09/02/2012



HOJE NO
"RECORD"

Doping: Ullrich suspenso por 2 anos
alemão abandonou competição em 2007

O antigo ciclista alemão Jan Ullrich, vencedor da Volta a França em 1997, foi esta quinta-feira castigado com dois anos de suspensão pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) devido a uma infração por doping.

O germânico, que abandonou a alta competição em novembro de 2007, também viu o tribunal suíço retirar-lhe todos os resultados conseguidos desde 01 de maio de 2005, nomeadamente o terceiro lugar no Tour'2005.

"O TAS deferiu parcialmente o recurso interposto pela UCI (União Ciclista Internacional) e considerou Ullrich culpado", lê-se em comunicado, onde se estabelece o "período de dois anos de suspensão com efeitos retroativos desde 22 de agosto de 2011".

Os peritos do TAS revelaram-se "confortavelmente satisfeitos" com o "volume, consistência e valor probatório das provas apresentadas pela UCI", no sentido de que "Ullrich participou em doping sanguíneo, violando o artigo 15.2 dos regulamentos", dado que o corredor "não conseguiu levantar qualquer dúvida sobre a veracidade ou fidelidade" das mesmas.

A UCI tinha recorrido ao TAS para contrariar a decisão do Comité Olímpico Suíço (COS) de terminar uma investigação sobre o passado de Ullrich. O COS abandonara os procedimentos depois de o ciclista alemão, que tinha uma licença helvética e vivia naquele país, ter deixado a Federação Suíça de Ciclismo, em 2006.

Ullrich, que tem defendido ser inocente e nunca ter recorrido à prática de doping, fora já ligado ao escândalo "Operação Puerto", depois de amostras do seu sangue terem sido encontradas na investigação das autoridades espanholas, centradas na figura do médico Eufemiano Fuentes.


* Desporto fanado, estranha-se a morosidade da decisão.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário