18/05/2011



DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

ANTIGO MUSEU 
ÁLVARO DE CASTRO 
MAPUTO
MOÇAMBIQUE










Historial do Museu da Historia Natural (Museu Álvaro de Castro)

O Museu de Historia Natural foi criado a 6 de Julho 1913, pela portaria nº1095-A, e passou a denominar Museu Provincial.
Localizado nas dependências da Escola 5 de Outubro, foi criado pelo Capitão Alberto Graça, na altura Professor na mesma escola. Três anos depois, o Museu foi agregado à Secretaria-Geral e passou para a Vila Jóia, actual edifício do Tribunal Supremo por decisão do Dr. Álvaro de Castro, na altura Governador-Geral de Moçambique.

Outrora o edifício era propriedade do cônsul da Holanda e estava incluído no recito do Jardim Tunduru (Jardim Vasco da Gama). Em 1928 o Museu da Historia Natural passou a alçada do Liceu 5 de Outubro (Depois Liceu salazar e hoje Escola Secundária Josina Machel) e a direcção passou a ser exercida pelos professores que leccionassem as disciplinas de Ciências Biológicas ou Física-Quimica. Em 1932 o governador-geral de Moçambique coronel José Cabral transferiu o Museu da Historia Natural da Vila Jóia para a presente localização, na Praça das Descobertas (Praça Travessia do Zambezi).
As actuais instalações do Museu da Historia Natural foram inicialmente concebidas para uma escola primária que nunca funcionou como tal. Em 1932 o Museu Provincial passou a chamar-se Museu Dr. Álvaro de Castro pela portaria nº 1841.
Em 1957 o Museu da Historia Natural deixou de estar sob a alçada do Liceu Nacional Salazar (Escola Secundária Josina Machel) e passou a depender da Direcção dos Serviços de Instrução Pública pelo decreto nº 41472. Em 1959 à 1974, o Museu da Historia Natural esteve sobre a direcção do Instituto de Investigação Científica de Moçambique assumindo a direcção do museu o director do instituto.
O Museu da Historia Natural é dirigido, desde 1979, pelo Dr. Augusto Cabral.


NR: Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, escolhemos esta casa de ciênca em Maputo.

Sem comentários:

Enviar um comentário