12/06/2011

TENHA UM BOM DOMINGO

...ponha mais buracos no cinto


COMPRE JORNAIS E REVISTAS


força no taco
Golfe: Seleção em grande força
british amateur começa amanhã
Cinco dos melhores golfistas portugueses iniciam amanhã a sua participação na 116.ª edição do The Amateur Championship, um dos dois mais importantes torneios do Mundo para amadores, mais conhecido por British Amateur.
Um total de 288 jogadores de 35 países disputa em Hillside & Hesketh (Inglaterra) um evento que só tem paralelo no US Amateur.
O campeão recebe convites para o Open Championship (ou British Open) deste ano e o Masters de 2012, que atraem os melhores profissionais do Planeta.
"RECORD"

ainda as "novas oportunidades"
Há alunos a abandonar a escola 
para ajudar no orçamento familiar
Um pouco por todo o país há alunos a abandonar a escola por causa das dificuldades financeiras da família. Uns fazem-no para ajudar os pais, outros simplesmente porque deixaram de ter dinheiro para estudar.
No agrupamento de Escolas da Cruz de Pau, no Seixal, há mais mesas vazias nas salas de aula desde o final do segundo período.
«Este ano tenho recebido várias anulações de matrículas: dez, até agora. São de alunos do 9º ano ou com mais de 15 anos. Três delas tenho a certeza de que foram feitas por questões económicas, porque os alunos falaram comigo», conta à Lusa o director do agrupamento, Nuno Adeganha.
Os casos detectados aconteceram na escola do 2.º e 3.º ciclos, frequentada por cerca de 870 estudantes e «inserida num contexto económico frágil».
No entanto, sublinha Nuno Adeganha, os alunos que têm anulado as matrículas «não são dos bairros mais problemáticos. Pertencem à classe média baixa, são de famílias que de um momento para o outro deixaram de ter dinheiro para pagar coisas elementares. Dois dos casos são de famílias mono parentais, o outro é de uma família em que os pais ficaram desempregados», explica.
Na perspectiva do representante dos encarregados de educação do distrito, o cenário não é tão delicado como Nuno Adeganha o descreve. António Amaral, presidente da Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais, afirma que «o abandono escolar está ao nível do ano passado» e considera que existem no distrito apenas casos «pontuais».
A Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE) discorda e diz que o fenómeno acontece um pouco por todo o país. Manuel Pereira, presidente da ANDE, lembra que algumas famílias em situação limite vêem nos filhos uma fonte de rendimento extra: «Sei que há miúdos que estão a apoiar as famílias», diz.
"SOL"

Lisboa é linda
Lisboa é a 23ª melhor cidade 
do mundo para viver
Ranking das melhores cidades do mundo para viver, de acordo com a revista "Monocle", coloca Lisboa na 23ª posição, atrás de Hamburgo.
A cidade de Lisboa ocupa o 23.º lugar na tabela das melhores cidades do mundo para habitar, de acordo com a revista "Monocle" .
Este ranking, feito com base em critérios como criminalidade, transportes, oportunidades de negócio e conectividade, só será conhecido completamente na próxima quarta-feira.
Contudo, na edição de hoje do "Financial Times" , Tyler Brûlé, diretor da "Monocle", revela já as cidades que estão no final da tabela:

25- Seattle
24- Montreal
23- Lisboa (Portugal)
22- Hamburgo
21- Quioto
20- Vancouver
19- Honolulu
18- Portland
17- Hong Kong
16- Fukuoka
15- Singapura
14- Barcelona
13- Auckland
12- Paris
11- Estocolmo
"EXPRESSO"

com valor
Cinco artistas portugueses 
na melhor feira de arte do mundo
A partir de quarta-feira, 15 de Junho, e até domingo, dia 19, duas galerias nacionais marcam presença na feira helvétic.
Daniel Malhão, João Louro, José Loureiro, Julião Sarmento e Rui Toscano. São estes os artistas portugueses que a partir de quarta-feira e até domingo mostram o seu trabalho naquela que é considerada a melhor feira de arte contemporânea do mundo, a Art Basel, em Basileia, na Suiça.
No total, são mais de 2500 os artistas representados, expostos nos stands de quase 300 galerias, provenientes de 35 países. Cristina Guerra e Pedro Cera são os dois representantes portugueses.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

para já "fecho éclair"
Nova vacina reduz o apetite 
e aumenta o gasto de calorias
Uma equipa de investigadores portugueses desenvolveu uma nova terapêutica para tratamento da obesidade 

A endocrinologista Mariana Monteiro, que lidera a equipa de investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) do Porto, explicou hoje à Agência Lusa que esta nova vacina terapêutica demonstrou que "através da supressão da atividade da hormona estimulante do apetite (grelina) em ratinhos, os animais diminuíram a ingestão de alimentos e aumentaram o gasto de calorias".
Contudo, salientou a investigadora, a transposição destes resultados para o domínio humano obriga à realização de muitos outros estudos, que deverão prolongar-se por vários anos.
"VISÃO"

enquanto houver portugueses....
2310 motorizadas 
batem recorde mundial com dez anos
Um recorde mundial com 10 anos foi batido, este sábado, em Fátima, com a concentração de 2310 motorizadas antigas, numa iniciativa da revista "SóClássicas".
O director da revista, Pedro Oliveira, afirmou-se "bastante" satisfeito com o recorde Guinness alcançado - o anterior foi estabelecido na Holanda com 1.237 motorizadas -, admitindo, contudo, que a organização estava à espera de chegar ao número redondo de 3 mil.
"Havia motos que não se puderam contabilizar porque o Guinness só aceita motorizadas e ciclomotores", disse.
Pedro Oliveira realçou o facto de Portugal ser agora detentor do recorde mundial, necessitando apenas da certificação pela organização do Guinness World Records.
Aos jornalistas, o responsável acrescentou que esta paixão pelas motorizadas clássicas encontra explicação no facto de muitos portugueses terem tido, durante anos, este como único meio de deslocação.
Pedro Oliveira adiantou que, na década de 80 o país passou por um momento em que ter motorizada "era sinal de ser pobre", mas agora está a "redescobrir" que "o antigo é muito giro", a que acresce o facto de que se trata de um meio de transporte que "se adapta bem à crise".
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

campeã
Ana Hormigo 
conquista primeiro lugar na Taça do Mundo
A judoca portuguesa Ana Hormigo ficou este sábado no primeiro lugar na sua categoria na Taça do Mundo de judo que decorre em Odivelas.
Hormigo venceu na categoria de -48 kg, batendo a italiana Valentina Moscatt por ippon, a 1.20m do final do tempo.
"A BOLA"

e bolos "recheados"???
Cadeias: 
Visitas só podem levar um quilo de comida
Acabaram-se os sacos cheios de produtos alimentares e de volumes de tabaco à entrada das cadeias. Se o Regulamento Geral dos Estabelecimentos Prisionais (RGEP) for levado à letra, a partir de hoje as visitas só podem levar um quilo de comida por semana. Quanto ao tabaco, terá de ser comprado na cantina ou através das máquinas automáticas.
Os guardas prisionais temem que as novas medidas provoquem um aumento da tensão nos estabelecimentos, pois até agora "não foram dadas informações às visitas" sobre as novas regras, disse ao Correio da Manhã um elemento do corpo penitenciário.
O tipo de alimentos que podem entrar nas prisões será determinado por despacho do Director-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP). Mas uma coisa é já mais do que certa, de acordo com o RGEP: "Os alimentos são entregues em saco de plástico e embalados em material que não constitua risco para a segurança da cadeia." E não são admitidas embalagens de vidro, metal ou outras "que não permitam a visualização do seu interior ou a pesquisa e análise fácil do seu conteúdo sem meios especializados", determina o regulamento.
Ou seja, deixam de poder entrar as tradicionais latas de salsicha e de atum, até agora toleradas em alguns estabelecimentos prisionais.
Com estas alterações, há reclusos que deixam de poder contar com o abastecimento alimentício em dia de visitas, o que, por vezes, lhes servia como moeda de troca nos negócios entre detidos. Há inclusive quem defenda que estas limitações, além de gerarem descontentamento e possíveis acções de protesto, irão penalizar o orçamento da DGSP, "fazendo-a gastar mais dinheiro em alimentação".
"CORREIO DA MANHÃ"

no pacote...
FMI alvo de ataque informático
O Fundo Monetário Internacional (FMI), que detém vasta informação sensível sobre a situação financeira de muitos países, foi alvo de um "complexo" ataque informático recente, noticia este sábado o 'New York Times'.
O Fundo Monetário Internacional (FMI), que detém vasta informação sensível sobre a situação financeira de muitos países, foi alvo de um "complexo" ataque informático recente, noticiou este sábado o 'New York Times'..
Segundo o diário, o ataque informático foi revelado em informação interna do FMI circulada na quarta-feira e foi considerado "complexo" e de dimensões ainda desconhecidas. "Trata-se de uma falha (de segurança) muito grande", disse ao New York Times um dos funcionários do FMI, que referiu que o ataque ocorreu ao longo dos últimos meses. David Hawley, porta-voz do FMI, referiu que o incidente está a ser investigado, mas que a instituição internacional opera em pleno". O FMI coordena os programas de resgate de Portugal, Grécia e Irlanda, tendo também em sua posse informação sensível sobre outros países, bem como outros dados que podem afectar os mercados.
"SÁBADO"

para andar a "toque de caixa"
Acordo político entre PSD e CDS está fechado
O acordo político entre PSD e CDS-PP está fechado. Para o fim-de-semana ficam reservados apenas alguns acertos para que na segunda-feira já haja fumo branco. Segundo o i apurou, "a missão está cumprida" e faltam apenas "algumas afinações finais" para que o documento político, que teve como base o acordo de 2002 de Durão Barroso, fique concluído.
As negociações políticas, base para a convivência entre os dois partidos no governo e no Parlamento, ficam assim encerradas antes de conhecidos os resultados finais das eleições no dia 15 de Junho. Já as negociações para elaborar o programa de governo devem acabar no início da semana. Cavaco Silva pediu urgência na formação do novo executivo e, dias antes de chamar a Belém os líderes partidários para poder indigitar Passos Coelho como primeiro-ministro, já vai ter um sinal de entendimento. Cavaco tem audiências marcadas com os cinco partidos com assento parlamentar na terça e quarta feira.
Também para esses dois dias estão marcados encontros entre os chefes de gabinete de Passos Coelho e José Sócrates, para passagem de testemunho. Os dois líderes não têm encontro marcado na agenda. Passos já escolheu o novo chefe de gabinete, Feliciano Barreiras Duarte, que o representará na reunião com Guilherme Dray, chefe de gabinete de Sócrates. Barreiras Duarte é actualmente chefe de gabinete de Passos no PSD.
"i"

não tínhamos abolido a escravatura????
Portugal, século XXI: há escravos 
levados das Beiras para Espanha
Os novos "negreiros" são famílias que encaminham indigentes para explorações agrícolas espanholas. 
Dormem acorrentados, passam fome e não recebem

A imagem de pessoas agrilhoadas, espalhadas pelo chão, espancadas, doentes e famintas remete o imaginário para outros séculos, quando navios sulcavam o Atlântico carregados de negros que, já na América ou na Europa, haveriam de trabalhar como escravos até morrerem. Mas não é aos séculos XVI ou XVII que este relato se refere. Nesta história, não há um oceano pelo meio. Não se salta de continente para continente. Há apenas Portugal e Espanha. Não foi há 300 ou 400 anos. Acontece nos dias de hoje. Há escravos portugueses em Espanha.
São 12 os escravos desta história e quatro os "negreiros". É uma história de miséria, de maldade premeditada. O relato do abandono a que estão votados os mais desfavorecidos. Um retrato de uma zona do país que muitos não sabem existir e em que, porventura, não vão acreditar. Mas é dele que fala o acórdão de 7 de Abril deste ano lavrado no Tribunal do Fundão, que resultou na primeira condenação de sempre por escravatura sentenciada em Portugal.
Há nesta história um grupo de pessoas más. Uma família (os pais nascidos em Portugal, o filho em Espanha, onde todos residem) que mantém ligações à Beira Baixa. Que corre as cidades, vilas e aldeias em demanda de gente pobre. De "indigentes", diz a Judiciária, referindo-se a um leque de homens de "fracos conhecimentos cognitivos", com "hábitos alcoólicos" e "provenientes de famílias desestruturadas".
António José Fortunato Maria, vulgarmente conhecido por "Tó Zé Cigano", é o principal membro da família esclavagista. Enquanto os seus pais estão em Espanha, na zona de Valladolid, ele ciranda de carro à procura de quem levar para as herdades espanholas, que precisam de mão-de-obra.
"PÚBLICO"

Sem comentários:

Enviar um comentário