08/07/2011

TENHA UM BOM DIA............


...tente repousar no fim de semana



COMPRE JORMAIS


não se entendem
INFARMED
Numa nota colocada no site, o Infarmed diz que teve conhecimento de dificuldades no fornecimento de "determinados medicamentos por diversas farmácias, para os quais não foi reportada a sua ruptura de fornecimento do mercado".
Sem especificar qualquer medicamento, o Infarmed relembra os agentes do circuito do medicamento que há regras a cumprir para as quantidades mínimas de remédios que devem ser mantidas pelos distribuidores e que as farmácias têm o dever de fornecer os fármacos solicitados.
Por isso, a autoridade volta a alertar as farmacêuticas, os distribuidores e as farmácias "para o cumprimento do dever legal de assegurarem uma adequada gestão dos seus stocks".
A nota sublinha também que as farmácias não podem exercer a atividade de distribuição por grosso de medicamentos e que os distribuidores devem abastecer-se apenas junto das entidades que tenham autorização de distribuição ou de fabrico.
"CORREIO DA MANHÃ"
 
dinheirinho
A Galp Energia iniciou a exploração comercial 
do seu primeiro poço no campo de Lula.
O P1 é o primeiro poço que a Galp explora comercialmente na área e obteve um produção de 36,3 mil barris de petróleo equivalente por diano mês de Maio e contando também com a produção de gás natural.
A notícia tem um impacto “positivo” na avaliação da Galp “uma vez que ultrapassa as expectativas iniciais e fornece uma indicação positiva quanto aos reservatórios implícitos no campo de Lula”.
Os dados divulgados pela petrolífera portuguesa não só confirmam o elevado potencial da bacia de Santos como “trazem elevadas expectativas para o pré-sal e, especialmente, para os reservatórios de Lula/Cernanmbi”, diz o BPI no seu Iberian Daily de hoje.
“Adicionalmente, contribuem com dados positivos para as negociações que decorrem para o aumento de capital no Brasil”, referem a equipa de “research”.
O BPI refere que a Galp Energia tem uma participação de 10% no campo de Lula/Cernambi., que é responsável por 44% da sua avaliação da carteira de activos que a Galp detém no Brasil. 23% do preço-alvo da Galp é justificado por esta avaliaçaõ.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

paga e não bufa
SCUT
O regime de isenções e descontos nas ex-Scut (auto-estradas sem custos para os utilizadores) para residente e empresas locais deve manter-se, para já. A ideia é que seja também aplicado às quatro vias que deverão começar a ser cobradas a partir de Setembro -Scuts do Algarve, Interior Norte, Beiras Litoral e Alta e Beira Interior.
Mas há também intenção de acabar mais cedo com estes descontos e isenções do que o calendário previsto pelo governo de José Sócrates. O Ministério da Economia não comentou este cenário até ao fecho da edição.
O regime em vigor desde o ano passado nas Scut da Costa da Prata, Grande Porto e Norte Litoral, prevê que as primeiras dez passagens mensais sejam grátis. A partir da 11ª, os residentes e empresas locais têm direito a um desconto de 15%.
Estes descontos acabaram por ser o único resultado do braço-de-ferro entre o executivo de José Sócrates e a Oposição que bloqueou no ano passado a introdução de portagens em três Scut a partir de 1 de Julho. O PS avançou com este regime e antecipou a cobrança nas restantes vias, mas não consegui chegar a um acordo com o PSD para avançar com as portagens no prazo inicial. A cobrança arrancou só em Outubro de 2010.
"i"

legislação beneficia vigarice
Alemães acusados na venda de submarinos 
evitarão pena se Estado deixar cair caso
Isso mesmo é admitido num dos três pareceres do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR), publicados ontem em Diário da República, que analisaram as implicações da burla no contrato de aquisição dos submarinos e no das contrapartidas.
A reparação do dano, defendem os magistrados, deixa intocável o crime de burla qualificada. Contudo, admitem, pode "conduzir à extinção da responsabilidade criminal, caso se verifiquem os restantes pressupostos", ou seja, a concordância do ofendido e do arguido e não haver dano ilegítimo de terceiro.
O artigo do Código Penal que permite isso, lembra-se, foi introduzido na reforma de 2007. "Trata-se de uma novidade que foi, aliás, objecto de alguma controvérsia, por traduzir um passo no processo de privatização da lei penal", lê-se no relatório, pedido pelo ex-ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, em Fevereiro passado. Se a reparação integral for feita até ao início do julgamento, que ainda não tem data marcada, pode servir para atenuar a pena dos arguidos, recorda-se.
Este parecer aconselha o Estado a declarar a nulidade da deliberação da Comissão Permanente de Contrapartidas (CPC) que aprovou as chamadas pré-contrapartidas, no valor de 145 milhões de euros, parte das quais foram consideradas fictícias pelo Ministério Público, que sustenta que o consórcio alemão não teve intervenção na captação destes negócio e projectos, que tinham como objectivo desenvolver a economia nacional. Chamam-se pré-contrapartidas porque foram negociadas antes da assinatura do contrato, em Abril de 2004, pelo então ministro da Defesa, Paulo Portas, tendo permitido que a caução de 121 milhões de euros que o consórcio estava obrigado a depositar fosse reduzida para 106,5 milhões.
"PÚBLICO"

campeonato da sueca
Salvador: 
«Campeonato a quatro é a nossa convicção»
Não foi uma entrevista de grandes revelações a que António Salvador concedeu ontem à RTPN, mas o líder do Sp. Braga admitiu que esta época já começou com uma declaração que o líder fez questão de afixar à porta do balneário. Tudo porque o seu ex-treinador, agora no Sporting, esqueceu-se do... Sp. Braga quando assumiu que ia entrar numa luta a três pela conquista do título.
“Esses três não sei quem são e só depois de começar o campeonato é que veremos se será só a três ou a quatro. A nossa convicção é que vai ser a quatro”, ripostou Salvador com uma garantia: “Não levei a mal essa frase, porque o Domingos defende agora os interesses do seu clube. Mas por direito próprio o Sp. Braga passou a ser um dos quatro grandes em Portugal e não só o 4.º grande. Isso só traz mais motivação aos nossos profissionais. Tudo serve para isso. Até uma simples frase...”
"RECORD"

crónica da morte anunciada
20 mil professores a contrato vão ficar sem emprego
Fenprof denuncia que no arranque do ano lectivo 
vão ser extintos 30 mil horários.
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estima em 20 mil o número de professores que podem ficar sem emprego, já em Setembro, no arranque do próximo ano escolar, e prepara-se para sair à rua em protesto. O sindicato, que não pretende dar tréguas ao novo titular do Ministério da Educação (ME), avisa que o despedimento abrange contratados, que já não terão direito a indemnização e vão usufruir de menos tempo de subsídio de desemprego, e professores do quadro, sendo transversal a todos os grupos e disciplinas.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

só p'ra ricos e políticos
Construir casa nova está mais caro
Os preços para manter e reparar casas também subiram.
O índice de custos da construção nova subiu 1,8% em Maio, face ao período homólogo, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Para o aumento do índice foi relevante a componente de Mão-de-obra, que aumentou 1,6% em Maio e a componente Materiais que subiu 2,1%.
No que diz respeito à manutenção e reparação da habitação, o índice de preços também voltou a aumentar, registando uma variação homóloga de 4%. Já a taxa de variação média dos últimos doze meses acentuou a tendência de aumento que se verifica desde Novembro de 2010, atingindo 2% em Maio.
Segundo os mesmos dados, todas as regiões do Continente registaram aumentos nas taxas de variação homólogas deste índice de preços, com destaque para Lisboa e Centro por terem sido as que apresentaram acréscimos mais elevados.
"DIÁRIO ECONÓMICO"

mmmúúúú
Produção baixa 37 mil toneladas em 2010
A FENALAC - Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite promove, hoje, um seminário internacional sobre o futuro do setor lácteo cooperativo nacional, cuja produção baixou 37 mil toneladas em 2010. Segundo dados disponibilizados pela federação – que é constituída pelas cooperativas Agros, Proleite, Lacticoop e Serraleite, e que assim representa 8.000 produtores –, em 2008 o volume de leite nacional chegou a ser de um milhão e 868 mil toneladas, mas em 2009 essa produção decaiu 23 mil toneladas e em 2010 o decréscimo foi ainda mais acentuado, situando-se a perda em 37 mil toneladas. 'A produção de leite em Portugal representava 741 milhões de euros em 2009, o equivalente a 31 por cento da produção animal e a 13 por cento da produção agrícola', revela a FENALAC.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

mais um assalto
Descida da TSU leva ao "aumento brutal" 
do IVA de alguns produtos
A UGT considerou, esta sexta-feira, que a descida da Taxa Social Única vai levar ao "aumento brutal" do IVA de alguns produtos e considerou ilegítimo que o corte nas contribuições patronais possa ser superior a 4%.
"Para compensar a descida da TSU, vai haver um aumento brutal do IVA de produtos que vão ser pagos pelas famílias", disse o secretário-geral da UGT, João Proença, em conferência de imprensa.
O sindicalista considerou "completamente ilegítimo" que a TSU paga pelas empresas possa descer mais que 4 por cento, alegando que não existem estudos que sustentem essa possibilidade.
Para a UGT, a redução da TSU deve estar ligada ao aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN)e só deve ser aplicada nas empresas de capital intensivo, que têm salários mais baixos, sujeitas à competição internacional.
"Só deve ser reduzida a TSU dos salários até ao valor de dois SMN e uma parte do que as empresas vão poupar com a redução das contribuições para a Segurança social deve ser canalizada para aumento do SMN, que em Portugal é auferido por 6 por cento dos trabalhadores", disse João Proença.
Segundo o sindicalista, uma eventual redução da TSU das grandes empresas não terá influência na sua competitividade, contribuindo apenas para o aumento dos lucros.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

bom trabalho
Europeu juniores: 
Cátia Martinheira bate recorde nacional
A portuguesa Cátia Martinheira quebrou, esta sexta-feira, o recorde nacional júnior dos 50 metros costas, nas eliminatórias do Europeu da categoria.
Cátia Martinheira alcançou o registo de 30.75 segundos e superou o tempo nacional dos 50 metros costas, que pertencia a Lisa Soares, com 30.80 segundos.
"A BOLA"

Sem comentários:

Enviar um comentário