07/06/2011

TENHA UM BOM DIA


... se calhar os ratos 
              elegeram gatos


COMPRE JORNAIS


uma pequena ilegalidade
Cavaco Silva convida Passos a formar Governo 
antes dos resultados oficiais
O presidente da República incumbiu esta segunda-feira o líder do PSD de "desenvolver de imediato diligências" para "propor uma solução governativa" com apoio parlamentar maioritário, a ser comunicada ao chefe de Estado "antes da publicação do mapa oficial" dos resultados eleitorais.
"Tendo o Partido Social Democrata vencido as eleições de ontem, elegendo o maior número de deputados, o presidente da República incumbiu hoje o presidente da Comissão Política Nacional, doutor Pedro Passos Coelho, de desenvolver de imediato diligências com vista a propor uma solução governativa que disponha de apoio parlamentar maioritário e consistente", comunicou a Presidência.
Na declaração lida pelo chefe de Casa Civil, Nunes Liberato, Belém informou que "precedendo a indigitação do primeiro-ministro, aquelas diligências devem ser realizadas com a maior celeridade possível".
Os "resultados" dessas diligências devem ser "comunicados ao presidente da República antes da publicação do mapa oficial do acto eleitoral pela Comissão Nacional de Eleições".
"O presidente da República confia no sentido de responsabilidade e abertura ao diálogo de todas as forças partidárias, de modo a que Portugal disponha de condições políticas para enfrentar a grave situação económica e social em que se encontra", transmitiu Nunes Liberato.
A publicação do mapa oficial dos resultados só poderá acontecer após o apuramento dos votos da emigração, que serão contados no dia 15 de Junho.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

precisamos dele
Nélson Évora regressa em Turim
Depois de cancelar a participação no «Meeting» de Roma devido a um problema num adutor, Nélson Évora está apto para regressar à competição estando inscrito nas provas de triplo-salto em Turim, agendadas para o próximo sábado.
«O objectivo do Nelson é, após um pequeno interregno devido a lesão, testar a sua forma física e ganhar ritmo para os eventos futuros», referiu João Ganso, treinador do campeão olímpico, em declarações ao site do Benfica.
Com várias competições importantes até ao final da temporada, João Ganso considera prematuro avançar com uma previsão quanto a uma resultado no «Meeting» de Turim: «O Nelson sente-se bem, mas é difícil dizer que marca vai conseguir, porque não compete há algum tempo.»
"A BOLA"

"tachos" a mais, gestão a menos
Prejuízo de 773,4 milhões de euros
O prejuízo das empresas públicas de transportes Refer, Metro do Porto, CP, Carris e STCP aumentou em mais de 200 milhões de euros em 2010, face ao ano anterior, atingindo os 773,4 milhões de euros
Segundo os relatórios e contas divulgados pelas cinco empresas, a CP foi a transportadora que registou um maior agravamento dos prejuízos em 2010.
A transportadora ferroviária encerrou o ano com um resultado líquido negativo de 195,1 milhões de euros, um valor que compara com os 72,8 milhões de euros de prejuízo registados no ano anterior.
A Refer, gestora da infra-estrutura ferroviária, agravou o prejuízo de 120,5 milhões de euros para 146,5 milhões de euros em 2010.
A norte, o Metro do Porto agravou o prejuízo em 57,9 milhões de euros de 2009 para 2010, para 251,7 milhões de euros.
No transporte rodoviário, o prejuízo da Carris subiu de 41,5 milhões de euros em 2009 para 42,2 milhões de euros em 2010.
Já a Sociedade dos Transportes Colecivos do Porto (STCP) também agravou o prejuízo, que aumentou de 553 milhões de euros em 2009 para 773,4 milhões de euros no ano passado.
Feitas as contas, os prejuízos das cinco empresas de transportes ascenderam a 773,4 milhões de euros, o que traduz uma subida de 220,4 milhões de euros, em relação aos resultados líquidos negativos de 553 milhões de euros registados em 2009.
No âmbito das empresas públicas de transportes, falta ainda conhecer os resultados líquidos de 2010 do Metropolitano de Lisboa e grupo Transtejo (que inclui a Soflusa), que ainda não foram divulgados.
"CORREIO DA MANHÃ"

chama-se "tirar o tapete"
Financiamento dos bancos às famílias 
portuguesas nunca foi tão baixo
Os bancos portugueses estão a cortar nos 
empréstimos às famílias portuguesas, mas 
aumentaram o 
financiamento às empresas, 
sobretudo às grandes
Os empréstimos concedidos pelos bancos portugueses à economia nacional aumentaram em Abril pelo segundo mês consecutivo, em resultado do aumento do financiamento às grandes empresas, já que os empréstimos às famílias recuaram para mínimos históricos.
De acordo com os dados do Banco de Portugal, o financiamento total à economia aumentou 4,9% face a Março, para um total de 4,66 mil milhões de euros, um valor que também representa uma subida face a Abril do ano passado (11,8%).
Apesar desta subida no financiamento total, os empréstimos às famílias portuguesas sofreram uma queda no mês em que Portugal solicitou ajuda externa, um processo que vai obrigar os bancos portugueses a reforçarem os seus rácios de capital e a desalavancarem o seu balanço.
Os novos empréstimos concedidos em Abril às famílias portuguesas atingiu 1,05 mil milhões de euros, um valor que representa uma queda mensal de 11,1% e um mínimo desde que estes dados são recolhidos pelo Banco de Portugal, em 2003.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

têm a certeza???
Surto de E. coli. Bruxelas rejeita 
tese de atentado bioterrorista
Pepinos, tomate, alface, rebentos de soja, de brócolos e lentilhas: a lista de potenciais vegetais contaminados com a estirpe agressiva de E. coli - que em duas semanas matou 23 pessoas e infectou mais de 1600 - está cada vez mais extensa, mas as certezas são tantas como no início do surto. Ontem as primeiras análises a 43 misturas de rebentos de leguminosas, produzidos no distrito de Uelzen, a 90 quilómetros de Hamburgo, revelaram resultados negativos. Na imprensa alemã, as críticas viraram-se para o início de mandato desastroso do ministro alemão da Saúde, Daniel Bahr, empossado a 12 de Maio. A tese paralela às investigações oficiais, de que este se trataria do primeiro atentado bioterrorista europeu, não está para já em cima da mesa. O porta-voz do Comissário Europeu da Saúde, Frédéric Vincent, garantiu ontem ao i não haver "indicação" de que a contaminação resulte de um ataque: "Não estamos a trabalhar nessa hipótese."
A imprensa britânica foi das primeiras a agarrar na tese de atentado bioterrorista, veiculada em sites alemães, para associar o surto de E. coli no Norte da Alemanha a uma recente revisão das recomendações nacionais para o reforço da vigilância da cadeia de distribuição de alimentos e bebidas, face à ameaça de grupos como a Al-Qaeda.
"i"

 6.226/ ano, 518/mês
Portugal perdeu quase 19 mil empresas 
em apenas três anos
Fragilizadas pela crise económica e incentivadas pela simplificação dos encerramentos, há actividades económicas que mostram sinais de grande debilidade. A Confederação Empresarial Portuguesa (CIP) exige que a situação seja resolvida pelo próximo Governo.
De acordo com dados do Ministério da Justiça, houve 112.709 dissoluções de empresas nestes três anos. Destas, perto de 60 por cento ocorreram por liquidação oficiosa. Um procedimento inscrito no programa Simplex e levado a cabo pelo Instituto dos Registos e Notariado, quando as sociedades deixam de cumprir obrigações, como redenominar o capital social para euros ou apresentar a declaração de IRC.
Apesar de desaparecerem dos ficheiros por acção administrativa, constam como dissoluções, até porque, mesmo que não tenham efectivamente fechado entre 2008 e 2010, constituem um encerramento. As restantes 45.516 empresas dissolvidas inserem-se no grupo das extinções normais, que acontecem, por exemplo, em caso de falência.
Nestes três anos, foram constituídas 94.030 sociedades em Portugal. Em 2010, houve uma subida de 5,2 por cento face ao período homólogo, mas o número de empresas criadas ficou aquém do nível de 2008 (32.899). Calculando as empresas criadas e as extintas, conclui-se que, neste período, o saldo foi negativo, resultado na perda de 18.679 sociedades.
Foi entre 2008 e 2009 que esta tendência se acentuou, até porque, nestes dois anos, os encerramentos oficiosos atingiram um pico. Das 89.077 dissoluções, 65 por cento corresponderam a “limpeza de ficheiros”. Já em 2010, fruto de uma diminuição significativa das extinções administrativas (que passaram a pesar apenas 48 por cento do total), o saldo passou a ser positivo, tendo havido mais empresas constituídas do que dissolvidas.
Não existem ainda dados comparativos de extinções e constituições relativos a 2011. No entanto, o Ministério da Justiça avançou ao PÚBLICO que, no primeiro trimestre deste ano, já foram dissolvidas 4471 empresas, das quais 1028 por via oficiosa.
"PÚBLICO"

muito bom
Júnior soma máximos absolutos no dardo
Um atleta júnior bater recordes nacionais absolutos tem sido uma raridade em Portugal. Nos últimos 30 anos, apenas o haviam conseguido Luís Barroso (ainda juvenil em 1983!), nos 100 e 200 m, e Mário Aníbal (júnior em 1990 e 1991), no decatlo. Agora, foi a vez de o benfiquista Tiago Aperta, no dardo, com 73,21 conseguidos no Meeting de Leiria, a 22 de maio, e 73,82 obtidos no Meeting de Alcanena, sábado passado.
“Estava a conseguir lançamentos de 71 e 72 metros nos treinos e, como nas provas fazemos sempre mais… esperava pelo menos aproximar-me do recorde”, afirma o atleta, de 19 anos, natural de Abrantes e que reside no Centro de Alto Rendimento do Jamor desde a época passada, passando então a ser treinado por Carlos Fernandes, curiosamente o treinador do anterior recordista, Elias Leal.
"RECORD"


estamos no SEC XXI!!
Beira Interior
Desapareceram das aldeias e eram escravizados
PJ detém sete suspeitos que terão 
escravizado 23 pessoas, agora resgatadas

Carlos Matos desapareceu há três semanas e não levou o cão, companheiro inseparável dos dias de álcool e solidão. Em Pinheiro de Ázere, uma pequena freguesia do concelho de Santa Comba Dão, o povo estranhou e participou o desaparecimento.
Na aldeia comenta-se que o homem foi levado para a apanha do morango. Um sumiço quase idêntico ao de outras 23 pessoas que desapareceram das aldeias da Beira e que foram resgatadas de quintas em Espanha pela Polícia Judiciária. Algumas destas pessoas estavam desaparecidas desde 2007 e foram levadas para Espanha pela mesma família, sete indivíduos acusados de tráfico de pessoas.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

a democracia funciona
Regulador recebeu em média mais de 
22 queixas de doentes por dia
Tempos de espera representam 
27% do total de reclamações

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu, em média, mais de 22 queixas por dia ao longo de 2010. De acordo com o relatório de actividades deste organismo, o ano passado deram entrada na ERS 8188 reclamações, o que significa um aumento de quatro por cento em relação ao número de queixas apresentadas em 2009, avança hoje o 'Público'.
Os tempos de espera, com 2210 reclamações, foram o principal motivo das queixas, representando 27% do total. A qualidade da assistência administrativa e dos cuidados de saúde surge a seguir com, respectivamente, 2037 (25%) e 1225 (15%).
Do total de reclamações recebidas, 6600 viram a sua análise concluída no ano passado, sendo que mais de metade das reclamações foram arquivadas "porque os utentes consideraram razoáveis as alegações dos prestadores, abstendo-se de apresentar contestação, não tendo também a ERS considerado versarem sobre matéria grave e carecendo de diligências suplementares", lê-se no relatório.
Em 1124 (14%) dos processos de reclamação terminados "houve garantia por parte dos prestadores de que seriam adoptadas medidas correctivas" e em 186 a situação foi resolvida, seja porque o que deu origem à reclamação foi ultrapassado ou porque a "pretensão não tinha qualquer fundamento".
"DIÁRIO ECONÓMICO"

era melhor...
TAP permite alterações aos bilhetes
A TAP está a tomar 'todas as medidas para minimizar o impacto junto dos passageiros com viagens programadas para as datas', da greve dos tripulantes de cabine. As paralisações estão agendadas para os dias 18, 19, 20, 25 e 26 de junho e 1, 8, 15, 22 e 29 de julho. Assim, a operadora aérea informa que, para bilhetes emitidos para viagens nos dias abrangidos pelo pré-aviso de greve, 'são permitidas alterações sem penalização, dentro da mesma cabine (Económica/Executiva) e dentro da validade do bilhete (1 ano a contar da data de emissão) caso todos os voos sejam operados pela TAP (voos puros equipamento TAP/Portugália)', Além disso, a transportadora permite ainda 'alterações de rota para o mesmo destino', A TAP relembra que os voos operados pela Portugália não são abrangidos pelo pré-aviso de greve.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Sem comentários:

Enviar um comentário