01/02/2012



HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Clínica da Mama permite
mamografia em 3D

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, em colaboração com a Associação Laço, inaugurou esta quarta-feira a renovada área de diagnóstico mamário da Clínica da Mama. A cerimónia contou com a presença de Francisco George, director-geral da Saúde.

O IPO de Lisboa realiza anualmente cerca de 15 mil mamografias e três mil biópsias junto das quatro mil mulheres que todos os anos passam pela unidade. Estes números reforçam, no entender da unidade de saúde, a necessidade da criação de um espaço com as características da Clínica da Mama'.

Além de equipamentos actualizados de mamografia digital, de ecografia e de sistemas de biopsia percutânea, a clínica recebeu a primeira máquina do Serviço Nacional de Saúde de mamografia com a tecnologia 'Tomossintese', que permite obter uma mamografia em 3D.

A Clínica da Mama é constituída por cinco salas que permitem a realização de técnicas de intervenção mamária (biópsias), não só junto de doentes do IPO mas também junto de pacientes provenientes de outras instituições.

Para Lynne Archibald, presidente da Associação Laço, “esta unidade vai fazer a diferença e oferecer aos doentes um acompanhamento multidisciplinar com a mais recente tecnologia num espaço acolhedor”.


* Oxalá que, através deste exame, mais mulheres possam fazer a detecção precoce da doença e terem maiores possibilidades de cura.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário