13/04/2012

.



HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Cancro da laringe regista 600 
novos casos por ano em Portugal

Segundo o Registo Oncológico Nacional, em Portugal são diagnosticados cerca de 600 novos casos de cancro da laringe por ano, o que corresponde a uma percentagem de 2% de todos os tumores diagnosticados, sendo o terceiro país da Europa com maior incidência.

Na próxima segunda-feira, dia 16 de abril, assinala-se o Dia Mundial da Voz e diversas instituições alertam já para alguns sinais que devem ser levados em conta pela população. Desde logo a rouquidão que persiste por mais de sete dias, desde que não associada a qualquer quadro infecioso, e que pode ser sinal de uma doença nas cordas vocais.

De acordo com os dados do Registo Oncológico Nacional, a percentagem da população portuguesa que tem ou teve problemas vocais é elevada, estimando-se que cerca de 10 a 20 % da população tenha ou já tenha tido perturbações da sua qualidade vocal.

O Dia Mundial da Voz tem como objetivo a sensibilização para a necessidade de estarmos atentos a alterações da qualidade vocal e aos cuidados a ter para a manter este "instrumento" de comunicação saudável.

Na existência de alterações da voz, devem ser consultados profissionais de saúde como o otorrinolaringologista e o terapeuta da fala, habilitados para avaliar a situação, diagnosticar e estabelecer a intervenção terapêutica mais adequada.

O tabaco, abuso de álcool, refluxo ácido do estômago, as poeiras inalantes, ambientes demasiado secos ou com ar condicionado são alguns factores que podem contribuir para problemas nas cordas vocais. A estes junta-se ainda o abuso da voz em condições deficientes, gritar, tossir e pigarrear de forma constante.


* Previna-se, esteja sensível ás mudanças de voz, da sua e das pessoas que lhe são queridas.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário