19/06/2011

TENHA UM BOM DOMINGO



 ...já temos os "servos da tróika"


COMPRE JORNAIS E REVISTAS


asneira alçada
Negativas a Matemática não param de aumentar
Mais "bons", mas também mais negativas. É este o saldo, divulgado, no sábado, pelo Ministério da Educação, das classificações dos alunos dos 4.º e 6.º anos nas provas de aferição de Língua Portuguesa e Matemática. No próximo ano, podem ser exames e contar para nota.
A realização de exames no final de cada ciclo de ensino e consequente transformação das provas de aferição, realizadas nos 4.º e 6.º anos, constava dos programas eleitorais do PSD e CDS-PP. A mudança foi, aliás, durante anos defendida pelo novo ministro da Educação, Ensino Superior e Ciência, Nuno Crato, que toma posse terça-feira. Analisar os resultados destes testes de aferição será, assim, uma das primeiras tarefas do novo responsável pela pasta, que sempre manifestou posições muito críticas em relação espcialmente ao ensino da Matemática, a cuja Sociedade Portuguesa presidiu até há pouco tempo.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

bronzear o traseiro
Naturistas querem encontrar praias a norte do Tejo
Os espaços naturistas autorizados podem trazer mais-valias económicas para as zonas, mas os espaços continuam a diminuir, não existindo qualquer estância do género a norte do rio Tejo, alertou a Federação Portuguesa de Naturismo (FPN).
O fim oficial do naturismo na Praia da Estela marcou o fim desta prática no centro e norte do país, uma situação que preocupa a porta-voz da FPN, Maria Emília Paiva, que admitiu que «possa ter falhado o contacto da federação com as autarquias» locais.
Por isso, a FPN «vai fazer um estudo na região norte das praias com potencialidades naturistas», para depois «pedir autorizações às autarquias», até porque hoje, Dia Mundial do Naturismo, a FPN destaca os «benefícios monetários» para as regiões, já que este tipo de turismo «é dos que mais tem crescido nos últimos anos e há cada vez mais naturistas no mundo que procuram espaços autorizados onde estar».
No entanto, a responsável da FPN estima que «existam umas quatro ou cinco praias com costume de pratica naturista a norte de Aveiro».
Em Portugal existem apenas sete praias naturistas oficiais: Alteirinhos (Odemira), Adegas (Aljezur), Barril (Tavira), Belavista (Almada), Meco (Sesimbra), Salto (Sines) e Ilha Deserta (Faro). Mas, por sua vez, em Espanha «existem mais de 400 espaços naturistas»
"SOL"

heróis quase anónimos
Taça do Mundo: Nuno Mendes e Pedro Fraga 
conseguem primeira medalha 
de sempre para Portugal
Os portugueses Nuno Mendes e Pedro Fraga foram terceiros na final LM2X (peso ligeiro masculino), em Hamburgo, conquistando assim a primeira medalha de sempre de Portugal numa Taça do Mundo de remo.
A dupla portuguesa alcançou a medalha de bronze com o tempo de 6.28,09 minutos, a 3,52 segundos da Nova Zelândia, que venceu a prova, e a 1,08 dos chineses.
Em comunicado, o presidente da Federação Portuguesa de Remo, António Rascão Marques, sublinhou o «trabalho e dedicação» dos dois atletas portugueses e disse que a medalha traz «boas perspectivas nos eventos FISA que esta tripulação irá disputar».
Mendes e Fraga preparam, agora, a participação na última prova da Taça do Mundo, que se realiza em Lucerna, Suíça, entre 8 e 10 de Julho.
"A BOLA"

subir a auto-estima
Portugal é bom para desenvolver 
empresas exportadoras
Portugal é um bom local para desenvolver um negócio se o objetivo for exportar, garantiu o presidente executivo da Living PlanIT, a primeira cidade sustentável e inteligente da Europa que deverá nascer em Paredes.
"Se se tem uma companhia virada para o estrangeiro e há mercados bons e vibrantes para onde exportar produtos, Portugal é um ótimo sítio para estar", garantiu Steve Lweis à agência Lusa em Nottingham.
Lewis deu a palestra final do Luso2011, o quinto encontro de estudantes e investigadores portugueses no Reino Unido sobre "Inovação e Empreendorismo Científico e Tecnológico - Oportunidades e Desafios".
Recorde-se que no passado mês de maio, responsáveis do projeto reiteraram que o principal objectivo é transformar o PlanIt Valley no maior Projecto Europeu de Desenvolvimento Sustentável utilizando as soluções "Cisco® Smart+Connected Communities".

Living PlanIT escolheu a Cisco

A Living PlanIT escolheu a Cisco para o desenho e arquitectura das tecnologias de informação e de comunicação do projecto PlanIt Valley. As duas empresas anunciaram também que vão explorar formas de integrar a plataforma tecnológica da Living PlanIT com a tecnologia de rede da Cisco.
Em comunicado divulgado pelos promotores do projeto, ficou claro que a Living PlanIT vai também colaborar com a organização de serviços da Cisco na fase de desenho da arquitectura tecnológica das "Smart+Connected Communities" no futuro PlanIt Valley.
"Acabada essa fase, a Living PlanIT vai apoiar a equipa da Cisco e os seus parceiros, na implementação de uma infraestrutura de rede, com base em tecnologia Cisco, como plataforma para a sustentabilidade urbana em Paredes", pode ler-se no mesmo documento.
E termina dizendo que "o Centro Global de Inovação da Cisco servirá dois propósitos: fornecer a capacidade de investigação em estreita proximidade com o local de implementação para o desenvolvimento em tempo real de soluções e, servir como centro global de excelência, utilizando inovação e tecnologia de rede como a base para outros projectos globais".
"EXPRESSO"


mamar mas pouco
Um terço dos portugueses 
é intolerante à lactose
Por ser rico em cálcio, proteínas e vitaminas fundamentais ao fortalecimento dos ossos das crianças e à prevenção da osteoporose nos adultos, o consumo de leite e seus derivados – queijo, iogurte ou manteiga – é amplamente incentivado.
Porém, para um terço da população portuguesa a ingestão desses alimentos é sinónimo de cólicas intestinais, diarreia, vómitos, obstipação ou sensação de enfartamento. Os sintomas são imediatos, surgem entre uma a três horas após o consumo. A predisposição para a intolerância é genética, mas também a condição étnico-geográfica pode aumentar o risco.
"A intolerância à lactose é um distúrbio gastrenterológico" explica a pediatra Ana Isabel Lopes. De acordo com a especialista do Hospital de Santa Maria (Lisboa), para a lactose (principal açúcar do leite) ser digerida é necessário que o organismo produza uma enzima – a lactase. Acontece que, por vezes, o Homem possui muito pouca ou mesmo nenhuma quantidade desta enzima. Aí, o leite passa a ser um problema. Regra geral, a intolerância à lactose é uma condição permanente mas pode também ser um estado temporário ou transitório, resultado de uma infecção ou de outra agressão à mucosa intestinal. A especialista enumera algumas situações: uma gastrenterite aguda na infância, a intolerância ao glúten, uma parasitose intestinal (contaminação por vermes) ou mesmo uma operação que obrigue à retirada de parte do intestino.
Mas cada situação tem de ser vista de forma individual e isolada. Os níveis de lactase, continua Ana Isabel Lopes, variam de pessoa para pessoa, o que se reflecte na gravidade dos sintomas. Estes dependem também da flora intestinal individual e da quantidade de leite ingerida. O caso não é grave, e uma dieta com baixo teor de lactose é suficiente para evitar o agravamento dos sintomas. Porém, é necessário que o diagnóstico seja o mais precoce possível, para que não surjam complicações a nível gástrico e intestinal. "Os intolerantes devem saber adaptar-se à sua condição, optando por alternativas fáceis e não dispendiosas, sem eliminarem na totalidade as refeições lácteas", aconselha Ana Isabel Lopes.
"CORREIO DA MANHÃ"

a gazua  informática
Dados de 1,29 milhões de clientes 
da Sega foram roubados
O grupo japonês de jogos Sega anunciou hoje que os dados pessoais de 1,29 milhões de clientes foram roubados na sequência de um ataque "hacker" através de um site da sua filial europeia.
O site Sega Passe, operado pela Sega Europe, com sede em Londres, não continha informações sobre cartões de crédito, assegurou a empresa.
Mas os piratas informáticos roubaram, na sexta-feira, os nomes, as datas de nascimento e as senhas criptografadas dos clientes, acrescentou a Sega.
"VISÃO"

 aferir a ignorância
Resultados insuficientes aumentaram 
3,9% em relação a 2010
As notas positivas nas provas de aferição do 1.º e 2.º ciclos desceram este ano em relação a 2010 e a percentagem de alunos com resultados insuficientes aumentou 3,9 por cento, segundo dados do Ministério da Educação (ME).
Os resultados das provas de aferição publicados na página do ME na Internet indicam que na prova de Língua Portuguesa do 1.º ciclo, o valor médio foi 68,8%, menos um por cento que em 2010.
A percentagem de alunos com resultados que traduzem um nível de desempenho insuficiente (níveis D e E) aumentou 3,9% em relação a 2010. Já no que se refere à distribuição dos resultados dos alunos com desempenhos de nível bom e muito bom (níveis A e B), observa-se um aumento do valor percentual de 10,7%.
Na prova de Língua Portuguesa do 2.º ciclo, mantém-se o mesmo valor de 2010: 64,6%. Contudo, verifica-se um aumento de 4,1% nos alunos com resultados insuficientes, mas também uma valorização do peso dos alunos com níveis A e B, cujo valor aumenta 14,1%.
Na prova de Matemática do 1.º ciclo, registou-se uma quebra em relação a 2010, passando dos 70,8% para os 67,8%. Relativamente à variação do peso relativo dos níveis de desempenho, regista-se um aumento da percentagem de alunos com níveis D e E de 8,6% e um aumento da percentagem de alunos com resultados considerados bons e muito bons de 5,5%.
O Ministério da Educação aponta como explicação para a quebra nos resultados "o grau de exigência destas provas", que resulta da "maior complexidade de algumas questões e da definição de critérios de classificação mais rigorosos, o que também poderá explicar, em parte, uma maior dispersão dos resultados pelos cinco níveis de desempenho considerados".
"i"

refazer a vida é urgente
Produzir um quilo de papel 
consome 540 litros de água
Já reparou na quantidade de papel que você usa? Ele está em embalagens de produtos, livros, revistas, jornais, canhoto de compras, documentos… Desperdiçá-lo sem qualquer reaproveitamento não é um problema pontual – quanto mais papel é produzido, mais árvores são cortadas, mais água é gasta no processo de produção e mais espaço em lixos e aterros é ocupado.
A produção de papel está entre os processos industriais que mais utilizam água. São necessários 540 litros para produzir um quilo. E para cada tonelada de papel virgem, doze árvores são derrubadas, segundo o Instituto Akatu. Algumas atitudes simples ajudam a economizar. Que tal fazer o seu papel?
"SUPER INTERESSANTE"

todos por um
Corrida Vencer o Cancro desafia portugueses 
a olhar a doença “de frente”
A terceira corrida Vencer o Cancro decorreu hoje em Lisboa, desafiando as pessoas a olhar a doença “de frente” e com o objectivo de angariar fundos “vitais para a sobrevivência” da União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC).
A associação apelou à população para que aderisse a este evento, explicando que “nestes tempos de crise, devido a uma drástica redução de donativos, está em causa a própria sobrevivência da União Humanitária dos Doentes com Cancro”.
A terceira corrida Vencer o Cancro decorreu hoje às 10h30, no Parque das Nações, em Lisboa. A corrida tem como mote “Venha correr ou andar por uma boa causa” e como lema “Quanto mais olharmos o cancro de frente, mais ele se afasta de nós”.
O objectivo, explicou à Lusa o presidente da UHDC, Luís Filipe Soares, é alertar para “a importância do diagnóstico precoce, da prevenção, e de se ter uma postura activa e positiva face à doença, para que cada vez mais doentes possam vencer o cancro”.
A UHDC, criada há 12 anos, é uma associação humanitária, de solidariedade social e de beneficência, sem fins lucrativos, que tem como primeiro objectivo apoiar os doentes com cancro e seus familiares.
"PÚBLICO"

na crista da onda
Canoagem: 
Teresa Portela conquista bronze em K1 200
Teresa Portela conquistou este domingo a medalha de bronze na prova de K1 200 dos Campeonatos da Europa de Canoagem, aumentando para quatro o pecúlio de pódios de Portugal em Belgrado.
A terceira melhor canoísta do Mundo em 2010, ao participar em nove do recorde de 17 medalhas internacionais conquistadas por Portugal, assegurou o seu primeiro pódio europeu em distâncias olímpicas.
A atleta de 23 anos, olímpica em Pequim'2008, terminou os 200 metros em 40,300 segundos, a 180 milésimos do ouro russo e a apenas 18 da prata da Espanha, representada pela homónima Teresa Portela Ribas.
De manhã, a dupla João Ribeiro/Emanuel Silva também já tinha conquistado a medalha de bronze em K2 500, numa prova que liderou quase sempre, mas foi ultrapassada no fim pelos campeões mundiais e olímpicos.
No sábado o sub-23 João Ribeiro e o olímpico Emanuel Silva já tinham sido campeões da Europa, no K4 1.000 com Fernando Pimenta e David Fernandes, num desempenho que é novo recorde mundial.
A equipa liderada pelo selecionador Ryszard Hoppe, de origem polaca, já tinha conquistado também o bronze em K1 1.000 por Fernando Pimenta, que este ano tem o pleno de oito medalhas em outras tantas provas internacionais.
Portugal soma já 16 medalhas internacionais este ano (12 nas Taças do Mundo e quatro nos Europeus), estando perto de igualar o recorde de 2010, com 17 pódios.
"RECORD"

um nojo
Os países mais perigosos para as mulheres
Segundo a fundação TrustLaw, um centro global de assistência jurídica gratuita e um aglomerador de notícias e informações sobre a luta contra a corrupção, a boa governação e os direitos legais das mulheres, fez uma análise das condições de vida das mulheres no mundo e criou o ranking dos cinco países mais perigosos.


Os critérios analisados foram saúde, discriminação, direito à cultura, violência sexual, violância não-sexual e tráfico.
"SÁBADO"

familiarizar a burrice
Chumbar duas vezes só com autorização dos pais
Para reter um aluno mais do que uma vez no mesmo ciclo, encarregados de educação têm de autorizar. Professores dizem que regras servem apenas para mascarar resultados.
Dificultar os chumbos para fabricar o sucesso. Para os professores, este é objectivo das várias condições que têm de ser cumpridas para se poder reprovar um aluno no básico. Planos de recuperação, justificações escritas e uma legislação que determina claramente que a retenção "só ocorre após a aplicação de uma avaliação extraordinária" são alguns dos pressupostos que têm de ser cumpridos. E, para chumbar um aluno duas vezes no mesmo ciclo de ensino, a escola tem de contar com o aval dos encarregados de educação.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Sem comentários:

Enviar um comentário