03/06/2012

 .

ESTA SEMANA NO

"BLITZ"

Prisioneiros em Guantánamo poderão 
ter sido torturados com músicas de 
"Rua Sésamo" 

Canções da popular série infantil terão sido usadas como instrumento de tortura na base naval norte-americana. Uma reportagem do canal Al-Jazeera (citada pelo Público) refere que os prisioneiros de guerra eram sujeitos à audição de versões distorcidas das músicas de Rua Sésamo a um volume "intolerável ao ouvido humano". 

Já em 2003 o exército norte-americano terá corrido ao mesmo expediente, com prisioneiros capturados no Iraque e no Afeganistão. Segundo a Al-Jazeera haverá mesmo um documento da CIA com "diretrizes para métodos de interrogatório" que discrimina o tempo e o volume de cada música reproduzida: 18 por horas por dia num volume semelhante ao ruído provocado pelo trânsito numa auto-estrada; oito horas num volume equivalente a uma motorizada a arrancar; duas horas com música tão alta como o som de um martelo pneumático a trabalhar. 

 O compositor de mais duas centenas de músicas para Rua Sésamo , Christopher Cerf, confessa-se incrédulo: "a minha primeira reação foi "isto não é verdade, é demasiado despropositado". O critério do exército norte-americano não olha a géneros musicais. 
 Também o rock mais pesado já terá sido utilizado para tortura de prisioneiros: Metallica, Rage Against the Machine e AC/DC compuseram a banda-sonora ruidosa. "Gostávamos que metessem o George W. Bush numa dessas pequenas celas e pusessem a nossa música a tocar até que ficasse surdo", disse Tom Morello, dos Rage Against The Machine, em 2008. E a pop no feminino: a música de Christina Aguilera e Britney Spears terá sido escutada, em "altos berros", na base de Guantánamo. 


 * Suficientemente sórdido para não ser verdade. 

.

Sem comentários:

Enviar um comentário