23/11/2011


HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Portugal é o quinto país do mundo desenvolvido com mais médicos

Num universo de 40 países, Portugal surge como o quinto com mais médicos. Dados são da OCDE e surgem na semana em que o Grupo para a Reforma Hospitalar disse ter identificado 1.245 médicos a mais no país.

Na última década, a taxa de crescimento do número de médicos habilitados a exercer em Portugal foi superior à média dos países analisados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE): 1,9% que compara com 1,7%.

Esta tendência reforçou a posição de Portugal na lista dos países do mundo desenvolvido com maior número de médicos: 3,8 por cada mil habitantes.

Este rácio coloca Portugal no quinto lugar da lista da OCDE, atrás da Grécia (6,1), Áustria (4,7), Rússia (4,3) e Noruega (4), sendo que a média é de 3,1 médicos por cada mil habitantes.

Os dados referem-se a 2009 e surgem no relatório anual sobre o “Panorama da Saúde 2011”, hoje divulgado pela organização sedeada em Paris.

O relatório chama a atenção para o facto de o universo de médicos em Portugal poder estar a ser “sobrestimado, dado que inclui todos os médicos com habilitações para praticar medicina e não apenas os que efectivamente praticam”.

Em relação aos enfermeiros, o documento atesta uma “duplicação ao longo das últimas duas décadas”, tendo o rácio passado de 2,8 para 5,6 enfermeiros por cada mil habitantes, entre 1990 e 2009. Ainda assim, Portugal mantém-se bem abaixo da media da OCDE, de 8,4 enfermeiros por cada mil habitantes.

Estes dados são publicados na semana em que o Grupo para a Reforma Hospitalar apresentou o relatório pedido pelo Governo, em que identifica 1.245 médicos a mais no país.


* Demagogia barata, médicos a mais nunca há, tem existido uma deficiente gestão dos recursos e há especialidades com enormes carências.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário