04/07/2012

  .
HOJE NO
"A BOLA"

Pode ter sido descoberta a 
«partícula de Deus» 

O CERN, Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, anunciou hoje a descoberta de uma nova partícula, que pode ser o bosão de Higgs, mais conhecida como a «partícula de Deus», por conferir ordem e massa ao universo. 

A contribuir para estas suspeitas estão as características de massa e comportamento previstas para o bosão de Higgs pelo Modelo-Padrão, a «tabela periódica» da física das partículas. 

Note-se que o bosão de Higgs, considerada a partícula que oferece a sua massa a todas as outras dentro do modelo standard, é uma entidade subatómica que está a ser procurada há cerca de cinco décadas. 

 Joe Incandela, da Universidade da Califórnia e responsável máximo pela experiência CMS revelou que a intensidade do sinal produzido pela partícula «é de 4,9 sigma». Estando perto de 5 sigma, a probabilidade de os cientistas estarem errados ao dizer que existe de facto uma partícula nova é de 0,00005733 por cento. 
Se as características desta partícula corresponderem às previsões de algumas teorias no limite da física, «estaríamos então verdadeiramente perante algo estreitamente ligado à origem do tempo-espaço, que é fundamental para o universo e que representaria uma descoberta muito importante», acrescentou. Peter Higgs, físico britânico que propôs em 1964 a existência do bosão que ficou conhecido pelo seu nome, já saudou a rapidez dos resultados: «Nunca esperei que isto acontecesse durante a minha vida e vou pedir à minha família para pôr o champanhe no frigorífico.» 


* Uma partícula para o conhecimento, oxalá esta partícula torne os homens melhores.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário