04/05/2012

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AEROPORTOS DO OUTRO MUNDO


Aeroporto de Barra (Escócia)

 LOCALIZAÇÃO A pequena Ilha de Barra faz parte do arquipélago de Outer Hebrides, situado na costa oeste da Escócia. A história da ilha é muito rica, com antigas evidencias de ocupação humana, como o Castelo Kisimul, datado do ano 1.020 DC. 

A região também é rica em belezas naturais como praias e montanhas, mas Barra é conhecida por uma atração muito incomum, o seu aeroporto. Barra Airport (IATA:BRR) (também conhecido como Barra Eoligarry Airport) é um pequeno aeroporto de pista curta situado na baía de Traigh Mhòr, na ponta norte da ilha de Barra, nas Novas Hébridas, Escócia.

 O aeroporto é o único do mundo em que a pista de aterragem   e descolagem é de areia e fica numa praia. Ele é operado pela Highlands and Islands Airports Limited, proprietária da maioria dos aeroportos regionais da Escócia continental e das ilhas ao redor. 

O aeroporto possui uma boa infra-estrutura (melhor que muitos aeroportos do interior de outros países). No local existe um pequeno e acolhedor terminal de passageiros, com um restaurante conhecido por seu saboroso café. Há uma torre de controle com serviço AFIS (118.075 MHz), NDB (BRR - 316KHz) e serviço de combate a incêndio. 

As cartas de aeródromo mostram os dados das três pistas delimitadas na areia: 07/25 (800 metros de comprimento), 11/29 (680 m) e 15/33 (850 m). 

Os limites laterais não são visíveis, mas fisicamente as cabeceiras tem marcações com postes de madeira nas extremidades, além de placas informando a numeração das mesmas. 

Durante a maré alta, as pistas ficam totalmente debaixo d´água. Curiosamente são autorizadas operações noturnas de  emergencia. 
 Para esses procedimentos de pousos e descolagens, veículos são posicionados com faróis acesos para indicar a linha central da pista. Além disto, faixas refletoras são colocadas ao longo da praia. Sem dúvida os pilotos encontram peculiaridades ao operar num local tão incomum. Devido a geografia do local onde está o aeródromo, ventos fortes com correntes descendentes são observados ocasionalmente. 

A variação das marés formam sulcos na areia que podem ficar ocultos por pequenas piscinas, o que esconde um sério risco para as aeronaves quando em alta velocidade. Mais um problema são as pessoas que utilizam a baía na apanha de mariscos. Diante disto, a administração do aeroporto espalhou placas de aviso ao longo da rodovia, além de disponibilizar um mural com os horários dos voos programados. Quando a aeronave está próxima para o pouso, uma luz branca intermitente é accionada no topo da torre de controle, para que as pessoas se afastem da praia. 
A história do Aeroporto de Barra tem início nos anos 30, e desde lá muitos modelos de aeronaves já pousaram nas areias de Traigh Mhor. Clássicos como os de Havilland Dragon Rapide e o Heron, e os menos conhecidos como o Spartan Cruiser III já tocaram seus pneus nas águas rasas da baía transportando pessoas e cargas. O aeroporto é tão incomum que foi motivo de um livro chamado " Times Subject to Tides: The Story of Barra Airport " (Horário sujeito a maré: A história do Aeroporto de Barra, de autoria do escoces Roy Calderwood (1999). 

Barra tem uma licença da Civil Aviation Authority do Reino Unido para operar voos de transporte de passageiros e de treino de pilotos.



 IN:
 - WIKIPEDIA 
- AEROENTUSIASTA.COM 


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