09/12/2011




HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Profissionais estão a emigrar

O desemprego está a obrigar os enfermeiros portugueses a emigrarem, apesar de muitos serviços estarem a funcionar com um número de profissionais muito abaixo das suas necessidades. 

A situação de precariedade é, aliás, um dos temas recorrentes no discurso dos quatro candidatos a bastonário da Ordem dos Enfermeiros - as eleições realizam-se na segunda-feira.

"O número de enfermeiros que emigram está a aumentar e não se trata apenas daqueles que acabam o curso, mas também dos profissionais mais experientes", revela Guadalupe Simões, coordenadora nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

"Apesar de os serviços estarem a funcionar com um número de enfermeiros muito abaixo das necessidades, não estão a ser admitidos novos profissionais e não estão a ser renovados os contratos dos enfermeiros em situação precária", acrescentou. A redução do valor do trabalho, a par da sobrecarga laboral e do congelamento da progressão nas carreiras, "levará a que cada vez mais enfermeiros experientes saiam do País", concluiu Guadalupe Simões.


* Gastamos dinheiro a formar bons profissionais e depois "exportamo-los" sem qualquer retorno.Governação inteligente.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário