13/06/2012

-

 COMBOIOS DE
ESTRADA




Um comboio de estrada ou roadtrain é um camião conceito utilizado em áreas remotas da Argentina , Austrália , México , o Estados Unidos e Canadá para movimentação de cargas de forma eficiente. O "trem da estrada" é mais frequentemente usado na Austrália
Um comboio rodoviário é constituído pela cabine do tractor , que em vez de puxar um reboque ou semi-reboque,  puxa muitos reboques


História
Os comboios rodoviários iniciais consistiam em motores de tração puxando vagões múltiplos. Durante a Guerra da Criméia, um motor de tração foi usada para puxar vários caminões abertos.
-Em 1898, os trens a vapor do motor de tração com até quatro carros foram utilizados em manobras militares na Inglaterra. 
-Em 1900, John Fowler & Co. fabricaram comboios rodoviários blindados para uso das forças britânicas na Segunda Guerra dos Bôeres .
Na década de 1940, o Governo da Austrália do Sul operava uma frota de AEC 8x8 camiões militares para transporte de carga e suprimentos para o Território do Norte, substituindo cáfilas de camelos afegãos  que percorriam os desertos desde o século 19.
Estes caminões puxavam dois ou três reboques Dyson de quatro eixos . Com 130 cv (97 kW ), a utilização das AECs foi gradualmente  abandonadas quando surgira os primeiros tractores de cabine aberta.



O Australiano Kurt Johansson é reconhecido como o inventor do trem estrada moderna.  Depois de transportar touros Stud 200  durante 320 km para uma  propriedade, Johansson foi desafiado a construir um caminão para transportar 100 cabeças de gado em vez da carga original de 20.
Financiamento com alguns milhares de libras e inspirado pelas habilidades de rastreamento do roadtrain  Johansson começou a construção. Dois anos mais tarde o  primeiro comboio de  estrada estava pronto a rodar
Ambos os rodados em cada reboque eram dirigiveis, e, portanto, abordavam as faixas apertadas e estreitas, cruzamentos e  riachos que existiram ao longo da Austrália Central na primeira parte do século passado com mais facilidade



Os comboios de estrada  na Austrália foram evoluíndo até obterem a capacidade de   se tornarem inovadoras em transporte de máquinas gigantes  pela  Austrália. Este primeiro exemplo do comboio  moderno, juntamente com o Governo Roadtrain AEC, faz parte da enorme coleção no Salão Nacional de Transportes Rodoviários da Fama em Alice Springs, Território do Norte .



A Austrália possui as maiores e mais consistentes estradas para suportar os veículos mais extensos do mundo, alguns configurando mais de  200 toneladas de tracção.  Comboios rodoviários são usados ​​para o transporte de todos os tipos de materiais; exemplos comuns são o gado , combustível , minerais minérios e cargas em geral. O  transporte e o custo-benefício tem desempenhado um papel significativo no desenvolvimento económico de regiões remotas, algumas comunidades são totalmente dependentes do serviço regular.


-Em 1989, um camionista chamado "Buddo" conduziu 12 reboques na rua principal de Winton, Queensland -Em 1993, "Plugger" Bowden teve o registo com um 525 hp (391 kW ) Mack Superliner puxando 16 trailers, mas alguns meses depois, este esforço foi superado por o motorista Malcolm Chisholm com  21 equipamento de reboque com uma extensão de 315 metros


 Em 1999, a cidade de Merredin, Austrália Ocidental oficialmente conseguiu entrar no Livro Guinness dos Recordes , quando Marley Transportes fez uma tentativa bem sucedida no registo do comboio mais longo do mundo. O registo foi obtido quando 45 trailers, conduzidos por Greg Marley, pesando 603 toneladas  e medindo 610 m  foram puxados por um Kenworth 10x6 K100G durante  8 km .


Em baixo o esquema das diversas classes de tractores de estrada para veículos muito longos.






WIKIPEDIA

.

Sem comentários:

Enviar um comentário