levará a acumulação de mais dívida pública. 
“Temos de assegurar que o Estado Social na Europa, que nós prezamos, é sustentável. Se esse não é o caso, então a política que caracteriza a Europa hoje não poderá durar. De forma a podermos suportar o Estado Social temos de o reformar e transformá-lo de forma a assegurar as funções fundamentais do Estado Social e ao mesmo tempo torná-lo mais eficaz e mais eficiente”, defendeu o governante numa conferência que decorre no Ministério das Finanças da Alemanha, em Berlim. 

O ministro das Finanças, que falava na sua intervenção inicial na conferência «Shaping the Fiscal Institutions of Europe», considerou ainda que adiar esse ajustamento vai levar a acumulação de mais dívida pública, que por sua vez pesa sobre o crescimento económico. “Se adiarmos o ajustamento, e continuarmos a viver no curto e médio prazo por um período muito longo de tempo, teremos uma grande acumulação de dívida pública, e a dívida pública pesa no crescimento económico. 

As forças que estão a arrastar a Europa para a acumulação de dívidas têm a ver com a forma como os Estados realizam essas funções e as financiam, e mais recentemente também os impactos orçamentais da crise global”, alertou.

* Hoje estamos de acordo, mas temos a noção que, nós os pensionistas, somos muito pequeninos com direito a opinião!

.

Sem comentários:

Enviar um comentário