26/11/2012



HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Provedor de Justiça alerta para atendimento a portadores de deficiência

O provedor de justiça alertou a Comboios de Portugal (CP) para a necessidade de a empresa melhorar os serviços de bilheteira no que respeita ao atendimento prioritário a cidadãos portadores de deficiência, informou esta segunda-feira a provedoria.

O alerta surgiu após uma queixa recebida pelo provedor, Alfredo José de Sousa, que concluiu que o procedimento da CP é "insuficiente e desadequado" no que respeita às regras que devem pautar o bom relacionamento da empresa com utentes, deixando ao critério e à boa vontade do funcionário no local a concessão de facilidades de atendimento aos portadores de deficiência quando estes pretendem adquirir títulos de transporte nas estações.
A CP acolheu favoravelmente o alerta do provedor de justiça e reviu a posição que inicialmente havia assumido sobre o assunto, tendo comunicado que vai aprovar regras internas e colocar sinais necessários e adequados ao atendimento prioritário de cidadãos com deficiência.
Por esse motivo, o provedor arquivou o processo, por acreditar que as medidas adoptadas pela CP possam evitar situações de conflito em matéria de atendimento de portadores de deficiência.
No dia 16, o provedor fez uma recomendação semelhante ao Metropolitano de Lisboa (ML) e aos Correios e Telecomunicações de Portugal (CTT), embora se reportasse a situações diferentes.
No que respeita ao Metropolitano de Lisboa, um relatório referia que a empresa não dispunha de um plano específico de evacuação de passageiros em cadeiras de rodas nem previa a retirada de passageiros a partir do interior das carruagens ou galerias. O relatório baseava-se nos resultados de uma inspecção feita em Outubro e Novembro de 2011 às 46 estações do Metropolitano.

* A título de exemplo o metropolitano de Lisboa tem sempre elevadores inactivos por longos períodos de tempo, nas estações de Baixa-Chiado e Alameda  é frequente a situação apontada.

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