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"CORREIO DA MANHÃ"
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Provedor de Justiça alerta para atendimento a portadores de deficiência
O provedor de justiça alertou a Comboios de Portugal (CP) para a
necessidade de a empresa melhorar os serviços de bilheteira no que
respeita ao atendimento prioritário a cidadãos portadores de
deficiência, informou esta segunda-feira a provedoria.
O alerta surgiu após uma queixa recebida pelo
provedor, Alfredo José de Sousa, que concluiu que o procedimento da CP é
"insuficiente e desadequado" no que respeita às regras que devem pautar
o bom relacionamento da empresa com utentes, deixando ao critério e à
boa vontade do funcionário no local a concessão de facilidades de
atendimento aos portadores de deficiência quando estes pretendem
adquirir títulos de transporte nas estações.
A
CP acolheu favoravelmente o alerta do provedor de justiça e reviu a
posição que inicialmente havia assumido sobre o assunto, tendo
comunicado que vai aprovar regras internas e colocar sinais necessários e
adequados ao atendimento prioritário de cidadãos com deficiência.
Por
esse motivo, o provedor arquivou o processo, por acreditar que as
medidas adoptadas pela CP possam evitar situações de conflito em matéria
de atendimento de portadores de deficiência.
No
dia 16, o provedor fez uma recomendação semelhante ao Metropolitano de
Lisboa (ML) e aos Correios e Telecomunicações de Portugal (CTT), embora
se reportasse a situações diferentes.
No
que respeita ao Metropolitano de Lisboa, um relatório referia que a
empresa não dispunha de um plano específico de evacuação de passageiros
em cadeiras de rodas nem previa a retirada de passageiros a partir do
interior das carruagens ou galerias. O relatório baseava-se nos
resultados de uma inspecção feita em Outubro e Novembro de 2011 às 46
estações do Metropolitano.
* A título de exemplo o metropolitano de Lisboa tem sempre elevadores inactivos por longos períodos de tempo, nas estações de Baixa-Chiado e Alameda é frequente a situação apontada.
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