... é importante informar-se
COMPRE JORNAIS
ecletismo
Sporting conquista títulos nacionais
O Sporting conquistou domigo, em Pombal, os títulos nacionais masculino e feminino de pista coberta, pela 16.ª vez, com 4 e 24 pontos de vantagem sobre o Benfica, respetivamente. A Juventude Vidigalense, no sector masculino, e o Sp. Braga, no feminino, completaram os pódios.
No sector masculino, Sporting, com 9 vitórias individuais, e o Benfica, com 5, dominaram por completo, ocupando as duas primeiras posições em todas as 14 provas do programa. No feminino, o Sporting conseguiu vitórias em 7 das 14 provas disputadas.
"RECORD"
a maior parte é consumismo
AUMENTAM PEDIDOS DE AJUDA
DE SOBREENDIVIDADOS
Devedores têm em média mais de cinco
créditos em incumprimento
O ano de 2011 começou com um agravamento nos pedidos de auxílio por parte de famílias que não conseguem pagar as suas dívidas. De acordo com os dados do Gabinete de Apoio aos Sobreendividados da Deco, foram abertos 251 novos processos em Janeiro, mais 10,5% do que em igual mês do ano passado. das famílias que pediram conselho à associação de consumidores, 13% tinham entre oito a dez créditos em incumprimento. O desemprego é apontado como razão para os problemas por parte de 33%.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
um "senhor" provedor
Provedor considera inconstitucional
comissão para a cobrança de dívidas
Alfredo de Sousa aponta desequilíbrio no número de representantes dos agentes de execução.
O Provedor de Justiça considera inconstitucional a composição da Comissão para a Eficácia das Execuções (CPEE), órgão independente da Câmara dos Solicitadores que tem a missão de garantir que acções para cobrança judicial de dívidas tenham eficácia. O pedido de fiscalização da constitucionalidade já seguiu para o Tribunal Constitucional (TC) e surge numa altura em que as acções executivas para cobrança de dívidas representam mais de metade dos processos pendentes nos tribunais portugueses: 1,1 milhões de acções entre empresas de telecomunicações, TV Cabo, cartões de crédito e bancos.
Tornar mais eficazes as execuções, agilizando processos bloqueados, foi um dos factores que esteve na base da criação desta comissão, que exerce também poder disciplinar sobre os agentes de execução e de fiscalização.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
o "tuga" paga a re puta ção
Bancos portugueses
Reputação acima da média mundial
Os quatro maiores bancos portugueses apresentam níveis de reputação superiores à média dos principais bancos mundiais, segundo o estudo Global Reputation Pulse 2010. A Caixa Geral de Depósitos (CGD), o Banco Comercial Português (BCP), o Banco Espírito Santo (BES) e o Banco BPI têm, no conjunto, um Índice de Reputação Pulse médio de 61,63 pontos, enquanto os 72 maiores bancos mundiais avaliados registam uma avaliação de 61,07 pontos. A CGD é a entidade portuguesa mais reputada, com uma avaliação de 72,09 pontos, ou seja, um índice de reputação «forte», seguida pelo BCP (59,42 pontos, reputação «vulnerável»), pelo BPI (57,87 pontos, «vulnerável») e pelo BES (57,15 pontos, «vulnerável»). A nível mundial, o grande vencedor foi o russo Sberbank, com 76,10 pontos, seguido pelo suíço Raiffeisen Group (75,49 pontos), pelo russo VTB Bank (74,63 pontos).
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
porque não faróis
a candeeiros de petróleo???
Costa vigiada com 50 binóculos
porque radares estão velhos e desligados
O deputado comunista António Filipe lamentou que o sistema de vigilância da costa marítima não tenha sido substituído a tempo, sublinhando que deviam ter sido tomadas medidas porque era previsível que o que existia ia ficar obsoleto.
Segundo noticiou esta segunda-feira o Diário de Notícias, os radares que vigiavam a costa nacional estão desligados desde Novembro, sendo a vigilância da costa e do mar feita com recurso a 50 binóculos.
O jornal adianta que a ordem para a desactivação do Sistema Integrado de Vigilância foi dada a 8 de Novembro passado, e que os novos radares só deverão começar a funcionar em Agosto.
A informação foi avançada pelo Ministério da Administração Interna na sequência de um pedido de esclarecimento do PCP, sendo que o Governo garante que o controlo da costa nunca esteve em causa e que as apreensões de droga e do pescado até aumentaram em relação ao ano anterior.
"O que há aqui de negativo é o facto de ter havido um sistema que ficou obsoleto, sendo que era previsível que isto ia acontecer porque o sistema não fica obsoleto de um dia para o outro", disse à Lusa António Filipe, deputado do PCP.
"Isto não nos tranquiliza porque, sendo positivo [o aumento das apreensões], poderia levar a concluir que não era preciso sistema nenhum", alertou António Filipe.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
uma baixa de vulto
Lopes Aleixo apresenta demissão
Confirmaram-se os rumores avançados por A BOLA há cerca de semana e meia: António Lopes Aleixo, presidente da Federação Portuguesa de Judo, apresentou demissão e com isso fez cair a direcção, a época e meia dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
Após 14 anos a liderar o organismo, nos quais a modalidade alcançou a maior parte dos inúmeros êxitos, Lopes Aleixo deixa o cargo 13 meses após ganhar as eleições contra Jorge André Ferreira, com 53 votos contra 28, no que seria o quarto e último mandato.
António Leal, presidente da mesa da assembleia geral, terá agora de marcar eleições, que deverão acontecer a 2 de Abril, exclusivamente para a presidência e com vigência apenas até Dezembro de 2012, para que os mandatos dos órgãos sociais acertem passo com os ciclos olímpicos.
Além de algum desgaste e insatisfação a nível institucional, problemas de saúde estarão na decisão de Lopes Aleixo que, em Janeiro de 2010, foi submetido a intervenção cirúrgica ao coração.
"A BOLA"
o país em marcha lenta há muito tempo...
Comboios voltam a parar em todo o País
As duas greves ao serviço normal marcadas para esta semana vão voltar a parar os comboios da CP e provocar perturbações na circulação em praticamente todos os serviços entre hoje e quinta. Os suburbanos de Lisboa e do Porto contam com serviços mínimos mas não há garantia de que sejam cumpridos, à semelhança do que aconteceu a semana passada. Também não haverá alternativos.
A greve dos maquinistas agendada para amanhã de manhã contará com serviços mínimos nos serviços suburbanos de Lisboa e do Porto mas não está garantido qualquer serviço ferroviário quarta-feira, dia em que param revisores e chefias intermédias. A CP não consegue garantir, nesse dia, qualquer serviço, sublinhou ao CM fonte da empresa, que recorda o facto de não estarem convocado serviços mínimos.
Estas greves começam a ter efeitos já a partir do fim do dia de hoje provocando atrasos e supressões de comboios que se irão prolongar até quinta-feira.
"CORREIO DA MANHÃ"
nem da independente???
"Não há uma comissão de avaliação
que tenha um engenheiro"
Carlos Matias Ramos questiona o recurso a pareceres e "interpretação de pareceres" que têm orientado os investimentos públicos.
O novo bastonário da Ordem dos Engenheiros diz que o papel destes profissionais na decisão dos investimentos públicos foi esquecido em detrimento de consultores e juristas. E acrescenta que se gastou quase tanto em pareceres como em construção.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
povo "familiarmente" pacífico
Maioria dos idosos é agredida
por cônjuges, filhos e netos
Segundo números da APAV, 649 idosos foram vítimas de crime em 2010, mais dez do que em 2009
Filho entrou em casa do pai de 72 anos e matou-o com uma foice que estava no quintal. Vila Verde de Raia, Chaves, 12 de Fevereiro de 2011.
Filho de 43 anos espancou e violou a mãe, de 78. As agressões prolongavam-se há anos: o filho atirava R. contra as paredes, empurrava-a pelas escadas abaixo, atirava a sua cama para o meio da rua, como se fosse um móvel velho, acabado e inútil. R. fugia de casa mas calava-se. Tinha sofrido um AVC mas recusava-se a ir para um lar para não deixar o filho sozinho. Proença-a-Nova, Dezembro de 2010.
Filho e nora sequestraram Jacinta, de 66 anos, e um filho deficiente profundo, durante 14 meses. Jacinta, baixa e raquítica, em cima dos seus 30 quilos, esteve trancada a cadeado na sua própria casa, num quarto sem janelas, a tresandar a urina. Durante três meses comeu apenas tomates, jogados pela porta com indiferença. Vinha rente aos muros, como um réptil, pedir um pedaço de pão às vizinhas, mas nunca ninguém fez nada. Enquanto isso, filho e nora extorquiam-lhe o dinheiro da pensão. Fajarda, Coruche, Setembro de 2009.
Histórias como estas chegam todos os dias à Associação de Apoio à Vítima (APAV). De acordo com os números da associação, 649 idosos foram vítimas de crimes em 2010, mais dez do que em 2009 (639). Das 7711 vítimas de crime assinaladas pela APAV no ano passado, 8,4% têm mais de 65 anos.
A APAV ainda não reuniu os dados detalhados sobre idosos vítimas de crime em 2010. Mas Maria de Oliveira, responsável pela campanha de sensibilização sobre a violência contra os idosos promovida pela APAV, adianta que o cenário é idêntico ao dos anos anteriores: "A maioria é agredida pelos familiares mais próximos."
"i"
parvo é simpatia...
Uma "manif" de rua para mostrar que
"o país é que está a ser parvo"
O primeiro protesto "apartidário, laico e pacífico" da "geração parva", marcado para 12 de Março,
em Lisboa, colhe apoios no Facebook
São 14 horas e 4 minutos de sábado, 12 de Fevereiro, e 1377 pessoas já anunciaram que vão participar no protesto da geração à rasca, marcado para 12 de Março, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. No Facebook lê-se que o protesto vai ser "apartidário, laico e pacífico". A ideia é juntar todos os que não têm emprego, nem salários. Os que se arrastam de estágio em estágio e nunca receberam um subsídio de férias, sequer de desemprego porque nunca descontaram para isso. Os que adiam a vida na incerteza dos recibos verdes. Os que, mesmo superqualificados, resistem a emigrar. Os milhares de jovens que compõem a "geração sem remuneração" de que fala a música dos Deolinda, cuja letra surge transformada em canção de protesto, hino geracional, o que se lhe queira chamar, o importante é juntar muita gente no dia 12 de Março, para mostrar que chegou o momento de dizer basta.
"Sempre que fazemos um refresh na página, há mais pessoas a clicar no sim, vou participar. Queremos abrir os olhos à sociedade, porque, afinal, somos a geração mais qualificada de sempre e o país é que está a ser parvo por não aproveitar as nossas potencialidades", diz João Labrincha um dos organizadores da "manif" 27 anos, licenciado e desempregado mas sem subsídio porque o que deixou para trás foi um estágio profissional, garante que não conhece ninguém com contrato de trabalho sem termo. "As pessoas que eu conheço ou estão desempregadas ou são precárias, subcontratados, bolseiros, e todas têm o futuro numa incerteza completa."
"PÚBLICO"