08/06/2011

TENHA UM BOM DIA............


...que vem aí uma maioria de truz


COMPRE JORNAIS



assim fala quem gastou 
        7 000 euros dia num hotel
Prazos negociados 'são para cumprir'
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, advertiu ontem que o cenário de transição política em Portugal não é desculpa para desrespeitar os prazos do programa de assistência financeira, e realçou as 'obrigações do Governo de gestão',
'Os dias ou semanas até à formação do novo Governo não são dias ou semanas para a administração pública portuguesa ficar parada. Há que continuar a fazer o trabalho, porque os prazos que foram negociados com a chamada «troika» são naturalmente para ser cumpridos', disse, em Estrasburgo, França.
O presidente do executivo comunitário disse estar 'informado de que se está a procurar formar um novo Governo no mais breve prazo', mas sublinhou haver 'um ponto importante a reter: é que há um Governo neste momento em Portugal, e o Governo de gestão tem obrigações'.
"O PRIMEIRODE JANEIRO"

 "tróikaram" intenções
Vítimas do tornado esperam apoios 
prometidos há seis meses
Seis meses depois do tornado que afectou os concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã, apenas o apoio ao abrigo do Fundo de Emergência Municipal foi concretizado.
O Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) ainda não abriu as candidaturas à anunciada linha de crédito que iria apoiar as empresas afectadas e os particulares esperam ainda saber se são ou não apoiados e em que montante.
Céptico, o presidente da câmara municipal de Ferreira do Zêzere, Jacinto Lopes, disse, terça-feira, à agência Lusa ter dúvidas de que estes apoios venham a ser concretizados.
Fonte do Governo Civil de Santarém disse à Lusa que, no caso do IAPMEI, apesar dos Ministérios da Administração Interna e da Economia terem emitido o respectivo despacho, o mesmo não aconteceu com o Ministério das Finanças, o que mantém o processo parado.
Quanto aos particulares, adiantou que o levantamento das situações foi feito, sendo o próximo passo a notificação às pessoas que não serão apoiadas no âmbito da Conta de Emergência anunciada após a calamidade natural que atingiu os três concelhos, danificando um total de mais de 800 habitações.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

tem valor
Telma Monteiro e a Taça do Mundo: 
«Está muita coisa em jogo»
A judoca Telma Monteiro reconhece que não está no melhor momento de forma mas reitera o objectivo de vencer a Taça do Mundo feminina, que vai decorrer nos dias 11 e 12 de Junho em Odivelas.
«É uma prova muito importante porque conta para o apuramento olímpico. Estamos a jogar em casa e queremos ganhar. Está muita coisa em jogo», disse em declarações ao site do Benfica, afirmando que esta é «uma oportunidade para atletas mais jovens se mostrarem e de, eventualmente, conseguirem o apuramento para o Campeonato do Mundo».
«Sinceramente não me sinto no meu melhor momento, pois já estive melhor no início do ano. Sei que a competição está com um nível elevado, mas o objectivo passa sempre por vencer ou no mínimo chegar ao pódio», confessou, mostrando-se confiante no seu valor: «Não tenho preferência pela adversária. Sei que estarão judocas muito fortes, mas eu sou vice-campeã do Mundo e n.º 2 do Mundo e como tal tenho aspirações a triunfar.»
"A BOLA"

agiota-ó-independente
Magistrada acusa Amadeu de “agiotagem”
A ex-mulher do arguido do caso Universidade Independente Rui Verde disse ontem que Amadeu Lima de Carvalho, outro arguido, tinha forjado uma procuração sua e acusa-o de "esquema de agiotagem", garantindo que não conhecia os negócios entre ambos.
A juíza Isabel Pinto de Magalhães, que está a ser julgada na Relação de Lisboa por um crime de branqueamento de capitais e dois de falsificação de documentos, continuou a ser ouvida, como assistente, no julgamento do caso principal da UnI. Isabel Pinto de Magalhães disse que apenas em 2005 teve conhecimento dos negócios entre Lima de Carvalho e Rui Verde, e reiterou que Lima de Carvalho se tornou credor de Rui Verde em mais de 3 milhões de euros, por via do esquema de agiotagem, com juros de 20 a 100 por cento.
"CORREIO DA MANHÃ"

que admiração...
Há cada vez menos gente a querer viver em Portugal
Mais saídas, menos entradas, 
mais mortes, menos bebés. 
População cai pela primeira vez em 19 anos

Não é só aos olhos dos portugueses que o País está menos atractivo. No ano passado vieram para Portugal 27.575 pessoas, o número mais baixo desde pelo menos o início do século, que corresponde a quase um terço do que foi verificado em 2001. O facto desta evolução ocorrer numa altura em que aumentam as saídas do País, e em que os nascimentos são inferiores aos óbitos, contribuiu para gerar no ano passado uma situação inédita em quase duas décadas: a população residente caiu, ainda que de forma muito ligeira, de acordo com os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE).
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

partidocracia acima do país
Negociações entre CDS-PP e PSD 
começaram com braço-de-ferro
Hoje Paulo Portas e Passos Coelho vão ter a primeira reunião formal. O peso dos dois partidos no governo tornaram os primeiros contactos tensos
Os primeiros contactos entre o líder do PSD e o CDS-PP não foram totalmente pacíficos, sabe o i. Apesar de Passos Coelho e Paulo Portas saberem que a formação do governo tem de ser rápida, ambos mostraram pouca flexibilidade nas conversas trocados nos últimos dois dias no que toca ao equilíbrio de poderes no futuro governo. O PSD não quer ceder demasiado espaço aos centristas num executivo que será mais reduzido. Já o CDS-PP, à semelhança do que defendeu Paulo Portas na noite eleitoral, considera que o partido reforçou, em muito, os votos em comparação com as eleições de 2002, não podendo ficar reduzido ao mesmo número de pastas (três ministérios negociados com Durão Barroso). A experiência autárquica dos dois partidos, que se têm apresentado em coligação em diversas câmaras, pode servir de inspiração a um entendimento. Há ainda questões programáticas na base de algumas divergências entre os dois partidos, com o PSD a fazer questão de afirmar que foi o programa social-democrata o vencedor das eleições.
"i"

alguns,não muitos, 
         precisam de internamento
Todos os taxistas vão mesmo ter de fazer exames psicológicos até Janeiro de 2012
Todos os taxistas vão mesmo ter de fazer testes psicológicos, até Janeiro do próximo ano, depois do Provedor de Justiça ter considerado que a lei que o determina não é inconstitucional, segundo representantes desta profissão.
A decisão do Provedor de Justiça surgiu após a Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) ter solicitado um parecer com o objectivo de requerer ao Tribunal Constitucional a apreciação da constitucionalidade da lei que obriga todos os motoristas a submeterem-se a testes psicológicos.
Com esta medida, a ANTRAL pretendia contrariar uma determinação do decreto-lei 313/2009, que entrou em vigor há mais de um ano e obriga a que os taxistas, entre outros profissionais, se submetam a avaliação médica e psicológica até Janeiro de 2012.
Esta obrigatoriedade refere-se, nomeadamente, aos taxistas com carta de condução anterior a 1998, altura em que passou a ser obrigatória esta avaliação para obter carta de condução para veículos de categoria B (caso dos taxistas).
A ANTRAL discorda desta obrigatoriedade que, segundo o seu presidente, “só serve para gastar dinheiro”. De acordo com Florêncio Almeida, cada exame custa cerca de 60 euros.
Este dirigente associativo discorda do carácter retroactivo da lei – que se refere aos motoristas com cartas de condução anteriores a 1998.
"PÚBLICO"

vá à Ericeira
Surf: Tiago Pires vai surfar ondas da sua praia
“A praia onde mais surfei e cresci”. É assim que o melhor surfista português, Tiago “Saca” Pires, descreve a Ribeira d’Ilhas, praia na Ericeira que recebe de 14 a 19 deste mês o QuickSilver Pro, primeira competição do Campeonato do Mundo desta época a realizar-se na Europa, com um prize-money de 250.000 dólares (cerca de 180.000 euros).
Neste evento, agora classificado como “prime”, competirão 96 surfistas, entre os quais 13 do circuito WCT, que têm oportunidade de lutar por “pontos valiosos” que lhes permitam subir na hierarquia mundial.
"RECORD"

que (de)segurança
Ninguém fiscaliza instalações de gás
Só são obrigatórias as inspecções periódicas a instalações de gás com mais de 20 anos. Bombeiros e Deco criticam.
Em Portugal não são feitas inspecções periódicas às instalações de gás nem há nenhuma entidade pública que se responsabilize por essa fiscalização.
"Nos termos da lei só é obrigatória a inspecção periódica de cinco em cinco anos para instalações de gás com mais de 20 anos e que não tenham sido objecto de remodelação", referiu ao DN Ana Tapadinhas, coordenadora do departamento jurídico da Deco -Associação de Defesa do Consumidor. "Defendemos a necessidade de alterar a lei tornando obrigatória essa inspecção periódica para toda e qualquer instalação de gás."
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

estes velhos também já pagaram
Há 3,7 pessoas a trabalhar para cada pensionista
Envelhecimento da população 
pressiona Segurança Social
O envelhecimento da população está cada vez mais a fazer pressão sobre a Segurança Social: no ano passado, por cada idoso havia 3,7 pessoas a trabalhar, contra quatro registadas há sete anos. E a tendência é para piorar. O dado integra as estimativas sobre a população residente do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgadas ontem.
Segundo os dados do INE, o índice de dependência dos idosos - que mede a relação entre a população com 65 ou mais anos e o número de pessoas entre os 15 e os 64 anos - atingiu os 27,2 pontos no ano passado, contra 26,7 no ano anterior. Contas feitas, significa que "por cada idoso, havia no ano passado 3,7 trabalhadores", explica ao Diário Económico o especialista em Segurança Social e professor na Universidade Católica Miguel Gouveia.
"Cada vez há menos pessoas a trabalhar para ‘sustentar' cada pensionista. O envelhecimento da população vai continuar e estamos cada vez mais longe de chegar a uma situação estável", sublinha Miguel Gouveia.
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Sem comentários:

Enviar um comentário