25/10/2011


HOJE NO
"RECORD"

Ministério Público 
pede 18 meses de prisão a Floyd Landis

O Ministério Público francês pediu a condenação do ex-ciclista norte-americano Floyd Landis a 18 meses de prisão com pena suspensa e uma multa de 1,5 milhões de euros para empresa de energia EDF, num processo de espionagem informática.

No tribunal de Nanterre, França, também o treinador de Landis, Arnie Baker, viu recair sobre si a hipótese de uma pena semelhante, por recetação de documentos pirateados do Laboratório Nacional Antidopagem francês (LNDD), tendo o técnico e o vencedor da Volta a França (2006), entretanto castigado por doping, conhecimento da "origem fraudulenta" dos mesmos.

Dois antigos responsáveis pela segurança do grupo económico EDF enfrentam também penas de prisão de três anos, com 30 meses de pena suspensa, além de multas pecuniárias.

Os responsáveis do LNDD tinham apresentado queixa em 2006 por intrusões no seu sistema informático.

As autoridades francesas identificaram como um pirata informático de 39 anos, Alain Quiros, instalado em Marrocos, em cujo computador se encontrava "uma mina" de documentos revelando a prática de espionagem da EDF sobre a organização de proteção ambiental Greenpeace e também outros documentos provenientes do LNDD.


* O DESPORTO CORRUPTO

.

Sem comentários:

Enviar um comentário