04/11/2011



HOJE NO
"i"

Transportes públicos. 
Fusão de tarifários aumenta preços
entre 10% a 25%
Equipa que estuda reestruturação dos transportes 
quer acabar com mais de 110 títulos de transporte, 
o que fará subir os preços dos bilhetes

A simplificação tarifária nos transportes públicos proposta pelo grupo de trabalho que estuda a reestruturação do sector vai levar a que muitos utentes passem a pagar mais entre 10% e 25% pelos transportes face ao que pagam hoje.
Esta actualização automática – e que não invalida os futuros aumentos nos transportes – ocorre porque os passes individuais vão desaparecer, sendo trocados por passes que servem para utilização em mais do que uma empresa, mesmo que o utente precise apenas de utilizar o metro para os seus trajectos – ou o autocarro. Se normalmente compra um passe só para o Metro de Lisboa, por exemplo, que custa 32 euros, o seu ‘equivalente’ no futuro custará perto de 36 euros, segundo apurou o i. Um cenário que não se cinge aos utentes que viajam internamente na cidade.
Também o fim previsto das ligações suburbanas da Carris vai empurrar muitos utentes para títulos mais caros – um para os transportes de Lisboa e outro para os operadores privados que sirvam essa ligação, ou um misto dos dois –, quando antes um único passe da transportadora lisboeta era suficiente.
Esta lógica repete-se em quase todas as tarifas que o grupo de trabalho pretende simplificar ou fundir: além dos passes da Carris e Metro, também vão acabar os títulos mensais da CP, Transtejo, Rodoviária de Lisboa, Vimeca e Transportes Sul do Tejo.

Oferta cortada Eliminar a duplicação da oferta entre autocarros e metros, acabar com a oferta de transportes públicos em zonas onde existam operadores privados e reduzir custos nem que seja à força. São estas as premissas que estão a guiar o grupo criado para estudar a reestruturação dos transportes. Outra passa pela tal simplificação tarifária: acabar com os mais de 110 títulos existentes e criar um novo passe ou bilhete que cubra uma cidade.
Até ao momento este grupo de trabalho já sugeriu a supressão das linhas da Transtejo entre Lisboa e Trafaria/Porto Brandão; o fecho do serviço do Metro de Lisboa às 23h ou às 21h30 nas ligações entre Pontinha e Amadora e o Campo Grande e Odivelas e o fecho de 15 linhas da Carris.


* Socrates foi o pai do "Simplex" Passos Coelho vai ser a mãe do "Forniquex".


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