15/09/2011

Truques para abastecer de combustível

O autor deste texto trabalha numa refinaria desde há 31 anos.

Assim, se quiser pode levar a sério os truques que a seguir lhe expõem, para aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Esperamos que lhe sejam proveitosos.

*1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, pois a temperatura do solo sobe e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isso, se você enche o tanque ao meio-dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura do solo têm um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlado no que diz respeito à temperatura. Para que cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.

*2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo. 
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao fluir mais lentamente, cria-se menos vapor e a maior parte do combustível contribui para um abastecimento eficaz. Todas as pistolas devolvem o vapor ao tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma significativa percentagem do precioso líquido que entra no depósito do veículo se transforma em vapor e volta pela mangueira de asbastecimento ao depósito da estação. Neste cenário, consegue-se menos combustível pelo mesmo dinheiro. 

*3º. Truque: Encher o tanque antes que este baixe da metade.
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver a ser reabastecido, nem imediatamente depois.
Se você chega ao posto de serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer nessa dita estação, nesse momento. Ao reabastecer-se os tanques, agita-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos depositados no fundo. Assim sendo, você corre o risco de abastecer combustível sujo.

NR: Publicamos este artigo, em português do Brasil, tal como o recebemos, o seu conteúdo parece lógico mas não somos especialistas para o confirmar. Se alguém entender que está errado agradecemos que façam o respectivo comentário. Obrigado

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