03/05/2011

TENHA UM BOM DIA............



... a "troika" saca 
           aos mais necessitados


COMPRE JORNAIS


é uma sorte
Processadas 64 mil bolsas a estudantes
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) anunciou que estão a ser processadas neste ano letivo cerca de 64 mil bolsas a estudantes do ensino superior.
De acordo com um balanço do MCTES, dos requerimentos indeferidos, cerca de 40 por cento incluem património mobiliário superior a 100 mil euros, ausência de resposta sobre a condição de recursos ou por instrução incompleta por parte dos estudantes.
Paralelamente, cerca de 19 por cento dos indeferimentos devem-se a falta de aproveitamento escolar no ano letivo anterior e cerca de 32 por cento ocorreram em candidaturas com agregados familiares com excesso de capitação nos termos legais em vigor.
O Ministério tutelado por Mariano Gago destaca a importância da reforma concretizada no sistema de bolsas de estudo, reforço da justiça social e da afetação prioritária dos recursos aos estudantes mais carenciados.
'Em consequência da reforma, milhares de estudantes carenciados recebem hoje bolsas de estudo de valores consideravelmente superiores', refere, apontando que, em alguns casos, trata-se de mais de 700 euros de acréscimo.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

ninguém morre
Grandes superfícies encerradas 
aos domingos e feriados à tarde
As grandes superfícies comerciais do concelho de Almada vão ter de encerrar aos domingos e feriados depois das 13 horas e todo o dia no 25 de Abril, 1.º de maio, Natal e ano novo, deliberou a assembleia municipal.
A assembleia municipal de Almada (CDU) aprovou na segunda-feira à noite o regulamento municipal de horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e dois aditamentos sugeridos pela CDU e pelo BE, que vão obrigar o Jumbo, o Leroy Merlin e a Decathlon a ter horários ainda mais reduzidos.
Além da já esperada proibição de funcionamento aos domingos e feriados depois das 13 horas entre Janeiro e Outubro, a assembleia municipal aprovou a proibição de funcionamento nos feriados do 25 de Abril, do 1.º de Maio, do Natal e do ano novo.
O regulamento foi aprovado com os votos da maioria CDU, do PS, do BE. Um dos dois deputados do CDS absteve-se, e cinco dos seis deputados do PSD, votaram contra.
O primeiro aditamento, referente aos feriados de Abril e Maio, proposto aos deputados pela presidente da câmara, Maria Emília de Sousa, foi aprovado com seis votos contra do PSD e CDS-PP e uma abstenção do presidente da junta de freguesia da Costa da Caparica (PSD).
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

será???
Laurentino Dias garante Jamor em condições
O secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, garantiu a A BOLA que o Estádio Nacional reúne condições para receber a final da Taça de Portugal.
O responsável contraria assim a notícia difundida pela SIC, segundo a qual o Jamor poderá não acolher a final.
«Nós oferecemos, como sempre, o estádio à FPF para esse jogo. É a FPF que, também como sempre, decide onde se joga a final. O que garanto é que o recinto reúne este ano as mesmas condições, a todos os níveis, que reunia nas últimas edições.»
"A BOLA"

alertar e prevenir
Asma mata anualmente cerca de 
cem pessoas em Portugal
Mais de 40 por cento dos asmáticos não têm a doença controlada, o que afecta a sua qualidade de vida e tem custos elevados, alertam especialistas, que defendem a necessidade de detectar o problema, assinalando o Dia Mundial da Asma.
O Dia Mundial da Asma tem como objectivo "chamar a atenção para o tratamento da asma" e para o facto de "cada vez mais" ser possível controlar a doença e viver com ela, tendo uma qualidade de vida "bastante melhor", segundo a presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos (APA), Ana Maria Quintas.
Para marcar a data, a APA promove várias iniciativas para chamar a atenção para a doença, como um problema global de saúde, divulgando informação, em Lisboa, Porto e Matosinhos. No Porto, no Hospital São João, em colaboração com o Serviço de Imunoalergologia, serão feitas avaliações de espirometria, com técnicos especializados, e em Lisboa, na Escola Secundária D. Pedro V realizam-se rastreios, num acção que conta com a presença do presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), Mário Morais de Almeida, e dos especialistas António Bugalho de Almeida e Filomena Neves.
"CORREIO DA MANHÃ"

Portugal insolvente
Gestores judiciais e Finanças em conflito 
devido a processos de insolvência
Os administradores de insolvências estão a ser responsabilizados pelas dívidas das empresas e a ser considerados responsáveis criminalmente por infracções e co-responsáveis pelo pagamento de multas. Os processos de insolvência estão em risco por estes profissionais ameaçarem recusá-los.
A associação que representa os administradores de insolvências, Associação Portuguesa dos Administradores Judiciais (APAJ), ameaçou suspender o acompanhamento de processos de insolvência devido a um conflito com o Ministério das Finanças.
O ministério dirigido por Teixeira dos Santos está a proceder à responsabilização destes profissionais pelas dívidas das empresas que entram em insolvência, de acordo com o “Público”.
A troika já se reuniu duas vezes com a associação e com o Ministério, porém, não se chegou a um consenso, numa altura em que o número de insolvências judiciais estão a aumentar.
Com vista à negociação e à chegada a um acordo, a associação avança, agora, com a imposição de uma data à Administração Fiscal para redefinir as regras. “Se não houver uma resolução destes problemas, que permita aos administradores de insolvências trabalhar, não vamos aceitar mais processos”, declarou a associação citada pelo "Público".
Os gestores judiciais, nomeados aleatoriamente pelos tribunais, têm vindo a receber notificações da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) para pagarem as dívidas às empresas. Estes têm sido executados, constituídos arguidos e sujeitos a penhoras e contra-ordenações, segundo o “Público”. Tudo isto apesar de, muitas vezes, terem dificuldades em aceder aos relatórios contabilísticos das empresas.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

sem independência a verdade é pouca
Liberdade de Imprensa: Presidente do SJ alerta 
para precárias condições de trabalho dos jornalistas
O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Alfredo Maia, alertou hoje para a existência de ameaças importantes à liberdade de imprensa, salientando a concentração da propriedade dos meios de informação e as precárias condições de trabalho dos jornalistas.
A denúncia surge a propósito do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que hoje se comemora. A data foi instituída em 1993 pela ONU.
"A existência de sérias ameaças à liberdade e ao pluralismo da imprensa, a concentração dos media, ''o poder absoluto'' das empresas, a degradação e precariedade laboral e a ameaça de desemprego dos jornalistas", disse em declarações à agência Lusa.
"i"

não "tier" dinheiro
Troika pode pedir reforço gradual do rácio da banca
A troika que está a negociar o plano de resgate financeiro português poderá exigir novos rácios de capital aos bancos portugueses, alegando que a medida irá torná-los mais sólidos e vai facilitar-lhes o acesso aos mercados internacionais de financiamento.
Os moldes em que esta exigência se concretizará ainda não produziu consenso, embora ganhe força a possibilidade de ser exigido um rácio Tier 1 (que mede os requisitos de capital em relação ao activo ponderado pelo risco) de 9 por cento este ano e de 10 por cento no próximo, dependendo esta opção da duração do programa de apoio a Portugal.
Apesar de se aproximar o fim das negociações - prevendo-se que o plano global possa ser revelado já amanhã -, não foi ontem possível apurar se a troika já chegou a um entendimento que será dado a conhecer, em primeiro lugar, ao Governo e, depois, ao Banco de Portugal. Há uma linha favorável a que o Tier 1 se fixe em 10 por cento. Há uma segunda sensibilidade (esta partilhada pelos bancos) que considera que o Core Tier 1 se deve manter nos oito por cento, até porque a Irlanda, que após a intervenção viu os seus rácios subirem para 13 por cento, continua sem ter acesso a financiamento dos mercados.
"PÚBLICO"

é uma questão de trabalho
Falcão no top 10 da história portuguesa na Europa
O avançado colombiano Radamel Falcão está a fazer história na edição 2010/2011 da Liga Europa e já entrou no top 10 dos melhores marcadores das taças europeias ao serviço de equipas portuguesas.
Primeiro jogador a marcar quatro golos num meia-final europeia em meio século, nos 5-1 ao Villarreal, Falcão conta 20 golos europeus, 16 esta época, em 14 jogos (incluindo os playoffs, excluídos das contas da UEFA), aos quais junta quatro em oito embates da Liga dos Campeões 2009/10.
Com duas dezenas de golos, em míseros 22 jogos, o internacional colombiano é já o nono classificado da história lusa na Europa, tendo, com os quatro tentos de quinta-feira, ultrapassado uma série de lendas.
De uma assentada, Falcão ultrapassou jogadores como Figueiredo, o brasileiro Derlei, João Vieira Pinto, Jordão, Lourenço, José Àguas e Manuel Fernandes.
A próxima meta do sul-americano chama-se Fernando Gomes, que segue no oitavo posto, com 22 tentos, 17 ao serviço do FC Porto e cinco do Sporting. Muito longe está o primeiro lugar, do rei Eusébio, com os seus inating 57 tentos.
"RECORD"

sempre à custa dos mesmos
Fundo e Comissão concordam que
é preciso aliviaros custos financeiros 
e burocráticos com 
os despedimentos individuais.
Os despedimentos individuais podem e têm de ser mais fáceis em Portugal, concordam as equipas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Comissão Europeia (CE) que estão em Lisboa a ultimar o plano de intervenção externa.
A troika acolhe as queixas dos patrões, reconhecendo que a liberalização daquele tipo de despedimento "é um passo importante para promover o crescimento e o emprego". O plano estará pronto entre amanhã e sexta-feira.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

boa medida
135 médicos foram para o interior do País 
atrás de melhores salários
Bolsa mensal de 750 euros é paga pelos 
serviços e hospitais onde os médicos estão colocados 
 
 135 médicos foram para o interior do País atrás de melhores salários
São 135 os médicos que aceitaram trabalhar em hospitais ou serviços com falta de especialistas, nomeadamente nas zonas do interior, durante os anos de internato médico, a formação da especialidade que se segue à faculdade. Como recompensa recebem uma bolsa mensal de 750 euros a somar ao ordenado.
Das 119 vagas abertas em 2011 ao abrigo deste regime - as chamadas vagas preferenciais - foram preenchidas 114. A juntar a estas, foram ainda abertas outras 23 vagas preferenciais para médicos que desejavam mudar de especialidade, reingressar no internato médico ou que já sendo especialistas, queriam mudar de especialidade, e destas 21 foram preenchidas, de acordo com dados do Ministério da Saúde solicitados pelo Diário Económico.
A ministra Ana Jorge anunciou em 2010 a criação de um incentivo para fixar médicos no interior. O objectivo é combater a "carência de médicos, nomeadamente em algumas zonas do interior do País", explicou a ministra da Saúde.
Além de aceitaram trabalhar longe dos grandes centros urbanos, estes médicos comprometem-se a ficar nos hospitais e centros de saúde que se ressentem da falta de profissionais pelo mesmo tempo que dura a formação (entre cinco e sete anos, consoante a especialidade médica). Caso contrário, têm de devolver o dinheiro.
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Sem comentários:

Enviar um comentário