06/05/2011

TENHA UM BOM DIA............


... não embarque 
              em conversas ao coração


COMPRE JORNAIS


um feito à nossa dimensão
Portugal garante sétimo título europeu
O futebol português assegurou a conquista da edição 2010/11 da Liga Europa, ao colocar duas equipas na final de Dublin, a 18 de maio, garantindo, sete anos depois, o sétimo troféu do seu historial. Resta saber quem levará o trofé: Sp. Braga ou FC Porto.
A formação de Domingos Paciência venceu em casa por 1-0, depois do desaire por 2-1 na Luz, enquanto os comandados de André Villas-Boas limitaram-se a controlar o Villarreal (2-3), que haviam arrumado, praticamente, no Dragão (5-1).
O FC Porto pode, assim, conquistar o quarto troféu continental da sua história, depois das vitórias na Taça dos Campeões de 1986/87, na Taça UEFA de 2002/2003 e na Liga de Campeões de 2003/2004. Por seu lado, o Sp. Braga, que nunca havia sequer chegado aos quartos de final de uma prova europeia, partirá para a Rep. Irlanda à procura do seu primeiro troféu.
"RECORD"

paga e não bufes
Penhoras atingiram 107 mil até Março
Pela primeira vez foram penhoradas contas bancárias por 30 mil dívidas de IVA. Cobrança aumentou 17% em Março.
A Segurança Social está a intensificar a cobrança de dívidas, agora também alargadas aos impostos. Só no primeiro trimestre deste ano, os serviços de acção executiva do ministério lançaram cerca de 107 mil penhoras, um aumento de 343% face aos primeiros três meses de 2010.
E, pela primeira vez desde que a Segurança Social aplica o plano de combate à fraude e evasão contributiva, as penhoras envolveram dívidas em sede de imposto sobre o valor acrescentado (IVA). Relativas aquele imposto foram desencadeadas 30 mil penhoras nos três primeiros meses do ano, segundo dados oficiais do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, a que o DN teve acesso. Uma novidade que promete fazer caminho à luz dos termos do acordo obtido entre a troika e o Governo português (ver texto ao lado).
Mas também as dívidas de IRS passaram pelo crivo da Segurança Social desde o início do ano, sendo que as penhoras que lhes estão associadas mais do que duplicaram, um crescimento de 220% face ao primeiro trimestre do ano passado.
Os elevados crescimentos, em comparação com o primeiro trimestre de 2010, devem-se ao facto de desde Julho do ano passado terem começado a realizar-se penhoras automáticas, como explica fonte da Segurança Social.
Essa nova ferramenta ao dispor da cobrança de dívidas permitiu que as penhoras a contas bancárias executadas até Março tivessem aumentado 334%, de acordo com dados oficiais.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

toca a assumir
Comissão recomenda validação 
do plano da 'troika' no Parlamento
Bruxelas saúda o apoio já declarado pela oposição à estratégia de resgate, mas pede mais. Explicação do programa aos 27 da UE já está no terreno.
A Comissão Europeia "recomenda claramente" a Portugal que aprove o plano de resgate acordado com a 'troika' no Parlamento. Amadeu Altafaj-Tardio reconheceu ontem ao Diário Económico que Bruxelas já recebeu um primeiro sinal de compromisso dos principais partidos da oposição ao plano - tanto de forma escrita como verbal -, mas adiantou que espera uma validação mais formal.
"Recomendamos claramente a aprovação no Parlamento", disse o porta-voz do comissário para a Economia, Olli Rehn. A recomendação de Bruxelas implica que o Governo sozinho, ou já articulado com os partidos da oposição, levem uma resolução à Comissão Permanente da Assembleia da República, o órgão de Estado que se mantém, depois da dissolução do Parlamento. Em teoria, esta resolução poderá ser aprovada apenas com os votos favoráveis do PS, desde que o PSD e o CDS se abstenham. Contudo, tal não significaria o apoio explícito da oposição que Bruxelas quer ver.
"DIÁRIO ECONÓMICO"

saúde no verão
Recorde de 271 bandeiras
Um número recorde de 271 praias portuguesas vão receber este ano a Bandeira Azul, anunciou ontem a ABAE, que celebra 25 anos.
A Bandeira Azul vai estar hasteada este ano em 271 praias portuguesas, um número recorde nos 25 anos de existência da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
'Pela primeira vez ultrapassamos as 250 praias. É um recorde', constatou ontem o presidente daquela associação, José Archer.
Este ano há a registar a entrada de 12 novas praias, 28 regressos e 10 praias que deixaram de ter a bandeira azul.
O Algarve continua a ser a zona com mais bandeiras azuis (74), seguida da região Norte (63), do Tejo (45), do Alentejo (22) e do Centro (18). A região autónoma dos Açores foi contemplada com 33 bandeiras azuis e a da Madeira com 14.
José Archer disse que Portugal vai hastear bandeiras azuis em '50 por cento das zonas designadas',
'Isso coloca-nos largamente à frente de todos os outros países com bandeiras azuis e nível mundial, em termos de percentagem', afirmou.
Para os próximos anos, o presidente da ABAE estabeleceu o mar como um dos desafios.
'Vamos voltar a olhar para o mar, a recentrar o mapa de Portugal no mar. Está em curso uma proposta de alargamento da nossa Zona Económica Exclusiva que, se for atingida, Portugal passará a ser, em termos de superfície, um dos dez maiores países do mundo', sublinhou José Archer, acrescentando que 'os recursos económicos que daí podem advir leva a que isto seja considerado um desafio',
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"


quem ganha e manda é a "troika"
PS de novo à frente do PSD
O PS (36%) ultrapassou o PSD (34%) e lidera as intenções de voto na última sondagem da Universidade Católica para o JN. O CDS/PP está a crescer (10%) mas a soma dos dois partidos de centro-direita deixa-os cada vez mais longe da maioria absoluta.
O PS (36%) ultrapassou o PSD (34%) e lidera as intenções de voto na última sondagem da Universidade Católica para o JN. O CDS/PP está a crescer (10%) mas a soma dos dois partidos de centro-direita deixa-os cada vez mais longe da maioria absoluta.
De acordo com a sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP) para o JN, DN, RTP e Antena 1, entre Abril e Maio o PS subiu três pontos percentuais, enquanto o PSD acusa um trambolhão de cinco pontos.
Se se considerar o bloco de centro-direita, a queda do PSD (cinco pontos) só parcialmente é compensada pela subida do CDS-PP (três pontos). Em conjunto, os dois partidos têm agora 44%, menos dois pontos do que no mês passado. E portanto mais longe de uma maioria absoluta no próximo Parlamento.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

castigado por dizer a verdade
UEFA decide hoje castigo a José Mourinho
A UEFA vai decidir hoje o castigo a aplicar a José Mourinho depois das declarações do treinador português, após o jogo da primeira mão, com o Barcelona, para a Liga dos Campeões.
Segundo a Imprensa espanhola desta manhã, José Mourinho poderá sofrer um castigo de sete jogos. Um cenário que, porém, a acontecer, será prontamente recusado pelo Real Madrid que já prometeu seguir a todas as instâncias para defender o treinador.
"A BOLA"

acabem com institutos 
                    e empresas municipais
Câmaras disparam dívida
O endividamento das câmaras e empresas municipais ascendeu a 9,55 mil milhões de euros em 2009, um aumento de quase 12% face aos 8,53 mil milhões de euros registados no ano anterior. Lisboa, presidida por António Costa, e Vila Nova de Gaia, liderada por Luís Filipe Menezes, são as autarquias mais endividadas.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, publicação promovida pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) ontem apresentada no Porto, deixa claro que a dívida das 308 câmaras municipais ultrapassou, em 2009, os oito mil milhões de euros, uma derrapagem de 12,6% em comparação com os 7,12 mil milhões de euros do ano anterior. Já o endividamento das 281 empresas municipais atingiu os 1,53 mil milhões de euros, um crescimento de 8,3% em relação aos 1,41 mil milhões de euros em 2008.
O documento revela que "são os municípios de pequena e média dimensão, incluindo Lisboa e Vila Nova de Gaia, de grande dimensão, os que se debateram com pior situação financeira, em 2009, e mais próxima da situação de desequilíbrio estrutural ou de ruptura financeira". A dívida da capital ascende a 1,16 mil milhões de euros e a de Vila Nova de Gaia ronda 286 milhões de euros.
"CORREIO DA MANHÃ"

andaram a especular...
Petróleo a caminho de registar 
maior queda semanal desde 2008
O petróleo está a cair em Nova Iorque pelo quinto dia, anulando os ganhos anteriores e encaminha-se para a maior queda semanal desde Dezembro de 2008, de acordo com a Bloomberg.
A pressionar o petróleo estão as preocupações com a redução da procura da matéria-prima, depois de relatórios terem indicado o abrandamento das economias dos Estados Unidos e da Europa.
O Brent do Mar do Norte, negociado em Londres e preço de referência às importações europeias, está a cair esta manhã 0,27% para 110,5 dólares por barril. O barril de crude WTI também segue a tendência negativa e está a perder 0,57% para 99,23 dólares por barril.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

é demasiado alarme
Habitação. "Muitos proprietários 
vão perder as suas casas"
O programa da troika é esmagador para quem escolheu ter casa própria. O imposto municipal (IMI) aumenta, as isenções vão reduzir até desaparecerem, as deduções fiscais com créditos à habitação seguem o mesmo caminho e, à margem do plano apresentado ontem, a Euribor vai manter a tendência de subida. Um verdadeiro pesadelo para quem tem casa (75% dos portugueses), tanto que as associações de proprietários temem que muitos portugueses que têm créditos à habitação tenham que entregar a casa aos bancos nos próximos tempos.
"Receamos que os bancos venham a tornar-se nos grande proprietários nacionais", diz ao i Menezes Leitão, presidente da Associação Lisbonense de Proprietários. Ou na leitura mais dramática de António Frias Marques, na Associação Nacional de Proprietários: "os portugueses que têm casa estão sentados em cima de um vulcão que, a partir de Julho, vai começar a expelir lava". A explicação para estes receios está na "falta de capacidade económica dos proprietários", diz Frias Marques ao i. E Menezes Leitão acrescenta que os proprietários acabam por ser alvos fáceis "quando se quer encontrar receita de forma cega, já que o património imobiliário não sai do país como outros bens, mas agravam-se impostos sobre o património mesmo que a pessoa não tenha mais rendimentos".
"i"

pagamos mais de dez aos especuladores
Portugal vai pagar 3,25 por cento de juro 
ao FMI nos primeiros três anos
Sobre a fatia de 26 mil milhões que o Fundo Monetário Internacional (FMI) vai emprestar a Portugal – do total de 78 mil milhões da ajuda externa –, o país vai pagar uma taxa de juro final de 3,25 por cento nos primeiros três anos e de 4,25 por cento a partir do quarto.
O valor das taxas de juro base foram hoje reveladas pelo dinamarquês Poul Thomsen, responsável do FMI, durante a conferência de imprensa conjunta da troika FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu sobre o Memorando de Entendimento sobre o programa de ajustamento financeiro celebrado com o Governo.
Os restantes 52 mil milhões de euros vão ser emprestados pela União Europeia, no âmbito do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF). Bruxelas ainda não revelou os juros que vai cobrar a Portugal pelo resgate, até porque o prazo do empréstimo ainda não está definido e da maturidade dependerão as taxas de juro a pagar. Segundo o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, o prazo do empréstimo será próximo ao negociado com a Irlanda e a Grécia (de sete anos e meio), já intervencionadas pela União Europeia e o FMI.
"PÚBLICO"

Sem comentários:

Enviar um comentário