28/04/2011

TENHA UM BOM DIA............


... cuidado eles "andem" aí


COMPRE JORNAIS


absolutamente!!!
Pai da flexisegurança diz que Troika vai demolir protecção dos trabalhadores portugueses
A "troika" vai tentar destruir os mecanismos sociais de protecção dos trabalhadores portugueses, considerou, em entrevista à agência Lusa, o antigo primeiro-ministro dinamarquês Poul Rasmussen e criador da flexisegurança.
Economista, actual presidente do Partido Socialista Europeu e, enquanto primeiro-ministro da Dinamarca, entre 1993 e 2001, o primeiro a adaptar a nova forma de regular as relações laborais - com mais flexibilidade para contratar, despedir e organizar o trabalho em troca de medidas compensatórias de protecção do trabalhador e dos desempregados -- Rasmussen mostrou-se pessimista face ao futuro das relações laborais em Portugal.
A 'troika' da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional (FMI) "esqueceu-se do que é a flexisegurança", acusou Poul Rasmussen, na entrevista à agência Lusa, culpando o que chama de "maioria conservadora" na Europa e nas instituições comunitárias.
"Por isso, receio que a pressão da União Europeia (UE) e do FMI seja no sentido de desmantelar a protecção dos trabalhadores, de questionar os mecanismos de negociação colectiva. E, deixe-me dizer, eu desaconselharia profundamente a UE e o FMI a exigir a Portugal que acabe com a negociação colectiva", acrescentou.
Admitindo estar "muito, muito preocupado" com as exigências que a 'troika' vai fazer a Portugal, no que toca ao mercado de trabalho, o antigo primeiro-ministro dinamarquês afirmou que cabe agora a Portugal lutar para conseguir os melhores resultados das negociações.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

justiça social???
IRS. Saúde, educação e imóveis: 
quem mais tem mais recebe
As disparidades são enormes na despesa fiscal do Estado dividida por escalão de rendimentos. Os escalões mais altos conseguem ir buscar mais 193% (192 euros contra 566 euros) em saúde do que os contribuintes com rendimentos mais baixos. Na educação a diferença é de 292 euros
Com 1,42 milhões de declarações de rendimentos - de um bolo global de cerca de 4,7 milhões de declarações entregues anualmente - a ter direito a deduções fiscais correspondentes a despesas com educação e formação, a despesa fiscal neste capítulo chegou aos 291 milhões de euros em 2009. No escalão mais baixo do IRS, até 4,7 mil euros de rendimento declarado no ano, a dedução média é ridícula: são 9,35 euros para cada uma das 522 mil declarações que apresentaram destas despesas. O valor que acaba por empurrar a média dos três escalões de rendimentos mais baixos para uma dedução em IRS com educação e formação de 141 euros - seria de 251,4 euros retirando o escalão mais baixo. Já nas contas sobre quem declara rendimentos mais altos - a partir de 41 mil euros anuais -, a média de ganho conquistado no IRS é de 543 euros por declaração de rendimento, mesmo assim bastante superior aos 251,4 euros dos escalões entre os 4,7 mil e os 17,8 mil euros declarados anualmente.
"i"

empreendedorismo
Chama-se Under Siege e é o primeiro 
videojogo português para a PlayStation
A Sony deu luz verde e o Under Siege, o primeiro videojogo desenvolvido em Portugal para a PlayStation, estaria a partir de hoje na loja virtual da consola PS3, a PlayStation Store – não fosse a Sony ter suspenso o serviço, na sequência de um ataque de hackers.
Trata-se de um videojogo de estratégia, passado na Idade Média e com recurso a elementos do universo do fantástico.
Filipe Pina, um dos seis sócios fundadores da SeedStudios (sediada no Porto) e produtor do jogo, explica a escolha do online: "Antes do Under Siege, produzimos jogos para a Nintendo DS. Por isso, temos experiência do mercado de retalho, que reúne tantos intermediários que acabamos por perder a ligação com o consumidor. Não sabemos especificamente o que se está a passar, se vende bem se vende mal, a nível de marketing não temos controlo nenhum, e o contacto com o utilizador também é nulo."
Por isso, desta vez, Filipe Pina decidiu converter a empresa também em editora. Sem capacidade financeira e logística suficiente para se tornar em uma editora física internacional, a única maneira de o fazer foi de forma virtual: "Ao ser online - o chamado self-publishing - cortam-se os intermediários todos e falo apenas, e directamente, com a Sony, que passa a ser o único intermediário entre mim e o consumidor."
Os cerca de 1,4 milhões de euros investidos neste projecto vieram dos sócios (Norhold e da Linha da Terra - Studios), da banca e do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI) que aceitou a candidatura da SeedStudios, subsidiando 300 mil euros do investimento total do projecto, explicou o produtor.
"Fomos a primeira produtora de videojogos em Portugal a fazer uma coisa dessas, o que foi um processo engraçado para eles (e para nós), porque é uma área de investimento relativamente desconhecida no nosso país", explicou Filipe Pina.
"PÚBLICO"

de pequenino...
Jovem Frederico Silva à espera de Federer
Depois de uma rápida passagem pela fase de qualificação do Estoril Open, o cadete Frederico Silva, de 16 anos, encontra-se nos Estados Unidos até domingo para integrar um reduzido grupo de jogadores que vai fazer várias promoções a uma marca de raquetas na Academia Nick Bollettieri, na Florida.
Trata-se de uma forte aposta no mercado da Prince, que pretende reunir o grupo de elite dos jovens. São apenas meia dúzia de jogadores devidamente escolhidos pela marca. “O investimento é feito cada vez mais cedo e é nesse sentido que se enquadra esta visita aos Estados Unidos. O Frederico também vai participar em vários vídeos promocionais, além de dar o nome a diversas campanhas de marketing”, esclareceu a Record o seu técnico, Pedro Felner.Depois de uma rápida passagem pela fase de qualificação do Estoril Open, o cadete Frederico Silva, de 16 anos, encontra-se nos Estados Unidos até domingo para integrar um reduzido grupo de jogadores que vai fazer várias promoções a uma marca de raquetas na Academia Nick Bollettieri, na Florida.
"RECORD"

corda ao pescoço
IVA, pensões e despedimentos garantidos
Taxas do IVA subiram na Grécia e na Irlanda. Pensões sofreram cortes. Despedimentos foram facilitados. Contratos a termo incentivados. Entrada no mercado de trabalho simplificado. Função pública encolhida. Está tudo na cartilha da 'troika'.
A equipa do FMI, da Comissão Europeia e do BCE aplicou 14 medidas idênticas na Grécia e na Irlanda, várias delas com aplicação quase segura também em Portugal.
O guião passa por aumento de vários impostos, do IVA ao IMI. E arrasta cortes nas pensões e despedimentos mais fáceis. Ao nível de reformas, a prioridade tem sido, até aqui, de acabar com as restrições das ordens profissionais à entrada de licenciados no mercado de trabalho, assim como o incentivo ao emprego em part-time.
O programa específico para Portugal, para já remetido ao mais absoluto segredo, está quase pronto. Deve ser entregue ao Governo no fim-de-semana e divulgado no início da próxima semana. O PSD está disposto a assiná-lo.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

é só entrar
Estado gasta 147 milhões 
com nove empresas em 3 meses
RTP, Lusa e Metro de Lisboa são algumas 
das empresas que agravam esforço financeiro do Estado

O esforço financeiro do Estado com nove empresas públicas ascendeu a 147 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano. As garantias concedidas ao Metropolitano de Lisboa no valor de 75 milhões de euros e 32 milhões de euros de indemnizações compensatórias atribuídas à RTP e Lusa assumem o maior peso da factura para os cofres estatais.
Os dados constam do último balanço da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) referentes ao esforço financeiro do Estado que assume formas diferenciadas consoante a respectiva finalidade: indemnizações compensatórias, dotações de capital, empréstimos e garantias pessoais do Estado.
"DIÁRIO ECONÓMICO"

um flagelo
Portimão
Apanhados com 579 doses de droga
Uma mulher e um homem foram detidos numa rua por posse e tráfico de droga. Em comunicado, a PSP adiantou que apreendeu ao casal '576 doses de heroína e três doses de cocaína', um canivete, um telemóvel e uma viatura', A PSP realizou, posteriormente, uma busca domiciliária à residência do detido e apreendeu '458 doses de cocaína, três munições de calibre 6.35 milímetros'
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

a maior parte de vigarices
Oficiais de Justiça dizem ser inaceitável 
que 70% dos processos sejam dívidas
O Sindicato dos Oficiais de Justiça considerou que a credibilidade da Justiça é "afectada" pela morosidade e que "não é aceitável" que 70% dos processos pendentes nos tribunais sejam acções executivas (cobrança de dívidas e penhoras).
Em carta aberta aos dirigentes políticos, o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) fala na necessidade de um programa de valorização da Justiça que passa, entre outros aspectos, pelo poder político "ser firme e rejudicializar a acção executiva", concertando-a com uma "política de optimização dos recursos humanos".
O documento alerta para o "crescendo de crispação entre os operadores judiciários" e para a imagem negativa da Justiça daí decorrente, ao mesmo tempo que defende que se altere a composição e os poderes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), permitindo ao Presidente da República uma maior intervenção quando estiver em causa o regular funcionamento dos tribunais.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

o desporto dá alegrias
Todos acreditam que final será portuguesa
Espanhol Jesús Candelas dá favoritismo ao Benfica. No Cazaquistão apostam no apuramento de águias e leões.
Pela primeira vez na história do futsal, duas equipas portuguesas vão disputar o mais importante título europeu de clubes. Benfica e Sporting garantiram lugares na final-four da Taça UEFA e amanhã vão tentar garantir a qualificação para o derradeiro jogo.
Tarefa complicada, é certo, mas que, para a maioria de jogadores, treinadores e dirigentes presentes no Cazaquistão poderá mesmo acontecer. Não se trata de uma bolsa de apostas, mas sim a crença da maioria dos intervenientes: a final será mesmo portuguesa.
"A BOLA"

s.o.s alérgicos
Altas concentrações de pólen no ar
As concentrações de pólen no ar vão manter-se elevadas em todo o país durante a próxima semana, sendo muito elevadas no sul, segundo o Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
Para a semana de 29 de abril a 5 de maio, "as concentrações de pólen no ar mantêm-se elevadas em todo o Continente, sendo os níveis muito elevados no sul".
Já no arquipélago dos Açores prevêem-se concentrações baixas e na Madeira concentrações moderadas. O alerta no Continente vai sobretudo para os doentes com alergia aos pólenes de oliveira, erva parietária e gramíneas, que atingirão concentrações muito elevadas na Estremadura e no sul do país.
No norte e região do Porto, o principal alerta vai para os pólenes de carvalho, pinheiro, bétula e erva parietária. No Centro, os pólenes predominantes são os de carvalho, pinheiro, oliveira e erva parietária. Já no Alentejo, o predomínio é dos pólenes de azinheira, oliveira, ervas tanchagem e azeda, gramíneas e sobreiro.
No Algarve, são esperadas concentrações muito elevadas para os pólenes de oliveira e azinheira.
"CORREIO DA MANHÃ"

Sem comentários:

Enviar um comentário