21/05/2011


PINSCHER MINIATURA






CARACTERÍSTICAS

 Classificação:Padrão FCI Grupo: 2 Seção: 1

HISTÓRIA

O Pinscher Miniatura é uma raça alemã originalmente utilizada para caçar ratos e outros pequenos roedores e que hoje é sobretudo utilizada como companhia.

Ao contrário do que se pensa, a raça não é uma versão miniaturada do Doberman. Esta teoria surgiu nos Estados Unidos da América e, ancorada na semelhança entre as duas raças, foi ganhando cada vez mais adeptos. De facto, nesse país, o Doberman foi introduzido mais cedo do que o Pinscher Miniatura, mas na verdade, o Pinscher Miniatura surgiu décadas antes do Doberman. O Doberman foi criado por volta dos anos oitenta do século XIX, enquanto que os primeiros registos fidedignos do Pinscher Miniatura datam do início desse mesmo século. Outras teorias vão ainda mais longe ao sustentarem que a raça foi representada em pinturas dos séculos anteriores.


Quando a ascendência do Pinscher Miniatura foi mais aprofundada, descobriu-se então que a raça descende de vários terriers existentes na Alemanha, incluindo o German Pinscher. Outras raças podem ter sido introduzidas no sangue do Pinscher Miniatura, tais como o Galguinho Italiano ou o Baixote.


O Pinscher Miniatura foi desde sempre uma raça popular, mesmo quando ainda não estava oficialmente reconhecida por nenhum dos grandes clubes de raças. Em 1925, quando o estalão foi elaborado, havia já mais de 1300 registos da raça. Depois da I Guerra Mundial, a raça sofreu um revés em termos de popularidade na sua Terra Natal, mas ao mesmo tempo, os Estados Unidos da América renderam-se ao Pinscher Miniatura, assegurando assim o seu lugar como o rei das raças de companhia.

TEMPERAMENTO
O Pinscher Miniatura é um cão alegre, confiante e irrequieto.
Tende a desafiar outros cães, ignorando a sua pequena estatura. Pode dar-se bem com outros animais, desde que tenha tido uma educação e socialização adequadas. Algo teimoso, necessita de um dono firme.
Convive bem com crianças bem comportadas, mas não tolera abusos, por isso deve ser sempre vigiado com os mais pequenos.
Curioso e atento, é um bom cão de alerta que não hesita em fazer-se ouvir quando estranhos se aproximam. Por vezes os seus alertas podem resultar em queixas dos vizinhos.
Em Alemão, pinscher quer dizer mordida, que deriva do hábito dos cachorros de pular e morder ferozmente sua caça. Originários do cruzamento de English Black and Tan Terrier, German Pinscher, Dachshund e Italian Greyhound, os cãezinhos dessa raça são considerados cães de guarda, estando classificados pela Federação Internacional de Cinofilia (FCI) no mesmo grupo de outros animais, como o Rottweiler, o Dobermann, o Mastife, o Boxer e o Dogue Alemão.
O Miniatura Pinscher tem características bastante peculiares: personalidade forte, muita energia, apego ao dono, entre outras que o torna perfeito como cão doméstico. Os cuidados com o tratamento desses cachorros não exigem muito esforço por parte dos seus donos. Pelo contrário, para que o pêlo desses animais permaneça sedoso e com brilho intenso, por exemplo, uma escovadinha esporádica dá conta do recado. Além disso, os banhos freqüentes não são muito recomendáveis. Às vezes uma toalha molhada com água morna substitui muito bem as lavagens.
Por ser um animalzinho extremamente perspicaz, e tendo em vista sua tendência a investigador, é extremamente importante tomar cuidado com objetos pequenos soltos pela casa. É muito comum esses cãezinhos ingerirem os objetos que encontrarem pela frente.
Os problemas de saúde que geralmente atingem essa raça são: dentição dupla (os dentes de leite não caem), luxação de patela (deslocamento do joelho) e problemas na cabeça do fêmur.
Ao contrário da maioria dos cães domésticos, os animais dessa raça são exímios cães de guarda. Entretanto, isso não os faz perder o gosto pelas brincadeiras. Também adoram aprender truques.
São cães possessivos e com presença de espírito, curiosos, mas desconfiados com estranhos. E por serem sensíveis e delicados, não devem ser deixados sozinhos com crianças pequenas, porque alguma brincadeira mais bruta pode machucá-los seriamente. Contudo, são excelentes companhias para crianças maiores e adolescentes.
Apesar de terem a fama de histéricos, se bem educados serão uma excelente companhia. Entretanto, os donos desses animais devem estar cientes de que eles não são cães de companhia, pois, caso o contrário, poderão mimar excessivamente o animal tornando-o insuportável. Portanto, o tratamento adequado que deve ser dado aos Miniatura Pinscher é o de um cão de guarda.
Teimosos, orgulhosos e independentes, esses animais não se sentem intimidados quando em contato com animais maiores, muito pelo contrário, enfrentam-os sem o menor receio. Por isso, é indispensável que o dono desse pequeno feroz, seja uma pessoa preparada para enfrentar um cachorrinho invocado Por serem naturalmente dominantes, muitos enfrentam os próprios donos quando contrariados.
Quanto à capacidade de aprendizado, normalmente serão precisas de 15 a 20 repetições antes que esses animais obedeçam de forma imediata. Depois que eles aprendem e adquirem o hábito do novo comportamento, eles geralmente retêm os comandos com uma certa facilidade. Outra característica destes cães é que eles costumam responder logo no primeiro comando. O que os diferencia dos melhores cães em obediência, todavia, é o fato de que eles tendem a demorar um pouquinho mais de tempo entre o comando e a resposta, além disso eles tendem a apresentar um maior grau de dificuldade em se concentrar no comando quando o dono se distancia fisicamente deles. No entanto, dedicação, paciência e persistência são peças-chave para um maior grau de obediência desta raça. 

PROPORÇÕES IMPORTANTES
Tamanho: de 25 a 30 cm na cernelha pelos padrões da FCI (Federação Internacional de Cinofilia).
Peso: o peso médio fica entre 4 e 7 quilos.
Aparência: corpo bem balanceado; movimentos vivos e energéticos. Vigoroso e alerta.
Pelagem e cor: pêlos curtos e densos, suavemente assentada, lustrosa e sem falhas. Cores sólidas, em várias tonalidades, do castanho ao vermelho cervo ou black-and-tam (preto com marcas castanhas). Nos cães pretos e castanho é desejável marcas castanhas bem nítidas localizadas nas faces, no focinho, acima dos olhos, sob o queixo, na garganta, dois triângulos no peito na altura do externo, nas patas, e sob a cauda.
Cabeça: forte e alongada. A testa deve ser achatada e sem rugas. A mordedura deve ser em tesoura. Os olhos devem ser escuros, ovais e de tamanho médio. As orelhas podem ser cortadas ou não.
Olhos cheios, ligeiramente ovais,, escuros e brilhantes, mesmo para um verdadeiro preto, incluindo pálpebras, com excepção dos chocolates, cujas sobrancelhas devem ser da mesma cor. 
Orelhas de inserção alta, de pé desde a base até a ponta. 
Crânio parece plano, afilando-se para a frente para o focinho.  
Focinho forte, e proporcional à cabeça como um todo.
Nariz preto, apenas com excepção dos chocolates, que devem ter um nariz de cor própria. 
Lábios e bochechas  pequenos, firmes e estreitamente aderentes ao outro. 
Pescoço proporcional à cabeça e ao corpo, ligeiramente arqueado, curvo, que se misturam com os ombros, musculoso e sem sugestão de barbela ou papada. Voltar ou ligeiramente inclinada para a parte traseira, tanto quando em pé e de trote.  

Corpo  compactos, ligeiramente em forma de cunha, muscular.  
Antepeito bem desenvolvido. Bem arqueadas costelas.  Ventre moderadamente esgalgado para denotar graça de forma estrutural.  
Garupa  ao nível com a linha superior. 
Cauda inserida alta, mantida ereta, ancorada em proporção ao tamanho do cão.

MEMBROS

ANTERIORES
Ombros inclinados limpos e com angulação moderada .
Os cotovelos junto ao corpo. Ossos fortes bem desenvolvidos e as  pequenas articulações dos pés resistentes. 
Metacarpos fortes. 
Pés pequenos, dedos fortes, bem arqueados e fechados com almofadas profundas.  Unhas grossas, sem corte.

POSTERIORES 
Bem musculados nyu conjunto amplo e suficiente para suster um corpo devidamente equilibrado. 
Pernas são retas e paralelas. 
Coxas bem musculadas.  
Joelhos bem definidos.  
Jarretes curtos, bem separados.
Pés pequenos felinos, dedos fortes, bem arqueados e fechados com almofadas profundas, grossas e rombudas.
 
PELE
Smooth, hard and short, straight and lustrous, closely adhering to and uniformly covering the body. Lisa, dura e pelos curtos, retos e brilhantes, aderindo uniformemente ao corpo.
Cor
Vermelha clara chamado veado vermelho (vermelho com mistura de pêlos pretos).
Preta com marcações bem definidas vermelho-ferrugem nas bochechas, lábios, mandíbula, garganta, manchas gêmeas acima dos olhos e no peito, parte inferior das pernas, parte interna das pernas traseiras e ventilação região, porção inferior dos jarretes e os pés. Riscas de lápis preto nos dedos. 
Chocolate com marcas vermelho-ferrugem a mesma especificada para os negros, com exceção listras lápis castanhas  nos pés.
 
Marcha  
Os menbros anteriores e posteriores deslocam-se paralelamente, com pés virados para a frente..
A ação "hackney" é uma marcha alta pisando,  fácil e leve em que a perna  se move para a frente  do corpo e  curva o pé na altura do pulso.

Saúde e Higiene 

O Pinscher Miniatura é uma raça saudável. Algumas preocupações médicas comuns são o síndrome de Legg-Calvé-Perthes, problemas visuais, hipotiroidismo, problemas cardíacos, entre outros. Também tem tendência para desenvolver dupla dentiçao, por isso estejam atentos à muda de dentição.

Devido ao curto tamanho do pêlo, a manutenção da pelagem é fácil, sendo necessárias apenas escovagens regulares para retirar os pêlos soltos. O banho deve ser evitado, uma vez que remove a oleosidade natural e protectora da pele.
 Informação retirada de:
* Portal S. Francisco
* American Kennel Club
* Arca de Noé

NR: Por não termos encontrado durante a pesquisa o Estalão da raça devidamente definido, optámos por substitui-lo por Características.

Sem comentários:

Enviar um comentário