21/11/2011



HOJE NO
"A BOLA"


Angola em risco de ser afastada do Torneio Olímpico

A notícia foi avançada pelo Jornal de Angola e está a provocar algum receio entre os angolanos. A utilização de Jorge Tati no Afrobasket está a ser contestada pela Nigéria e os Camarões, que apresentaram um protesto junto da FIBA-África alegando inscrição irregular do extremo/poste do Interclube.

O caso não teria grande importância se não colocasse Angola sob ameaça de perder a segunda posição no Afrobasket de Antananarivo, o que significaria igualmente que o país deixaria de poder preencher a vaga para os jogos Olímpicos de Londres.

Refira-se que o continente africano tem direito a colocar apenas uma selecção nos Jogos Olímpicos mas com o segundo lugar no Campeonato Africano Angola ganhou o direito de discutir a segunda vaga no torneio pré-olímpico, o que permite sonhar com a ida à mais importante competição mundial, a festa universal do desporto.

Mas voltemos ao caso Jorge Tati. Quando uma selecção ganha o direito a disputar uma grande competição deve apresentar o assento de nascimento de todos os seus atletas, como forma de justificar a nacionalidade.

O que alegam os dirigentes dos Camarões e Nigéria é que Jorge Tati foi inscrito á condição, mas Angola teria de apresentar todos os documentos mais tarde, já que antes justificou que o assento de nascimento de Jorge Tati não existia devido a um incêndio na aldeia em que nasceu.

A verdade é que continua a pender sobre Angola o risco de perder a segunda posição no Afrobasket de Madagáscar, o que seria uma enorme desilusão a juntar à que foi provocada pela derrota na final, frente à Tunísia, do crónico vencedor dos campeonatos africanos.


* Os jogadores podem pagar devido a erro de secretaria, gente competente.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário