27/07/2012

 .

HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Santa Maria lança aplicação para 
salas do bloco de neurocirurgia 

O Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Lisboa Norte, em parceria com a empresa portuguesa, YDreams, lançou, esta sexta-feira, a aplicação informática YScope, que permite, em ambiente esterilizado, a selecção e manipulação por gestos de imagens médicas nas salas do bloco de neurocirurgia. Através da interacção natural, o cirurgião não estabelece qualquer contacto físico com o dispositivo.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, que participou na apresentação do projecto, aceitou o desafio do neurocirurgião e um dos mentores do projecto, Alexandre Campos, e experimentou a aplicação que estava a ser demonstrada ao vivo. 
 
"É uma inovação e um marco histórico para a saúde. Com a interactividade do cirurgião por meros gestos, a consulta dos exames é mais rápida, poupa-se tempo e reduz-se riscos. O Serviço Nacional de Saúde sai mais forte e útil, com uma maior capacidade de diferenciação aos doentes", disse Paulo Macedo.
"Esta aplicação vai mudar a maneira como se lida com as imagens médicas", referiu Alexandre Campos, que explicou que o formato digital possibilita a manipulação das imagens de forma individual, o zoom, a rotação, a gravação de imagens e um maior número de imagens por exame.

* A tecnologia ao serviço do homem

.

Sem comentários:

Enviar um comentário