10/07/2011

TENHA UM BOM DOMINGO


...viva um dia de cada vez, poupando


COMPRE JORNAIS E REVISTAS


quantos ficam????
Blatter quer irradiar suspeitos 
de manipulação de resultados
O presidente da FIFA, Joseph Blatter, anunciou que vai suspender os jogadores, treinadores e árbitros envolvidos em alegadas manipulações de resultados que estão a ser investigados em diversos países.
«A decisão que temos é a de suspender todos eles, sejam jogadores, treinadores ou árbitros, para toda a vida», referiu Joseph Blatter em Pachuca, no México, onde se encontra para assistir à final do Campeonato do Mundo de sub-17, que se joga este domingo.
Chris Eaton, chefe de segurança da FIFA, acrescentou ainda que está a liderar uma investigação em El Salvador, precisamente sobre manipulação de resultados no futebol.
«É muito difícil e preocupante para a FIFA. Temos recebido diversos relatórios de jogo ilegal e manipulação de resultados», acrescentou ainda Blatter, que pede agora rigor nas investigações: «Vimos nas últimas semanas esses problemas surgirem na Grécia, Turquia, Malásia e outros países. É uma investigação a nível mundial e temos de agir com grande rigor.»
"A BOLA"

destaque português
Maria de Medeiros vence em festival checo
Portugal esteve nos prémios do festival da República Checa, que consagrou o prémio Globo de Cristal ao filme 'Restoration', do israelita Adon Fidelman. Judi Dench e John Turturro foram igualmente homenageados.
A expressiva interpretação de Maria de Medeiros em 'Holidays by the Sea' (Férias na Praia), ajudou a que o filme viesse a ganhar, neste sábado, o prémio de melhor realização na 46ª edição do festival de cinema de Karlovy Vary, um dos mais importantes festivais europeus que tem ligar na deslumbrante estância balnear da República Checa. Ainda o ano passado a actriz portuguesa apresentara o filme 'Hitler in Hollywood'.
"SÁBADO"

mais de 50% de nós
Doença silenciosa afecta cinco milhões
Silencioso mas fatal, o excesso de colesterol no organismo afecta mais de metade da população nacional, cerca de cinco milhões: um em cada dois portugueses tem níveis superiores a 190 mg/dl. A situação é em tudo semelhante à de outros países do sul da Europa, onde os maus hábitos alimentares, aliados ao estilo de vida, fazem com que os cuidados com a saúde sejam renegados para segundo plano.
De acordo com o cardiologista Ricardo Seabra Gomes, é possível que "o principal problema em Portugal seja o desconhecimento dos níveis de colesterol por parte da população que se considera saudável". Existe ainda o problema do diagnóstico ser realizado tardiamente, já que se trata de uma patologia sem sintomas físicos e que "nem sempre é atempadamente tratada", revela o especialista do Instituto do Coração.
Para que os comportamentos de risco não se perpetuem nem venham a ter consequências nefastas, é necessário estar alerta e evitar que o excesso de colesterol se acumule no interior das artérias.
"CORREIO DA MANHÃ"

 futuro negro
Mais de 200 mil famílias podem 
ficar sem casa até final deste ano
Cerca de 200 mil famílias podem perder a médio prazo as suas casas. A esta projecção, feita com base nos dados do Banco de Portugal para o primeiro trimestre, há que acrescentar ainda os casos de contribuintes alvo de penhora e execução por parte do fisco ou da Segurança Social, que também podem perder os seus imóveis. Isto porque as medidas impostas pela troika a Portugal exigem maior celeridade por parte da justiça nacional.
Ou seja, os actuais prazos de três e mais anos para a conclusão deste tipo de processos devem descer para menos de um, como acontece noutros países da União Europeia.
O incumprimento no crédito à habitação atinge actualmente 5,5% do total dos cerca de 2,5 milhões de famílias que compraram casa própria recorrendo à banca. Contudo, a esmagadora maioria continua a morar nas habitações, embora não pague, à espera dos processos legais que permitem aos bancos recuperar as casas hipotecadas para as voltarem a vender ou leiloar.
As casas que estão actualmente no mercado, em consequência de incumprimentos bancários, e que têm estado a ser leiloadas ou vendidas directamente por empresas imobiliárias, dizem respeito a processos que datam de há três, quatro ou mais anos. Ou seja, o mercado está actualmente a absorver a crise que teve início no final de 2008 e começou por atingir as classes mais desfavorecidas dos subúrbios das grandes cidades, como Lisboa e Porto.
Sintra, Abrunheira e Massamá são três das localidades da Grande Lisboa que mais têm alimentado os recentes leilões de casas ou venda directa por parte dos bancos ou por empresas por estes subcontratadas para escoarem estes produtos, que deixaram de ser pagos há cerca de três anos.
As classes de menores rendimentos, que deixaram de conseguir pagar os empréstimos das casas à banca desde essa altura, começam agora a ficar realmente sem casa.
execuções fiscais Esta é uma parte da realidade. Existe outra, mais difícil de quantificar, que tem a ver com as dívidas ao fisco e/ou à Segurança Social e a outros credores. Segundo explicou uma fonte da banca ao i, nem todas as casas que vão a hasta pública têm a ver com o incumprimento bancário. No caso das dívidas ao fisco e à Segurança Social, as habitações são penhoradas e leiloadas ao fim de três ou quatro anos, uma vez que as reclamações têm sempre efeito suspensivo.
Mas nestes casos há uma agravante para o detentor do imóvel: se a dívida do contribuinte for de 12 mil euros, por exemplo, o licitante que se apresente a uma hasta pública pode adquiri-la por aquele valor, independentemente de esta valer muito mais. Entretanto, se o contribuinte faltoso tiver recorrido ao crédito bancário, tem de continuar a pagá-lo, independentemente de ter perdido o imóvel.
Esta variedade de situações, que frequentemente se sobrepõem, têm tendência a agravar--se a curto e médio prazo se a justiça começar a actuar mais depressa. Segundo a mesma fonte bancária, "ainda estamos muito longe de termos um quadro real do que está a acontecer por causa da lentidão dos tribunais."
"i"

evitar a morte
Congresso mundial debate 
alterações climáticas em Lisboa
A divulgação de novos dados sobre alterações climáticas e o debate de soluções para minimizar os efeitos do aquecimento global vão ser debatidos a partir de segunda-feira numa conferência mundial que se realiza em Lisboa.
Mais de uma centena de cientistas, políticos e investigadores vão reunir-se durante quatro dias na terceira edição da Conferência Mundial Sobre Aquecimento Global, que decorrerá na sede da Fundação Calouste Gulbenkian.
As alternativas energéticas aos combustíveis tradicionais - petróleo, gás natural e carvão – serão um dos temas em discussão e a questão que ocupará o primeiro painel de debate.
Para além das consequências ambientais, os especialistas irão ter em conta que as reservas de petróleo deverão durar para apenas mais 40 anos, num crescendo de preços que está a incrementar cada vez mais o recurso a fontes de energia alternativas, como o sol ou o vento, disse à agência Lusa o moderador desse primeiro módulo, o professor catedrático Manuel Collares Pereira.
Previsões dos peritos apontam para já se tenha consumido metade do petróleo existente em todo o mundo, enquanto o pico de consumo do gás natural deverá ser atingido em breve e a sua vida útil não deverá ir além de mais 60 anos, ainda de acordo com o especialista em energias alternativas e docente na Universidade de Évora.
"SOL"

gestores caloteiros
Empresas do Estado 
devem 130 milhões a fornecedores
As dívidas de 12 empresas públicas a fornecedores alcançaram praticamente 130 milhões de euros em 2010, de acordo com a informação que foram obrigadas a publicar nos seus sites. As construtoras são as mais penalizadas pelos atrasos, suportando 55 por cento do passivo total. Metro do Porto e CTT foram as que mais ficaram a dever, atingindo, em conjunto, 96,1 milhões de euros.
O Orçamento do Estado para 2011 impôs às empresas com um prazo médio de pagamento acima de 90 dias a obrigatoriedade de publicarem, até 31 de Março, a lista das dívidas a fornecedores e respectiva antiguidade. Uma regra que a maioria destas 12 sociedades cumpriu. A Metro do Porto e a STCP foram as únicas, do grupo analisado, que não disponibilizaram a informação no prazo estipulado.
No caso desta última transportadora, o atraso foi justificado com um projecto de "actualização do site". As restantes empresas (TAP, NAV, Refer, CP, Metro de Lisboa, Lusa, Águas de Portugal, CTT, REN e Carris) já tinham colocado os dados nas suas páginas oficiais, respeitando as imposições do Governo.
A informação disponibilizada por estas 12 entidades do Sector Empresarial do Estado (SEE) mostra que, a 31 de Dezembro de 2010, havia uma dívida total de 127,5 milhões de euros a fornecedores. Deste montante, 29 por cento tinha uma antiguidade superior a 360 dias. Ou seja, havia mais de 37 milhões por pagar desde 2009.
"PÚBLICO"

por um canudo
Comboios: Acordo entre CP e Renfe para ligação 
a Vigo é só até 30 de setembro 
e Governo espanhol estuda alternativas
O Ministério do Fomento espanhol confirmou, sexta-feira, o acordo alcançado entre as duas transportadores ferroviárias ibéricas, Renfe e CP, para manter o serviço Porto-Vigo, mas que para já só será válido até final de setembro.
Citado por vários órgãos espanhóis, o secretário de Estado dos Transportes, Isaías Táboas, explicou que este acordo, que prevê o pagamento da Renfe, pelo serviço prestado em território espanhol, à CP, estará em vigor "até 30 de setembro".
Até lá, acrescentou Isaías Táboas, a operadora pública espanhola vai estudar "com que material e serviços" será mantida a ligação, depois dessa data.
"EXPRESSO"

valentes
Desporto adaptado: 
Portugal arrecada cinco medalhas nos Europeus
duas de prata e três de bronze

O português Emanuel Gonçalves (S10) conquistou a medalha de prata na prova dos cinco quilómetros em águas abertas nos Europeus de natação adaptada, que este domingo terminou em Berlim e na qual Portugal arrecadou cinco medalhas.
Emanuel Gonçalves, que em agosto do ano passado também tinha conquistado a prata na prova de águas abertas dos Mundiais de natação adaptada, terminou hoje atrás do alemão Lucas Ludwing, medalha de ouro, e à frente do belga Sven Decaesstecker, que completou o pódio.
A prata conquistada por Emanuel Gonçalves junta-se às quatro medalhas arrecadas por João Martins (S1) que subiu ao pódio em todas as provas em que participou, tendo conseguido um segundo lugar e três terceiros.
Portugal fechou a competição no 22.º lugar do quadro de medalhas, com duas de prata e três de bronze, liderado pela Ucrânia, que arrecadou 105 medalhas.
"RECORD"

a seguir nós
Euro/Crise: Responsáveis da UE reúnem-se 
para "coordenar posições" sobre 
novo plano de resgate grego
Os principais responsáveis económicos da União Europeia reúnem-se na segunda-feira, em Bruxelas, para "coordenar posições" sobre o segundo plano de ajuda à Grécia, que tem suscitado divisões quando aumentam os receios de contágio da crise da dívida.
O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, "convocou para a manhã de segunda-feira uma reunião de coordenação com os principais atores" do dossier, afirmou hoje à agência noticiosa France Presse o seu porta-voz, Birk De Backer.
"Não se trata de uma reunião de crise, mas sim de coordenação de posições", acrescentou o porta-voz.
"VISÃO"

ena tantos, à fome
População mundial deverá 
ultrapassar os 7.000 milhões
Este ano seremos mais do dobro dos habitantes de há 50 anos, um crescimento que aumenta as preocupações sobre como alimentar todos e com a sobrecarga para os recursos naturais.
No Dia Mundial da População, que se assinala segunda-feira, são recordados os alertas dos especialistas para a disparidade existente entre a subida da população e a capacidade de resposta da natureza às necessidades cada vez mais exigentes dos cidadãos.
Em 2010 viviam cerca de 6.934 milhões de pessoas na Terra e a Organização das Nações Unidas prevê que dentro de 50 anos a população chegará aos nove mil milhões, sendo em África que o crescimento é mais acelerado.
A organização ambientalista WWF já chamou a atenção para o desperdício de recursos devido ao consumo desenfreado, realçando que, a continuar assim, dentro de pouco tempo serão necessários dois planetas e meio para responder às solicitações.
As características da população alteraram-se e está mais acentuada a diferença entre os países desenvolvidos e aqueles em vias de desenvolvimento.
Nas nações mais ricas, a população envelhece, resultado da quebra da natalidade e da subida da esperança média de vida. Nos países mais pobres, os bebés continuam a nascer ao mesmo ritmo.
"LUSA/DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

trambiqueiros
Tráfico de drogas é principal causa 
da prisão de portugueses no Brasil
O tráfico internacional de drogas está na origem da quase totalidade das detenções de portugueses no Brasil, segundo o grupo de trabalho dos presos estrangeiros da Defensoria Pública da União brasileira.
A maioria dos prisioneiros portugueses no Brasil foram apanhados em flagrante quando actuavam como correios de droga, ou "mulas", na linguagem brasileira.
Em geral, os presos têm origem pobre. São, em grande parte, jovens portugueses com idades entre os 20 e 25 anos, mas também há registo de idosos, afirmou à Agência Lusa o defensor público federal brasileiro Gustavo Henrique Virginelli.
Normalmente, os correios de droga não passam do aeroporto, porque são detidos ali mesmo, mas o defensor brasileiro diz que já defendeu um casal preso num hotel do centro de São Paulo.
A maioria dos presos não tem dinheiro para contratar um advogado. Por esse motivo, a defesa dos portugueses fica sob a responsabilidade da Defensoria Pública. O Consulado-Geral de Portugal em São Paulo, Estado que é a principal porta de entrada do país, não tem um departamento jurídico próprio.
As condenações são quase certas, diz o defensor público, pois a maioria dos correios de droga é presa em flagrante. Ainda assim, a Defensoria acompanha quase todo o processo contra estrangeiros na Justiça, inclusive recorrendo das condenações. Esta entidade também faz visitas semestrais às cadeias.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Sem comentários:

Enviar um comentário