06/05/2012

FERNANDA CACHÂO


  

Raquel aos 21 anos 

 A Raquel tem 11 anos. Este domingo, repetiu o mesmo de sempre à pergunta mais tola que um adulto pode fazer a uma criança. O que queres ser quando fores grande? "Não sei", respondeu à perguntadora, que ainda insistia: Cozinheira? Médica? Artista? 

A Raquel tem Facebook e está ligada na rede social aos amigos dos escuteiros. A Raquel gosta de trabalhos manuais. É boa aluna. Mais 10 anos, a Raquel terá 21. Só podemos imaginar 2022 se partirmos com a certeza de que nada será como até agora. Este ano, 202 milhões de pessoas em todo o mundo vão ficar sem emprego – mais seis milhões do que em 2011. 

Um senhor chamado Raymond Torres, que é director na Organização Internacional do Trabalho, disse, no mesmo dia da tal pergunta tola, que políticas de austeridade como se fossem carrinhos de rolamentos atropelam o crescimento económico que gera emprego. Raquel, o sr. Torres disse que é pouco provável que a economia consiga empregar os 80 milhões de pessoas que chegarão ao mercado de trabalho já quando entrares para o secundário. Como será o mundo em 2022? Hoje é Dia do Trabalhador. Não podemos imaginar o que significará a data para Raquel, quando ela tiver 21 anos. 


IN "CORREIO DA MANHÃ" 
01/05/12

.

Sem comentários:

Enviar um comentário