22/05/2011

TENHA UM BOM DOMINGO

.
...e não vá em cantigas


COMPRE JORNAIS E REVISTAS

arrasou...
Ronaldo bisa na Bota de Ouro
Cristiano Ronaldo prepara-se para alcançar a segunda Bota de Ouro da carreira, depois da conquista em 2007/08. O internacional português foi o melhor marcador do campeonato espanhol com 41 golos e, para o madeirense perder o troféu, Di Natale teria de marcar mais de 10 golos na última jornada do campeonato italiano...
"RECORD"

pinderiquiçe
Polícias, escolas e hospitais 
sem material de trabalho
Esquadras que têm de pedir a outras para imprimir documentos e centros de saúde sem pensos são exemplos de falhas que afectam sobretudo os cidadãos.
Já há esquadras do Porto onde é preciso chamar o carro-patrulha para ir a outra esquadra imprimir ou fotocopiar documentos, devido à falta de toners e papel nas impressoras. A denúncia é do presidente do sindicato da PSP, Paulo Rodrigues, e vem juntar-se a uma série de outras que mostram como os cortes estão a afectar o dia-a-dia dos serviço públicos. "Cortes cegos", argumenta. Que afectam, consequentemente, a eficácia e os serviços prestados aos cidadãos, alerta o fiscalista Tiago Caiado Guerreiro. "Sem uma restruturação e perante a necessidade cortar, vamos assistir à degradação dos serviços." Piores hospitais, piores escolas, piores polícias...
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

este assume o nome...
Partido Pirata 
quer tornar downloads legais em Portugal
O movimento Partido Pirata Português está a juntar assinaturas para se tornar um partido político e propor a legalização da partilha de música, filmes e livros na Internet.
O movimento Partido Pirata Português está a juntar assinaturas de cidadãos para se tornar um partido político e propor a legalização da partilha de música, filmes e livros na Internet, disse à Lusa um dos fundadores.
"Estamos em fase de recolha de assinaturas", disse André Rosa, lembrando que são precisas 7.500 assinaturas para constituir um partido político em Portugal, como já aconteceu em 40 outros países do mundo.
Para já o movimento conta apenas com "200 e tal assinaturas", mas já defende aquilo que chama 'bandeiras-chave'.
"Defendemos a reformulação dos direitos de autor para [encarnar os princípios que tinha] quando foram criados, a abolição das patentes e a transparência política", referiu o responsável.
Downloads legais
Uma posição que, na prática, visa tornar legais os downloads de músicas, filmes ou livros porque "a cultura deve ser partilhada", defende André Rosa.
Ainda assim, o movimento ressalva acreditar que os artistas devem ser remunerados pelo seu trabalho, sublinhando que, com a Internet, quem deixa de receber não são os autores mas as editoras.
"Os artistas nunca ganharam muito dinheiro porque as editoras é que ficam com ele"
"Os artistas nunca ganharam muito dinheiro porque as editoras é que ficam com ele. Muitas vezes até quem tem os direitos de autor são as editoras e não os próprios artistas", explica o promotor do Partido Pirata.
A questão "é que a Internet veio substituir as editoras e hoje um artista pode colocar à venda a sua própria música no seu próprio site e os que já o fizeram receberam muito mais dinheiro com concertos e 'merchadising' do que os que têm editoras por trás", disse.
Partido Pirata vs ACAPOR
O Partido Pirata Português tornou-se mais conhecido a partir do final do ano passado, quando contestou as denúncias de downloads ilegais feitas pela Associação de Comércio Audiovisual, de Obras Culturais e de Entretenimento de Portugal (ACAPOR).
Esta associação privada anunciou em dezembro passado que pretendia fazer mil denúncias por mês à Procuradoria-Geral da República para acabar com a impunidade dos que fazem download ilegais, sendo que, segundo a associação, são realizados anualmente cerca de 50 milhões de downloads por clientes das operadoras nacionais de Internet.
"O problema não é denunciar, é a forma como arranjaram as provas", criticou André Rosa, adiantando que "o IP [endereço que indica o local de um nó da Internet] é pessoal e, por si só, não identifica uma pessoa".
Por isso, acrescentou, "ou a ACAPOR tem software que espia as pessoas ou eles próprios andaram a piratear. De qualquer das formas houve recolha ilegal de dados de pessoas".
"EXPRESSO"

o trabalho não assusta
Um milhão já trabalha acima das 41 horas
Portugueses trabalham em média 37 horas 
semanais e alemães 35,7, segundo o Eurostat
Há mais de um milhão de portugueses que trabalham 41 ou mais horas por semana. São mais 25,5% do que há um ano, de acordo com o INE. A CIP propõe que a semana se estenda de 40 para 42 horas, apesar de Portugal estar à frente da Alemanha nesse indicador.
A semana arrancou com declarações polémicas de Angela Merkel sobre a necessidade de os países periféricos como Portugal terem menos dias de férias e concederem só aos 67 anos o direito a uma pensão de reforma. A chanceler alemã enganou-se nos dois casos, uma vez que Portugal vai no máximo aos 25 e no mínimo aos 22 dias de férias e a Alemanha apresenta 20 dias, mas é comum muitos sectores estenderem-se aos 30 dias por via da contratação colectiva. Quanto às reformas, é provável que Portugal chegue a uma média de 67 anos de idade antes da Alemanha.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

precisa-se firmeza
Vale do Sousa: Prisão preventiva para 7 suspeitos de associação criminosa e tráfico de armas
O Tribunal de Penafiel determinou no sábado à noite a prisão preventiva de sete dos 23 suspeitos de associação criminosa, tráfico de armas e extorsão detidos pela Polícia Judiciária na terça-feira na zona do Vale do Sousa.
Fonte policial disse à agência Lusa que neste grupo de arguidos encontram-se os dois que são considerados os cabecilhas do grupo.
Outros três suspeitos vão aguardar julgamento em regime de prisão domiciliária com vigilância eletrónica.
"VISÃO"

ai os machos
Homens mentem duas vezes mais 
do que mulheres
Um estudo feito pela 20th Century Fox Home Entertainment lá no Reino Unido revelou que os homens contam, em média, seis mentirinhas por dia. Ou 42 por semana. Ou 2184 por ano.
Já as mulheres mentem apenas três vezes ao dia. Ou 21 por semana. Ou 1092 por ano.
A mentira mais comum é a mesma para os dois sexos: “não tem nada de errado, eu tô bem”. Depois dessa, o ranking masculino inclui lorotas como “esse vai ser o meu último drink” e “não, você não fica gorda nessa roupa”. Já o top 10 de mentiras femininas inclui “nem foi tão caro assim” e o clássico “estou com dor de cabeça”.
"SUPER INTERESSANTE"

ainda mal abriu a porta
Luís Duque pronto a deixar Alvalade
Luís Duque pondera apresentar a demissão do cargo de administrador executivo da Sporting, SAD, devido a divergências funcionais na gestão do futebol do Sporting.
Aguardam-se para breve reuniões ao mais alto nível que clarifiquem em definitivo a situação de Luís Duque.
Nesta fase de preparação da nova temporada, a eventual saída do administrador executivo constituirá um rude golpe na estabilidade do clube, já que Duque foi o rosto da candidatura de Godinho Lopes para o futebol profissional.
"A BOLA"

justo
Museu Europeu 2011: 
Menção honrosa para Museu do Douro
O Museu do Douro, em Peso da Régua, foi uma das seis instituições que hoje receberam menção honrosa no Prémio Museu Europeu do Ano 2011, uma competição em que o Museu Galo-Romano de Tongeren, Bélgica, arrecadou a vitória.
Ao lado do museu português, as outras menções honrosas foram para a Experiência Musical Britânica, no Reino Unido, para o Museu do Artista e do Contador de Histórias, na Rússia, para o museu espanhol da Memória da Andaluzia, para o alemão Museu Nacional Schiller e para o Museu da Guerra Civil Finlandesa.
O prémio do Museu Europeu do Ano 2011 é organizado pelo European Museum Fórum, uma organização europeia independente e sem fins lucrativos criada nos anos 1970 para promover a qualidade das instituições museológicas.
"CORREIO DA MANHÃ"

a vida é dura
Programa de ajuda implica "sacrifícios" mas vai "gerar crescimento, empregos e oportunidades"
John Lipsky, director-geral interino do FMI, destaca 
que o programa para Portugal exclui 
os mais vulneráveis à austeridade

No comunicado onde anuncia a aprovação do empréstimo de 26 mil milhões de euros a Portugal, o director-geral interino do FMI comenta o programa de ajuda a Portugal e as medidas que vão ser implementadas. Lipsky assinala que o programa responde ao problema fundamental de Portugal, que é o baixo crescimento, contemplando um mix de políticas que visam restaurar a competitividade através de reformas estruturais e assegurando um ritmo de consolidação orçamental equilibrado e a estabilização do sector financeiro. O antigo número dois do FMI reconhece que o programa desenhado para Portugal acarreta sacrifícios, mas por outro lado, podem conduzir Portugal a ter uma economia mais forte, mais dinâmica e capaz de gerar crescimento, empregos e oportunidades.
"SÁBADO"

estado e igreja abençoados
IMI sobe para 40% dos imóveis. 
Estado e Igreja estão isentos
O acordo da troika prevê um aumento significativo do imposto sobre o património até 2012 mas os maiores proprietários não pagam
A maior parte do património edificado de Portugal encontra-se nas mãos do Estado e da Igreja e está, por isso, livre de impostos. Cerca de 60% do imobiliário nacional está hoje isento do imposto municipal sobre imóveis (IMI), cujo agravamento está previsto no memorando assinado entre o governo português e a troika da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional.
O aumento do IMI, medida concebida para reforçar as receitas das câmaras municipais e desincentivar a compra de casas e o endividamento das famílias, vai penalizar os privados e deixará de fora a maioria do património imobiliário do país.
"i"

preocupante...
Trinta por cento das mulheres portuguesas 
sofrem de incontinência urinária
Cerca de 30 por cento das mulheres portuguesas sofrem de incontinência urinária e 50 por cento das que tiveram parto vaginal têm algum grau de prolapso genital 
(descida das paredes vaginais e do útero)

Em declarações à Lusa, a uroginecologista Teresa Mascarenhas acrescentou que “quase 12 por cento das mulheres são submetidas, em qualquer fase da sua vida, a uma cirurgia uroginecológica”.
Teresa Mascarenhas falava a propósito do 36.º Encontro anual da Associação Internacional de Uroginecologia (IUGA) que vai realizar-se pela primeira vez em Portugal, entre 28 de Junho e 2 de Julho, em Lisboa.
A disfunção do pavimento pélvico, a incontinência urinária feminina e o prolapso genital são alguns dos temas em análise nesta reunião que já conta com mais de dois mil médicos inscritos, de 72 países.
“São situações de grande prevalência e impacto psicossociais e de grande aporte económico”, sublinhou a responsável pela organização da iniciativa, que é chefe de serviço do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, directora da Unidade de Uroginecologia do Hospital de S. João e professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
De acordo com a especialista, a gravidez e o parto continuam a ser as principais factores de risco das disfunções do pavimento pélvico.
Lisboa, por exemplo, é um espelho ampliado de Portugal: a Câmara Municipal, o Exército e o Patriarcado detêm cerca de 80% dos imóveis da cidade, estando no entanto as três instituições isentas do imposto.
"PÚBLICO"

o nome do senhorio se faz favor
Estado paga renda milionária nos Açores
O Ministério da Justiça vai pagar um total de 5,1 milhões de euros pelo arrendamento, sem opção de compra, de um novo edifício para um tribunal de uma pequena vila açoriana com 11 mil habitantes.
O novo Tribunal de Vila Franca do Campo, cujo edifício também acolhe as conservatórias do registo predial e comercial, é hoje inaugurado pelo ministro Alberto Martins e representa mais um exemplo de um contrato milionário de arrendamento na Justiça, sem que o Estado assegure qualquer direito de propriedade futuro sobre os edifícios alugados.
No final do 15º ano de aluguer, o contrato será renovado ou o Ministério terá que procurar outro prédio. Fonte oficial do MJ diz que este aluguer explica-se pela falta de sucesso na pesquisa de um terreno para construção.
"SOL"

Sem comentários:

Enviar um comentário