16/09/2011



HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Regulador quer subir preço da electricidade em 30%
Proposta da ERSE para as famílias incorpora 
aumento dos custos de produção, das 
energias renováveis e da cogeração.

O preço da electricidade para as famílias portuguesas promete registar, no próximo ano, um aumento sem precedentes. As estimativas preliminares da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), segundo o Diário Económico apurou, apontam para um agravamento que andará na casa dos 30%.

Este cenário está a forçar o Governo a encontrar, numa corrida contra o tempo, mecanismos para atenuar as contas do regulador. Esta entidade apresenta, a 15 de Outubro, a proposta tarifária para 2012, sendo fixada depois a 15 de Dezembro.

A justificar esta escalada dos preços da electricidade, que vai ter ainda de incorporar o agravamento da carga fiscal, derivado da subida do IVA de 6% para 23%, a partir de 1 de Outubro, está, não só os custo com a produção de energia, mas acima de tudo os encargos com os chamados custos de interesse económico.

Este pacote inclui um vasto conjunto de medidas que derivam de opções de política energética, levadas a cabo nos últimos anos. É o caso dos encargos com as energias renováveis e a cogeração, a garantia de potência, assim como os custos de manutenção do equilíbrio contratual (CMEC) ou as rendas entregues aos municípios.


* PROPOSTAS TERNURENTAS PARA 2012

1 - Jantar de côdeas de pão com raspas de bacalhau à luz da vela
2 - Leitura de um livro a dois junto ao candeeiro da rua
3 - Dinamizar a família na procura de gravetos para acender fogueiras em casa no Inverno.
4 - Um duche erótico e voluptuoso às escuras e com água fria

.

Sem comentários:

Enviar um comentário