02/06/2011

TENHA UM BOM DIA....



... os políticos não precisam 
                          de fazer greve, 
                                      têm tudo!!!



COMPRE JORNAIS

andam a aldrabar
Governo prometeu "corte significativo" 
da TSU ao FMI
O governo português comprometeu-se com o Fundo Monetário Internacional (FMI) a fazer um "corte significativo" das contribuições das empresas para a Segurança Social (taxa social única), confirma a carta de intenções enviada por Portugal ao FMI, divulgada ontem. Este compromisso aparece pela primeira vez com a assinatura de dois altos responsáveis portugueses - o ministro das Finanças e o governador do Banco de Portugal - e contraria as garantias de um corte "pequeno" e "gradual" dadas por José Sócrates durante a campanha eleitoral.
"Um objectivo crítico do nosso programa é melhorar a competitividade", asseguram o governo e o Banco de Portugal ao FMI, numa passagem realçada a negrito. "Isto vai envolver uma redução significativa [''major reduction''] nas contribuições sociais dos empregadores", garante Portugal pela mão do ministro das Finanças e do governador do BdP.
Este compromisso aparece num anexo à carta, o Memorando de Política Económica e Financeira, documento que reúne os principais objectivos e políticas económicas acordadas com o FMI. A expressão "major reduction" constava na versão preliminar (3 de Maio) do Memorando, tendo sido retirada nas versões posteriores. Uma versão mais vaga daria ao próximo governo uma eventual margem para negociar a magnitude da medida que foi uma imposição do FMI e não da União Europeia (como admitiu esta semana Maria João Rodrigues, conselheira da Comissão Europeia).
"i"

justo
Estagiários passam a ter subsídio de 419 euros
Os estágios profissionais com duração superior a três meses passarão a ser obrigatoriamente remunerados e a descontar para a Segurança Social. Os estágios não remunerados passam a ser proibidos.
A medida está prevista no diploma hoje publicado, que entra em vigor na próxima segunda-feira para a generalidade dos estagiários e em Setembro para os estágios obrigatórios para aceder a determinadas profissões. Tanto uns como outros passarão a ter direito a um subsídio de estágio no valor mínimo de 419,22 euros (correspondente ao indexante dos apoios sociais), a subsídio de refeição e a seguro.
Além disso, todos os estágios não podem ter uma duração superior a 12 meses nos casos normais e a 18 meses quando está em causa o acesso a determinada profissão e têm que ser sujeitos a um contrato escrito. Os estagiários têm que obrigatoriamente ter um orientador na empresa e entidade e passam a descontar para a Segurança Social. Os descontos já tinham sido estabelecidos em legislação anterior relativa aos estágios profissionais subsidiados pelo Estado e agora é estendida a todos os estágios, frisou à Lusa o secretário de Estado do Emprego, Valter Lemos.
"PÚBLICO"

força
Favoritas mesmo sem Jessica
Apesar de não poder contar com Jessica Augusto, de luto por morte do pai, a Seleção Nacional feminina tem boas possibilidades de voltar a ganhar a Taça da Europa de 10.000 m que se realiza sábado em Oslo. Com Dulce Félix e Sara Moreira(na foto) a lutarem pela vitória individual, a Seleção terá de contar depois, para a luta coletiva, com uma das três restantes atletas – Filomena Costa, Doroteia Peixoto ou Mónica Silva –, qualquer delas gastando normalmente mais dois minutos que as melhores (a classificação é feita pela soma dos três melhores tempos de cada equipa).
Estão inscritas 38 atletas mas apenas cinco países com um mínimo de três elementos: para além de Portugal, Bielorrússia, Espanha, Itália e Turquia. Além de Dulce e Sara, há mais três atletas com menos de 32 minutos como recorde pessoal: a francesa Christelle Daunay, a alemã Sabrina Mockenhaupt e a húngara Kriztina Papp. Mas não são menos candidatas a turca Alemitu Bekele, campeã europeia de 5.000 m, e a britânica Helen Clitheroe, recente campeã europeia de 3.000 m em pista coberta, com 37 anos.
"RECORD"

será feminismo???
30 raparigas em prisões de menores
Número de jovens internadas em centros educativos subiu 30% num ano, mais do que de 2008 para 2010.
O número de raparigas em centros educativos subiu para 30 no primeiro semestre deste ano, o que representa um aumento de 30% em relação a todo o ano de 2010, em que se encontravam 23 raparigas nas oito "prisões" do País criadas para menores com idades até aos 16 anos quando cometeram crimes.
Os dados de 2011 foram avançados ao DN pelas direcções-gerais da Reinserção Social e da Política da Justiça.
O número de raparigas internadas cresceu mais num ano do que entre 2008 e 2010, em que o aumento de internados do sexo feminino foi de 15% (de 20 para 23 raparigas). A maioria das jovens está acusada de furto e roubo e crimes contra o património. A seguir, estão os crimes contra pessoas - agressões físicas, que são 24% dos casos, segundo avançou ao DN o subdirector-geral da Reinserção Social, Luís Couto.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

alarmismo serve os alemães
Consumo de legumes em Portugal 
cai 90% em sete dias
Para além dos pepinos também o consumo de tomate baixou 20%, após as notícias sobre alegados problemas com os pepinos espanhóis.
Portugal já registou uma quebra acentuada no consumo de legumes crus, em especial de pepino durante a última semana. Segundo Manuel Évora, presidente da Portugal Fresh, o consumo de pepinos e curgetes caiu 90% e a quebra em outros produtos hortícolas, como a alface e o tomate, rondou os 20%.
Esta quebra de consumo vem no seguimento da morte de 17 pessoas - 16 na Alemanha e uma na Suécia - e do contagio de 1.500, provocado pela epidemia da bactéria ‘E.Coli' que já levou a países como a Áustria, a Bélgica e a Rússia a fechar a porta a vários produtos espanhóis.
No entanto, em Portugal ainda não foi detectado nenhum contágio e a Direcção Geral de Saúde garante não ter conhecimento de qualquer caso deste género. Ainda assim, o organismo considerou que o Síndrome Hemolítico Urémico constitui um alerta de saúde pública, tendo já deixado orientações aos hospitais para a detecção precoce e tratamento de eventuais casos que possam ocorrer em território nacional. Entretanto, os especialistas do Instituto Ricardo Jorge já começaram a analisar várias amostras de pepinos produzidos em Portugal para detectar a presença da bactéria.
"DIÁRIO ECONÓMICO"

esclareçam, é urgente
Cidadãos com carta sobre a Casa Sol
Um grupo de cidadãos em defesa da Casa Sol entregou, ontem, na Presidência da República, uma carta-aberta em que alerta para 'o grave problema que se viveu, vive e viverá', naquela instituição que acolhe crianças seropositivas. Cerca de 15 pessoas manifestaram-se no Palácio de Belém, empunhando cartazes com frases como 'Exigimos Justiça rápida e justa', e 'Não aos maus-tratos de quem já sofre muito', relembrando denúncias de maus tratos na instituição. A instituição refutou, depois da manifestação, todas as acusações.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

cuidado redobrado
Dez concelhos com risco elevado de incêndio
Dez concelhos de Portugal continental estão, esta quinta-feira, com risco elevado de incêndio, o terceiro mais grave de uma escala de cinco, segundo o Instituto de Meteorologia.
Os distritos de Bragança e Porto têm três concelhos com alerta elevado, o distrito da Guarda tem dois e os distritos de Castelo Branco e Santarém, um.
O risco de incêndio determinado pelo Instituto de Meteorologia engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".
O seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
De acordo com a informação disponibilizada pelo site da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), na quarta-feira registaram-se 77 incêndios florestais, os quais foram combatidos por 624 bombeiros, apoiados por 169 veículos.
As temperaturas máximas previstas são de 28 graus Celsius no Porto e Lisboa, 19º em Ponta Delgada, 27º em Faro e 24º no Funchal.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

que arbitre bem
Árbitro turco no Portugal-Noruega
O árbitro turco Cuneyt Cakir foi nomeado pela UEFA para dirigir o encontro entre Portugal e Noruega do próximo sábado (21 horas), na Luz, referente ao Grupo H de apuramento para o Euro-2012.
Cakir, agente de seguros de 44 anos, já dirigiu três encontros com equipas portuguesas: no ano passado, apitou a vitória (4-3) do Nacional da Madeira sobre o Zenit do play-off da Liga Europa; no Euro-2007 de sub-19 dirigiu o empate (1-1) entre Portugal e Espanha; e esteve na vitória (2-1) do FC Porto sobre o IFK Gotemburgo da fase de grupos da Liga dos Campeões, há 14 anos.
"A BOLA"

crise???
Mariscada reforça espírito de grupo
Uma mariscada num luxuoso restaurante em Peniche foi a ementa do almoço de ontem da selecção portuguesa de futebol, que está concentrada em Óbidos a preparar o jogo de sábado no Estádio da Luz (21h00) com a Noruega, decisivo para a qualificação do Euro’2012.
A semana de estágio tem sido descontraída, de forma a tirar a pressão de cima dos jogadores perante um jogo que pode levar a selecção nacional ao primeiro lugar do grupo H. O staff do hotel impediu que o autocarro fosse seguido. A cancela do parque de estacionamento da unidade hoteleira não foi levantada durante mais de cinco minutos. Uma viatura da GNR esteve depois imobilizada no meio da estrada outros cinco minutos.
"CORREIO DA MANHÃ"

a pepineira alemã...
Portugal pede indemnizações a Bruxelas 
por prejuízos com os pepinos
A epidemia provocada pela bactéria E.coli na Alemanha, e que já matou 17 pessoas naquele país, foi associada pelas autoridades alemãs aos pepinos espanhóis. Uma teoria que já foi considerada errada pelos mesmos responsáveis.
Este factor levou a que os consumidores deixassem de comprar pepinos espanhóis e portugueses. Espanha anunciou ontem que ia avançar com um pedido de indemnização à União Europeia devido aos prejuízos causados por isto.
O ministro da Agricultura português, António Serrano, revelou hoje à TSF estar preocupado com os prejuízos causados a Portugal e diz que também vai avançar com um pedido de indemnização.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Sem comentários:

Enviar um comentário