27/03/2012

.

HOJE NO
"RECORD"

Loeb procura terceira vitória em Portugal
Rali arranca quinta-feira

O francês Sébastien Loeb, oito vezes campeão mundial, vai tentar alcançar a terceira vitória no Rali de Portugal, depois de nas duas últimas temporadas ter perdido para o seu compatriota Sébastien Ogier.

Apesar de ter perdido as duas provas lusas para o seu então companheiro de equipa, Loeb revalidou os respetivos títulos mundiais, mas este ano parece determinado em continuar a estender o seu já longo recorde de oito cetros mundiais consecutivos e lidera destacado o campeonato, com duas vitórias em três provas.

A cada ano, Loeb destaca-se mais dos quatro títulos mundiais dos finlandeses Juha Kankkunen e Tommi Makinen e, além dos títulos mundiais, é também recordista de vitórias no WRC, contando até ao momento 68 triunfos, entre os quais dois em Portugal (2007 e 2009).

Nascido a 26 de fevereiro de 1974, em Haguenau, Bas-Rhin, França, Sébastien Loeb estreou-se em 1995 em competições oficiais de automóveis, chegando rapidamente à mais alta categoria dos ralis. Estreou-se em 2001, ano em que, ao volante de um Citroen Xsara, terminou o rali de San Remo na segunda posição.

O ano de 2002 marcou a passagem definitiva para o WRC e Loeb conseguiu a sua primeira vitória no Rali da Alemanha, terminando na 10.ª posição o campeonato de pilotos, ganho pelo que seria depois o seu principal rival, o finlandês Marcus Gronholm.

No ano seguinte, venceu três provas (Monte Carlo, Alemanha e São Remo) e terminou o campeonato na segunda posição, atrás do norueguês Petter Solberg, campeão do Mundo de 2003.

Em 2004, deu-se a consagração de Loeb, que venceu seis ralis e ajudou a Citroen a conquistar o seu primeiro triunfo no campeonato de construtores.

O piloto gaulês passou a dominar a especialidade e, no ano seguinte, conseguiu o bicampeonato, contribuindo para o segundo título da Citroen.

O ano de 2006 parecia levar o mesmo caminho, após vitórias em cinco das oito primeiras provas da temporada e mais três na segunda metade, mas um acidente quando praticava BTT, em setembro, colocou em risco um título que acabou por conseguir, mesmo sem disputar as derradeiras quatro provas da época.

Depois do tricampeonato, Loeb iniciou a temporada de 2007 apostado no "tetra", mas teve pela frente um dos seus mais difíceis campeonatos, apenas decidido na 16.ª e última prova da temporada, na Grã-Bretanha, depois de uma renhida luta com o finlandês Marcus Gronholm (Ford Focus), que se despediu do WRC.

Em 2008, foi o Japão que coroou Loeb e permitiu ao francês ultrapassar os "tetras" de Kankkunen e Makinen, numa época que dominou desde o início, como o comprovam as vitórias alcançadas em 11 dos 15 ralis.

Na temporada de 2009, Loeb teve a forte oposição do Ford do finlandês Mikko Hirvonen, mas conseguiu passar o nórdico na última prova, tendo vida mais facilitada em 2010 e 2011, anos em que assegurou cedo o título.


* Que volte a ser o Melhor Rally do Mundo!!!

.

Sem comentários:

Enviar um comentário