7 conselhos
para problemas de saúde embaraçosos
1. Mau cheiro dos pés
O mau odor crónico dos pés pode afectar qualquer pessoa. Os nossos pés passam quase 24 horas a transpirar dentro dos sapatos. É essa humidade que provoca o mau cheiro, ao ser decomposta pelas bactérias que habitam a superfície da nossa pele.
Solução: Lavar os pés, não apenas com água, mas com um sabonete anti-bacteriano, disponível em qualquer farmácia. E nunca use o mesmo par de sapatos em dias seguidos, já que não terão tempo de secar a humidade acumulada.
2. Mau hálito
O mau hálito crónico tem o nome de ´halitose´ e afecta uma em cada quatro pessoas. É normalmente causado pela fraca higiene dentária.
Uma das causas é explicada pelas bactérias existentes na nossa boca, decompôem a comida, e ao fazê-lo libertam um gás de odor pouco agradável. Pode também ser provocado por uma sinusite, gastrite ou diabetes.
Solução: Lavar os dentes duas vezes por dia, utilizar o fio dental, limpar a língua com instrumentos próprios e visitar regularmente o dentista.
3. Incontinência causada por ´stress´
Em situações de ´stress´, a bexiga sente-se pressionada e pode libertar urina inesperadamente. É um problema que afecta, na maioria dos casos, mulheres.
Solução: Recorrer a um médico é a solução mais aconselhável. Ele poderá recomendar exercícios de fortalecimento dos músculos pélvicos. Se o seu índice de massa corporal estiver acima de 30, não fará mal perder algum peso.
4. Flatulência excessiva
É normal que ocorra até 25 vezes por dia, mas acima desse número poderá ser um problema. Pode acontecer quando se engole mais ar do que o normal, por exemplo quando se fuma, quando se mastiga uma pastilha elástica ou até por comer demasiado rápido. O síndrome do cólon irritável é outra das possíveis causas.
Solução: Evitar certos tipos de comida: bróculos, feijão, couve-flor e couve. Evite também fumar e mastigue a comida devagar.
5. Corar excessivamente
Trata-se de uma condição de pele chamada rosácea e consiste na vermelhidão persisente na face e algum inchaço. Diz-se que afecta um em cada dez europeus de meia-idade, normalmente mulheres e com tendência para corar facilmente.
Solução: Há muitas causas para o aparecimento da rosácea (´stress´, álcool ou exercício em excesso). Antibióticos poderão ser a solução, mas deverá consultar o seu médico.
6. Transpiração
Cerca de 3% da população sofre de uma condição chamada hiperhidrose, que provoca o aumento da produção diária de suor (dez vezes mais).
Pode surgir sem que exista qualquer causa em especial, apesar de alguns medicamentos poderem provocar este efeito.
Solução: O seu médico deverá analisar o problema e prescrever tratamentos que bloqueiem a produção de suor.
7. Excesso de pêlo
Tratando-se de um problema mais dramático nas mulheres, estima-se que 3 em cada 20 sofra de um crescimento anormal de pêlo corporal. O hirsutismo (nome desta doença) provoca o aparecimento de pêlos grossos e pretos, normalmente na face, peito, costas e nádegas.
Solução: O pêlo pode ser removido com recurso a técnicas específicas (remoção a ´laser´ por exemplo) mas exigirá alguns tratamentos, dependendo da gravidade do caso. O seu médico poderá também prescrever tratamentos hormonais que reduzam o crescimento do pêlo.
* Guarde estes conselhos e transmita-os aos seus amigos
.
Sem comentários:
Enviar um comentário