02/09/2011



HOJE NO
"PÚBLICO"

Consumidores portugueses são 
dos mais preocupados com o clima

Portugal é um dos três países com consumidores mais preocupados com as alterações climáticas, conclui um estudo da consultora Nielsen em 51 países.

As alterações climáticas são apontadas como prioridade por 69 por cento dos inquiridos este ano, contra 72 por cento em 2007 (mas em 2009 era de 66 por cento), segundo o inquérito sobre Ambiente e sustentabilidade, efectuado online a mais de 25 mil utilizadores de Internet.

A informação divulgada ontem refere que Portugal, Tailândia e México foram os países mais preocupados com as alterações climáticas, com 93 por cento dos inquiridos de cada mercado analisado.

“Em Portugal, condições atmosféricas severas com ondas de calor extremo e incomuns no Verão e neve no Inverno, nos últimos anos, têm aumentado a preocupação e a consciencialização do consumidor sobre as questões do aquecimento global e das alterações climáticas”, afirmou o director da Nielsen Portugal, Luís Bio, citado no comunicado.

Segundo as conclusões gerais do estudo, a poluição do ar, com 77 por cento das respostas, e a água, com 75 por cento, lideraram as preocupações, com subidas de seis pontos percentuais na comparação com 2009.

As áreas onde a preocupação está a aumentar mais rapidamente (entre 73 por cento dos consumidores) são o uso de pesticidas, o desperdício de embalagens e a falta de água, indicando um aumento na preocupação entre 16 e 13 pontos percentuais.

Oitenta e três por cento dos consumidores afirmam que é importante que as empresas realizem programas que melhorem o ambiente, mas apenas 22 por cento dizem que pagarão mais por um produto amigo do ambiente.

Entre as tentativas realizadas pelos fabricantes em relação ao ambiente e sustentabilidade, a reciclagem de embalagens e produtos de energia eficientes são vistos como os mais úteis.


* Os portugueses têm princípios, mais de que quem os governa



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