09/10/2012

 .

HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Concessão da ANA chumba no Eurostat, défice de 2012 em risco 

A "decisão preliminar" do Eurostat sobre a intenção do Governo de concessionar a ANA é "negativa". A informação está a ser avançada pelo Expresso online, que cita fonte governamental. Contactado pelo Económico, o Eurostat recusou tecer qualquer comentário, alegando que o dossier não está ainda fechado. O Económico tentou também obter esclarecimentos junto do Ministério das Finanças, que até agora não respondeu.

A concessão da ANA é um dos instrumentos extraordinários que Vítor Gaspar quer levar a cabo para conseguir um défice de 5% este ano. Segundo as contas apresentadas por Nuno Morais Sarmento, secretário de Estado do Orçamento, a concessão da ANA teria um impacto de 0,7% no défice. Morais Sarmento sublinhou na altura que faltava a "luz verde" do Eurostat, mas que a ‘troika' tinha já aceite essa receita extraordinária. Se o Eurostat chumbar a operação, Portugal pode falhar o objectivo do défice para este ano.

Segundo avançou fonte governamental ao Expresso, Gaspar estará por isso disposto a desafiar o Eurostat, avançando com a operação mesmo que haja um chumbo mais tarde.

Contactado pelo Económico, nem a ANA, nem o INE, nem o Ministério da Economia e das Obras Públicas estavam disponíveis para prestar qualquer esclarecimento.

* O governo mete os pés pelas mãos todos os dias, agora já se contradiz quanto ao despedimento dos trabalhadores da função pública, a verdade  é que estes ministros dão mais prejuízo ao país que um novo processo eleitoral e formação de novo governo, a questão é que não há alternativa e o processo eleitoral é feudal.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário