Dadores de sangue suspendem colheitas
Fim da isenção de pagamento das taxas
moderadoras leva muitas associações de dadores
de sangue do País a suspenderem as colheitas.
Associações de dadores de sangue de todo o País vão suspender, a partir de hoje, as colheitas previstas, em protesto contra o fim da isenção de pagamento de taxas moderadoras.
José Passos, presidente da Associação de dadores de sangue de Viana do Castelo, afirmou que naquele distrito estarão suspensas as colheitas previstas para os próximos 15 dias. O responsável, que é também porta-voz do Movimento das Associações de Dadores de Sangue, esclareceu que esta não é uma iniciativa do movimento e sim da associação de dadores de Viana do Castelo, mas disse que tem a informação de que 'muitas outras associações no País vão aderir ao protesto', 'Não vamos obviamente dizer às pessoas para não darem sangue, mas a associação não vai fazer qualquer sensibilização e nos dias das colheitas vai dizer ao centro regional da zona para não fazer a colheita, porque as pessoas não vão estar sensibilizadas para a iniciativa', afirmou.
Segundo José Passos, a experiência que tem e o contacto que mantém com os dadores permitem-lhe garantir que 'não vai haver gente para a dádiva', 'Esta medida [fim da isenção de pagamento de taxas moderadoras] foi uma machadada nos poucos incentivos que há. Trabalhamos junto da população para que cada vez haja mais gente a dar sangue. Nada lhes oferecem e até as taxas moderadoras lhes tiraram', lamentou, sublinhando que há 'pessoas que até pagavam o seu próprio transporte para ir dar sangue',
O presidente da associação alertou ainda para a 'má orientação política', que considera que a tutela teve nesta matéria, afirmando que vai 'poupar uns cêntimos, onde pode vir a gastar milhões', 'É muito dinheiro que entra nos cofres do Estado com o sangue colhido em Portugal. Se começar a faltar, o Estado vai precisar de ir buscar lá fora', afirmou José Passos.
* A isenção das taxas moderadoras era uma mais que justa bonificação para quem generosamente dá o seu sangue para bem da comunidade, num país em que se dão subsídios de compensação para a renda de casa a políticos que estão falsamente deslocalizados, é mais uma vergonha.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário