11/06/2012

 .

  HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Saiba como viver e trabalhar 
na Noruega 

Os noruegueses são pontuais, cumpridores, pouco afectuosos, mas informais nos negócios, honestos e modestos. 
OSLO

Não faz parte da União Europeia, mas a Noruega mantém excelentes relações com todos os países da comunidade. Daí que a mudança para lá não exija grande burocracia. Importante é saber que o nível de vida é caro e uma casa na cidade não está ao alcance de qualquer um. A integração é relativamente fácil, desde que não esteja à espera que sejam calorosos e que se esforce por aprender a língua e cumprir as regras sociais, como, por exemplo, os horários. 


1. Antes de se mudar: Apesar da Noruega não pertencer à União Europeia, é imprescindível viajar sempre com o BI, passaporte e com os diplomas e certificados académicos. E só pode ficar no país por três meses. Para ficar mais tempo na Noruega terá de ter onde ficar, estar registado na polícia, provar que tem condições financeiras para se manter e voltar a Portugal, ou ter um contrato de trabalho. 
 PALÁCIO REAL, 
O REI OCUPA APENAS A ALA
DIREITA, A ESQUERDA ALOJA
SERVIÇOS PÚBLICOS

2. Se está desempregado em Portugal há mais de quatro meses: pode viajar para a Noruega à procura de emprego e transferir o subsídio de desemprego de cá para passar a ser pago na Noruega, até encontrar trabalho. 

3. A partir do momento em que tem um contrato de trabalho na Noruega: passa a estar sujeito aos mesmos direitos e deveres que qualquer cidadão norueguês, o que significa que está protegido pelo sistema de segurança social, que inclui pensões de reforma, pensões de invalidez, abonos de família, subsídio de desemprego, licença de maternidade e outros apoios à maternidade. 
BERGEN
O MERCADO EM 1º PLANO
COM TABELAS DE PREÇOS
 EM PORTUGUÊS
.
Fica também obrigado a pagar os impostos na Noruega, que se dividem em duas classes: uma pessoa sozinha ou casal sem filhos ambos com emprego; ou, pais solteiros ou casais em que só um trabalha. Os impostos rondam os 28%, mais uma taxa social de 7,2%. Mas através das deduções fiscais consegue ver quase o seu dinheiro devolvido. Nos primeiros dois anos os cidadãos da UE que forem para lá trabalhar tem uma redução fiscal de 10%.

 4. Aprender a viver com o clima do Norte: É um dos países com maiores amplitudes térmicas, o que poderá não ser fácil para quem está habituado ao clima temperado do mediterrâneo. Se no Inverno as temperaturas chegam a bater nos 30 graus negativos, no Verão sobem facilmente para os 30 graus centígrados. 
LOEN UM PARAÍSO

Mas no sul do país a amplitude de temperaturas é muito menor. Contudo, os noruegueses têm o hábito de dizer que "não há mau tempo, há maus agasalhos". Não é de desvalorizar também a intensidade de luz entre as várias estações do ano: No Inverno, a luz solar é muito limitada, parecendo quase sempre de noite, enquanto que no Verão há meia-noite ainda está sol. Ritmos a que nem todos se habituam. 

5. Os noruegueses são pragmáticos, francos e honestos: e isso reflecte-se em tudo o que fazem. A pontualidade é premissa obrigatória e cumprida ao segundo, seja nos museus, serviços, atracções ou nos transportes públicos. Nos negócios são informais sem serem desleixados, tratam os seus superiores pelo nome próprio e esperam dos empregados iniciativa e responsabilidade no que fazem. 
Lillehammer

Na entrevista, seja breve e conciso, não exagere a falar das suas qualidades, deixe o fato e a gravata em casa, a não ser que esteja a concorrer a um cargo de direcção na área financeira, consultoria e etc. Pode aceitar um café, chá ou água, mas nunca lhe vão oferecer tabaco (na Noruega é proibido fumar em todos os espaços fechados e a regra é cumprida ao limite)ou bebidas alcoólicas. 

6. Ao ter um contrato de trabalho também a família fica sujeita aos mesmos direitos: as crianças até aos seis anos, quando entram para a primária, têm de estar numa creche - e não é fácil conseguir vaga. A partir daí, e ao longo da escolaridade obrigatória, até aos 16 anos, existem escolas públicas e privadas, que todas as crianças que fiquem no país por mais de 3 meses têm de frequentar.Mas o ensino público gratuito garante lugar para todos. 



* Tudo o que o texto refere é verdade. Os Noruegueses não querem pertencer à UE e são o único povo rico que não é consumista.
Se for para a Noruega trabalhar vai para um país muito bom e a adaptação climática numa terra onde nos respeitam é de somenos importância. Os noruegueses não sabem cozinhar portanto pode estabelecer melhor relacionamentos em convívios onde dê a experimentar a excelente cozinha portuguesa.

TROLL
 O salário mínimo rondava em 2006 os 1800 €. Se gosta de café leve uma máquina expresso e muitas cápsulas porque o de lá é intragável. 
GLACIAR DE BRIKSDAL
A água é excelente e oferecida nos restaurantes, todos muito caros. Ninguém rouba, se se esquecer de algum objecto e voltar ao local para o recuperar se não o encontrar pode ter a certeza que foi "desviado" por um estrangeiro. 
Além do que se disse a Noruega é um país muito bonito!!!


.

Sem comentários:

Enviar um comentário