25/07/2012


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 METRO DE LISBOA

MAIS COMPRIDO E MAIS BONITO 

ESTAÇÃO DO AEROPORTO


O projeto de arquitetura é da autoria do Arquiteto Leopoldo de Almeida Rosa que na conceção da estação Aeroporto considerou que “uma Estação de Metro deve ser um prolongamento ambiental do espaço exterior, como forma de minimizar a sensação de interioridade subterrânea que provoca, naturalmente, a quem a ela acede”.

Assim, a cor assume-se como um elemento fulcral que contribui para melhorar a definição de espaços e aumentar ilusoriamente a sua perspetiva, tendo sido, por exemplo, adotado o azul claro nos tetos, simulando o céu. A iluminação foi estudada de modo a dar identidade aos vários espaços, tanto pela diversidade como também pela quantidade e pelo tipo de incidência luminosa transmitida, tendo havido uma especial intenção de a conjugar esteticamente, em alguns espaços, com a estrutura projetada.
Os materiais de revestimento escolhidos resultam igualmente da aplicação desta ideia, tendo em consideração a utilização de cada zona, pelo que nas zonas de circulação de público foi aplicada pedra de Lioz em pavimentos e paredes, azul Valverde em escadas, pedras cuja aparência pretendem dar a noção das várias tonalidades da terra.

O Arquiteto Leopoldo Rosa refere que “tem sido igualmente um objetivo conceptual dar continuidade à vivência da zona envolvente à localização de cada Estação. Pretende-se, deste modo, dotar cada uma destas infraestruturas de transporte de uma identidade própria que a ligue, de um modo simples, à zona urbana onde está inserida.” Assim fazendo alusão ao Aeroporto de Lisboa,  as aberturas em elipse, no átrio superior, referem-se à forma de reatores, as estruturas metálicas nas abóbadas do cais à estrutura base que compõem as aeronaves e até os deflectores de luz que as unem são uma alusão aos “flaps” das asas de um avião.


António Antunes é o responsável pela intervenção plástica na estação. Ilustrador de profissão, publicou os seus primeiros cartoons no diário lisboeta República, em março de1974.

 Dos prémios recebidos destacam-se os seguintes: Grande Prémio do XX International Salon of Cartoons (Montreal, Canadá, 1983), 1º Prémio de Cartoon Editorial do XXIII International Salon of Cartoons (Montreal, Canadá, 1986), Grande Prémio de Honra do XV Festival du Dessin Humoristique (Anglet, França, 1993), Award of Excellence – Best Newspaper Design, SND – Estocolmo, Suécia (1995) Premio Internazional Sátira Politica (ex-æquo, Forti dei Marmi, Itália, 2002), Grande Prémio Stuart Carvalhais (Lisboa, Portugal, 2005) e o Prix Presse International (St. Just-Le-Martel, França, 2010).

Realizou exposições individuais em Portugal, França, Espanha, Brasil, Alemanha e Luxemburgo, tendo sido júri de salões de desenho humorístico em Portugal, Brasil, Grécia e Turquia.
António dedica-se também ao design gráfico, à escultura e à medalhística, sendo diretor do salão de humor gráfico, World Press Cartoon.

IN SITE DO METROPOLITANO

 Filme promocional das três novas estações 
da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa, E.P.E




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