26/05/2012






A TERRA COMO ARTE




During the last ice age, Akimiski Island in Canada's James Bay lay beneath vast glaciers that pressed down with immense force. As the climate changed and the ice retreated, Akimiski began a gradual rebound. The island's slow but steady increase in elevation is recorded along its naturally terraced edges where the coastline seems etched with bathtub rings, the result of the rising landmass and wave action at previous sea levels.

Durante a última Idade do Gelo a Ilha de Akimiski na Baía de James, no Canadá, ficou debaixo de pesados glaciares que provocaram o seu achatamento. Á medida que o clima mudou e o gelo recuou, a ilha começou gradualmente a se elevar. O lento, mas constante, aumento da sua elevação está registado ao longo da borda costeira com a sua forma em terraços, resultante da elevação do solo e da acção das ondas em antigos níveis marítimos.

Nota: A Pesquisa Geológica Americana compilou várias colecções denominadas ' A Terra como Arte'. Esta colecção tem como característica a qualidade artística e não a científica das imagens recolhidas pelo programa Landsat. Este programa é um conjunto de Observações-terrestres feitas por satélites geridos conjuntamente pela NASA e pela Pesquisa Geológica Americana.
Desde 1972 que os satélites do Landsat têm recolhido informações sobre a Terra a partir do espaço. As imagens são apresentadas em 'cor falsa' - os satélites usam tanto a parte visível como invisível do espectro magnético.

Sem comentários:

Enviar um comentário