17/05/2012

 .

HOJE NO
"A BOLA
 O ano 'louco' de Pedro Proença
 59 jogos europeus, 24 anos de carreira 
e nove épocas de estatuto internacional.

 O percurso de Pedro Proença coloca o árbitro português, de 41 anos, num dos patamares mais elevados da arbitragem nacional. Esta, de resto, foi uma das temporadas mais mediáticas do juiz lisboeta, que foi notícia em várias ocasiões. Estando nos planos da UEFA para o Campeonato da Europa de 2012, na Polónia e Ucrânia, onde Portugal também irá marcar presença, há nove meses foi notícia por uma agressão de que foi alvo no Centro Comercial Colombo, em Lisboa. Três dias depois voltou aos treinos, não se deixando abater por esse incidente. 

Um episódio que, ainda assim, não haveria de beliscar os dirigentes nacionais na nomeação de vários jogos de elevado grau de dificuldade. Um dos nomes de consenso nos corredores da UEFA, Pedro Proença também esteve ligado a um dos jogos de maior polémica na Liga, o Benfica-FC Porto, em que os dragões venceram, por 3-2, com um dos golos a ser apontado em posição irregular. Foi, desde então, um dos nomes sob o alvo de várias criticas. Ainda assim, numa época de enormes altos e baixos, chega agora o ponto mais alto na carreira ao ser nomeado para o jogo mais importante na Europa a nível de clubes. 

Entra para a galeria dos notáveis, no qual apenas António Garrido, ex-árbitro, marcou presença numa final da então designada Taça dos Campeões Europeus, numa final, curiosamente, entre uma equipa inglesa e outra alemã, o Nothingam Forest e o Hamburgo. 

No próximo sábado, às 19.45 horas, em Munique, será a vez de Pedro Proença. Chelsea e Bayern Munique estarão frente a frente num duelo que será apitado pelo juiz lisboeta. 


 * Se não lhe reconhecessem mérito não arbitrava a final da Champions.

 .

Sem comentários:

Enviar um comentário