25/06/2012

 .

HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Portugueses tiram mais de 
mil milhões dos certificados 

 Em Maio, os resgates líquidos destes produtos atingiram 186 milhões de euros, aumentando as saídas em 2012 para 1,1 mil milhões. Os investidores portugueses continuam a retirar dinheiro dos certificados de aforro. Só em Maio, os resgates líquidos situaram-se em 186 milhões de euros, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP). 

Desde o início do ano, os resgates líquidos são já de 1.091 milhões de euros. O montante total aplicado pelos portugueses nestes instrumentos desceu de 11.384 milhões para 10.293 milhões em 2012. A saída acima do previsto de investimento destes produtos levou recentemente a UTAO a defender que o Estado terá de fazer mais emissões de dívida no mercado de Bilhetes do Tesouro para compensar esta quebra no financiamento. 

É que apesar de os certificados do tesouro continuarem a captar investidores, com subscrições líquidas de 12 milhões de euros, o ritmo de captação de poupança por parte destes instrumentos é inferior ao que o Governo estimava. No total, os portugueses têm 11,7 mil milhões de euros investidos nestes instrumentos (10,3 mil milhões em certificados de aforro e 1,4 mil milhões em certificados do Tesouro). O valor corresponde apenas a 6% da dívida directa do Estado. 


* Vão aos anéis para ver se safam os dedos.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário