08/05/2012




Metade dos Macs em vias de perder
. atualizações de segurança 

No verão, a Apple deixará de lançar atualizações de segurança para os computadores Mac que usam o sistema operativo OS X 10.6, também conhecido como Snow Leopard. Por essa altura, metade dos Macs que existem no mundo deixará de receber patches.. Basta verificar o comportamento da Apple nos últimos 10 anos para confirmar que, sempre que é lançada uma nova versão do Mac OS, há uma versão mais antiga que deixa de contar para o roteiro de lançamentos de atualizações. 
O leopardo das neves está em vias de extinção no Reino da Maçã
Há dois casos exemplares quanto a este progressivo abandono dos sistemas operativos mais antigos: a versão 10.1 (conhecida por Puma) deixou de receber atualizações três meses depois de ter sido lançada a versão 10.4 (conhecida por Panter, lançada em outubro de 2003); a versão 10.5 também deixou de pertencer ao grupo de sistemas operativos elegíveis para atualizações após o lançamento da versão 10.7 (conhecida por Lion), em Junho de 2011. 

A confirmar-se esta tendência, o próximo sistema operativo a perder o suporte da Apple será o Snow Leopard, que pode ficar a um pequeno passo da desatualização com o lançamento da versão Mountain Lion (estreia prevista para o final do verão de 2012). Acresce a este facto outro de igual importância que poderá levar a Apple a ponderar se vale a pena manter o tradicional abandono dos sistemas operativos mais antigos: 41,5% de todos os computadores com o Mac OS X estão neste momento a operar com a versão Snow Leopard, estima a Net Applications. 

A Computerworld lançou mãos à máquina calculadora e apurou ainda que entre 45,9% e 48,8% dos computadores Macs deverão perder o direito a receber atualizações de segurança. Esta estimativa soma quota de mercado do Snow Leopard (que deverá decrescer nos próximos três meses) às quotas de mercado das versões mais antigas do Mac OS. 

Entre os especialistas, não falta quem critique o roteiro de atualizações da Apple: «A Apple parece estar a fazer um esforço mínimo e, em consequência, está a pôr em risco os os seus clientes», alerta Robin Stevens, especialista em Segurança de Redes da Universidade de Oxford quando inquirido pela Computerworld. 


IN "EXAME INFORMÁTICA"
08/05/12

.

Sem comentários:

Enviar um comentário