15/09/2011



HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Portugal cria emprego 
pela primeira vez desde 2009
Os países da Zona Euro e da União Europeia têm vindo a criar emprego. Já em Portugal a evolução tem sido negativa. O segundo trimestre marca uma viragem nesta tendência, pela primeira vez desde 2009.

Os países da Zona Euro conseguiram aumentar, em média, a criação de emprego em 0,3%, no segundo trimestre quando comparado com os três meses anteriores. Face ao homólogo, a subida foi de 0,4%, de acordo com o Eurostat.

Na União Europeia o aumento do emprego em cadeia foi de 0,2%, e em termos homólogos foi de 0,3%.

Em Portugal, verificou-se uma inversão de tendência, com o segundo trimestre a verificar um aumento de 0,1% na criação de emprego em cadeia. No primeiro trimestre deste ano, este indicador tinha estabilizado, enquanto que nos últimos dois trimestres de 2010 se verificaram quebras.

Portugal já não registava um aumento na criação de emprego, em cadeia, desde o último trimestre de 2009.

Já em termos homólogos a evolução continua a ser negativa, mas a destruição de emprego tem vindo a abrandar de ritmo. A quebra foi de 0,8%, segundo o Eurostat.

O instituto de estatísticas da União Europeia estima que, no segundo trimestre do ano, estivessem empregados 223,4 milhões de homens e mulheres na União Europeia, dos quais 147,0 milhões são da Zona Euro.


* Ficamos 0,1% satisfeitos

.

Sem comentários:

Enviar um comentário