... e tente não ter pesadelos,
chega-lhe o país
COMPRE JORNAIS
as megalomanias
e as luvas pagam-se caro
Augusto Mateus defende
demolição de estádios do Euro 2004
O antigo ministro da Economia afirma que os estádios construídos para o Euro 2004 e que não dão lucros devem ser demolidos para evitar a asfixia das autarquias.
São mais de 13 milhões de euros que as autarquias de Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Faro e Loulé pagam anualmente, e tudo somado, à banca pela amortização e juros das dívidas contraídas pela construção dos seus estádios de futebol.
Um luxo demasiado caro para estas cidades que quiseram entrar no roteiro do Europeu de 2004, algumas para receber apenas dois jogos. Desde então, o seu estado normal é vazio, ou quase.
A venda e/ou a demolição de alguns destes recintos parecem ser as soluções para travar o agravamento da dívida e a asfixia das câmaras.
Em declarações ao 'DN', Augusto Mateus considera mesmo que estes são os únicos caminhos para os recintos de Leiria e Aveiro, de forma a controlar os custos das autarquias.
"A construção dos estádios foi uma precipitação, uma opção pelo presente. Estes projectos foram derrotados, não têm viabilidade", comentou Augusto Mateus.
As seis câmaras, que além da dívida são responsáveis pela manutenção, reconhecem que não têm meios para sustentar e rentabilizar os recintos.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
guerra intestina para desviar atenções
Medicamentos
Governo 'não desiste', do diploma vetado
O ministro da Presidência assegurou que o Governo 'não desiste', do diploma que foi vetado pelo Presidente da República, que instituía a obrigatoriedade da prescrição de medicamentos por princípio ativo ou nome genérico.
'O Governo não desiste dessa iniciativa que considera positiva para os doentes e para o Serviço Nacional de Saúde', afirmou Pedro Silva Pereira. O ministro insistiu no argumento de que o decreto-lei 'é uma iniciativa positiva', porque permite que os doentes tenham acesso a medicamentos mais baratos.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
marginalizaram-nas, impigiram-nas
...e agora querem dinheiro
Alemães exigem milhões que pagaram por crianças
Associações que acolhem crianças germânicas
em risco deixaram de receber
Entidades alemãs, privadas e do Estado, estão a exigir a devolução do dinheiro pago às associações que em Portugal acolhem crianças em risco. Em causa está a ausência do estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que a lei portuguesa exige.
Das 13 instituições que recebem menores enviados pelo Estado alemão, apenas uma, a Algarve Projecto Reabilitação Social (IAPRS), em Messines, Silves, foi considerada pelo Tribunal de Menores de Faro como "credível" e com um "trabalho positivo". É também a única que tentou registar-se como IPSS. Mas o requerimento, feito em 2004, ainda não teve resposta. O atraso levou o IAPRS a decidir processar o Estado português.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
demagogo,
o poder é sempre dos barões do dinheiro
Bettencourt avisa o grupo
Acompanhado pelos administradores da SAD José Filipe Nobre Guedes e Francisco Louro, José Eduardo Bettencourt esteve ontem na Academia e, na sequência dos últimos acontecimentos no reino do leão - a renúncia do próprio Bettencourt e depois dos órgão sociais, culminando com o despedimento do director desportivo, Costinha - falou ao grupo, deixando a garantia de que «o poder não caiu na rua».
O ainda presidente do Sporting teve um discurso duro e, segundo apurámos, chegou até, por momentos, a ser violento, com vários recados personalizados. As ideias do líder leonino que, como é sabido, está demissionário, foram, no entanto, bem acolhidos pelo grupo que assimilou a tal ideia que Bettencourt tentou passar, a de que o poder não caiu na rua.
"A BOLA"
grande juíza
“Não venham cá praticar o mal”
"Não somos xenófobos, mas venham para o bem. Não venham para cá praticar o mal." O recado é da juíza Fernanda Sintra Amaral e foi dado ao grupo conhecido por ‘Máfia de Leste’ no final da leitura da sentença, ontem, no tribunal de São João Novo, no Porto. Os seis arguidos, oriundos da antiga Jugoslávia, foram condenados até 15 anos de prisão por 29 furtos qualificados a residências por todo o País.
"CORREIO DA MANHÃ"
não há pior desempenho
AIMinho pede empenho de Sócrates
para ganhar fábrica de 500 milhões
O presidente da AIMinho escreve a José Sócrates convicto de que, "se o Governo quiser", Monção conquista investimento da Mitsubishi previsto para a Galiza
"Se o Governo e a AICEP quiserem, o investimento da Mitsubishi virá para Portugal", garantiu ao Negócios António Marques, presidente da Associação Industrial do Minho (AIMinho).
Em causa está a conquista para o Minhopark de Monção da instalação daquela que será a maior fábrica europeia de baterias de lítio para veículos eléctricos, um projecto orçado em 500 milhões de euros e que deverá criar mais de 1.500 empregos directos.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
dê uma ajuda
Este sábado, se quer ajudar, vá à farmácia
O Banco Farmacêutico vai recolher medicamentos para os mais desfavorecidos em todo o país
Medicamentos: Mais de 100 farmácias participam em recolha para ajudar os mais desfavorecidos
Mais de 100 farmácias de todo o país vão aderir este sábado à terceira Jornada de Recolha de Medicamentos, com o objetivo de ajudar os mais desfavorecidos respondendo às suas necessidades de "produtos de saúde".
Luís Mendonça, presidente do Banco Farmacêutico (BF) e coordenador do projeto, salientou à agência Lusa que a recolha de medicamentos e produtos de saúde "deve ter em conta as necessidades dos organismos sociais da área abrangente", que este ano contempla 57 instituições de solidariedade.
Desde as primeiras jornadas que "o número de farmácias e voluntários tem vindo a crescer de forma muito significativa", o que revela "o positivo feedback das edições anteriores", salientou.
Luís Mendonça mostra-se "satisfeito" com o alargamento da iniciativa a Alentejo, Algarve e Ribatejo, mas, ainda assim, pretende "chegar mais longe, ao chegar mais perto de quem precisa".
Inês Oliveira, responsável pela farmácia da Pontinha, que participou nas edições anteriores da iniciativa e o fará agora também, disse à Lusa que o balanço tem vindo a crescer de ano para ano, pelo que antevê que a campanha de sábado seja um êxito.
No entanto, frisou, "apesar de os moradores da Pontinha não pertencerem a elevados estratos sociais, participam em massa em campanhas de solidariedade, o que deve ser ainda mais valorizado", defendeu.
Duarte Teixeira dos Santos, técnico da farmácia Central da Lapa, disse que as anteriores iniciativas "foram um êxito" e, por isso, o estabelecimento voltou a aderir à recolha de medicamentos e produtos de saúde, porque considera "um dever" ajudar a melhorar a vida dos mais "carenciados".
"i"
somos um povo pacífico????
Todos os dias, 21 portugueses procuram ajuda
depois de serem alvos de violência
No ano passado, 21 pessoas procuraram, diariamente, os serviços da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Ao todo reportaram-se mais de 19 mil factos criminosos, sendo que a maior parte destes (80 por cento) tiveram a ver com delitos de violência doméstica.
Os dados estatísticos agora divulgados dizem que foram referenciadas 15.236 ocorrências catalogadas como violência doméstica e que, dentro deste item criminal, houve um acréscimo, em relação a 2009: 194 por cento relativamente a delitos de natureza sexual e um aumento de 23 por cento relativamente aos homicídios (foram assassinadas 43 mulheres).
Depois dos crimes de violência doméstica, surgem em segundo lugar na lista os que foram praticados contra as pessoas e contra a humanidade. Este tipo de criminalidade teve uma expressão de 17 por cento, correspondentes a 3.217 casos.
A terceira área de intervenção da APAV foi a dos crimes contra o património, com 409 casos, os quais correspondem a 2,1 por cento do total. Seguem-se os crimes contra a vida em sociedade e o Estado, que registaram 49 ocorrências (apenas 0,3 por cento da totalidade) e 20 crimes rodoviários, com um correspondência de apenas 0,1 por cento do bolo total.
Face aos números de crimes a que foi dada assistência nas diversas categorias, constata-se que a APAV está, sobretudo, vocacionada para o apoio às mulheres, as quais não são apenas alvo de delitos sexuais e de maus tratos físicos, mas também de violência psicológica, ameaças, coacção, injúrias e difamação.
"PÚBLICO"
que recupere bem é o importante
Naide está lesionada e pode falhar Europeus
Vida complicada para Naide Gomes. A saltadora do Sporting está lesionada, não participará este fim-de-semana no Nacional de Clubes, já cancelou a prevista presença num meeting na Roménia e tem o Europeu de Paris, dentro de três semanas, em dúvida.
Chegou a temer-se uma fratura de esforço no pé de chamada para o salto em comprimento, que os exames efetuados, embora não totalmente esclarecedores, não confirmam. A atleta do Sporting pode correr mas não consegue fazer esforços que impliquem impacto do pé no chão. Está a fazer tratamentos intensivos, no sentido de recuperar a tempo do Europeu.
"RECORD"
já se sabe,políticos...
Dois autarcas em rede
de tráfico de armas e explosivos
Entre os onze detidos na madrugada de quinta-feira numa mega-operação da PJ em Trás-os-Montes encontram-se dois presidentes de Juntas de Freguesia.
Na operação "Nordeste explosivo" foram apreendidos 200 quilos de explosivos e armas, entre as quais caçadeiras de canos serrados e uma metralhadora G3.
Entre os onze detidos encontram-se os presidentes das Juntas de Freguesia de Vale de Prados e de Cortiços, do concelho de Macedo de Cavaleiros.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"