19/09/2011


HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

ENSINO SUPERIOR
22% de cursos correm risco de fechar 
por falta de alunos

Dez alunos é o mínimo exigido para terem apoio e 253 licenciaturas não o conseguiram. Resultados das colocações serão analisados para "racionalização da rede", diz ministro.

Um em cada cinco cursos tem menos de dez colocados na 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. E correm o risco de não serem financiados por falta de inscrições.

O ministro da Educação diz que ainda faltam etapas, mas adverte que estes resultados, "bem como de anos anteriores, serão um elemento importante a ter em conta na reflexão sobre a racionalização da rede de instituições do ensino superior público".

Entre as licenciaturas com pouca escolha existem factores comuns: o tipo de estabelecimento (politécnico); a área de estudo (agricultura, engenharias, educação e serviços) e a localização (interior do País). Os responsáveis dos politécnicos acreditam que podem compensar com concursos locais.


* Existem universidades a mais com (re)cursos a mais sem qualquer prespectiva de integração no mercado de trabalho. Tudo isto porque existiu ou ainda existe gente a ganhar dinheiro com estas patranhas educacionais.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário