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"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
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Comboio de "alta prestação"
vai ligar Porto a Vigo
Dirigentes do Eixo Atlântico afirmaram hoje ter recebido do primeiro-ministro português o compromisso de modernização da linha ferroviária Porto-Vigo e de adoção de um sistema de pagamentos nas antigas SCUT comum aos dois países a partir de Setembro.
"Temos a absoluta
confirmação do compromisso do primeiro-ministro português com a
modernização da ligação Porto-Vigo", afirmou Xoan Mao, secretário-geral
do Eixo Atlântico, após um encontro dos autarcas portugueses e espanhóis
do Eixo Atlântico com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, em
Lisboa.
Segundo o responsável, será um comboio de "alta prestação
que liga as cidades do Eixo Atlântico de forma competitiva, com paragens
nas principais cidades".
"Calculamos que demore três anos, mas
temos que ser muito otimistas", disse, por seu lado, José Maria Costa,
presidente da Câmara de Viana do Castelo e do Eixo Atlântico.
Os
dois países vão entregar a Bruxelas um projeto de financiamento para a
modernização da linha candidato ao quadro de financiamento em vigor a
partir de 2014. No entanto, "ainda neste quadro comunitário vão começar
algumas melhorias através da reprogramação do Quadro de Referência
Estratégico Nacional (QREN)", acrescentou, salientando que o serviço vai
melhorar em breve.
Segundo o autarca, o traçado será compatível com o transporte de mercadorias e de passageiros.
Atualmente
uma viagem entre Porto e Vigo demora cerca de três horas e quinze
minutos e espera-se que com a modernização passe a demorar duas horas.
Contudo, adiantou, no final da obra, em 2017 ou 2018, é possível que
possa demorar apenas 75 minutos, de acordo com o estudo do Eixo
Atlântico.
Relativamente às antigas SCUT (autoestradas sem custos
para o utilizador), o autarca de Viana referiu: "Estamos a falar de
facilidade na mobilidade. Passámos de um sistema absolutamente demencial
para um sistema pioneiro na Europa".
De acordo com José Maria Costa, "até ao final do ano este sistema estará a funcionar em todo o país".
"Acabou
o pesadelo e passámos do século XIX ao século XXI. A partir de setembro
vai haver interoperacionalidade dos sistemas", disse Xoan Mao.
O
secretário-geral salientou que o sistema funciona como uma "via verde
alargada a toda a Península Ibérica, facilitando a interação entre os
cidadãos entre os dois países".
O EA representa 34 cidades do Norte de Portugal e da Galiza, com um total de cerca de quatro milhões de habitantes.
* Os comboios portugueses que queiram atravessar Espanha e atravessar os Pirenéus têm de usar três bitolas a portuguesa, a ibérica e a europeia e tudo isso custa muito dinheiro político.
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