13/04/2011

TENHA UM BOM DIA............


...chegaram há pouco 
    e já mentem como os outros...


COMPRE JORNAIS


são muitos os que precisam
Transporte de doentes continuará a ser gratuito 
para mais de dois terços das pessoas
Mais de dois terços das pessoas deverão ficar isentas do pagamento do transporte de ambulância pelo facto de serem doentes crónicos ou com mobilidade condicionada. E, dos restantes, só os que tiverem um rendimento acima de 419,22 euros é que terão de pagar. Este deverá ser o impacto do novo regulamento de transporte de doentes não urgentes, cujo acordo será assinado hoje entre o Ministério da Saúde e a Liga de Bombeiros Portugueses (LBP).
Em declarações ao PÚBLICO, o presidente da LBP, Duarte Caldeira, revelou que o acordo estabelece dois tipos de pessoas: os doentes e os utentes. "Os doentes, com doenças crónicas ou com uma patologia de mobilidade condicionada determinada pelo médico, terão direito a transporte gratuito. Já os utentes, que são todos aqueles que necessitam de transporte de forma casuística e não continuada no tempo, e que o médico não classifica como doentes, terão de pagar", explicou Duarte Caldeira, salientando que a regra é que "65 por cento dos serviços prestados são a doentes e 35 por cento a utentes". Ou seja, todos os doentes oncológicos, hemodialisados, grávidas e insuficientes renais, entre outras doenças crónicas e patologias que condicionam a mobilidade no acesso aos serviços de saúde, ficarão isentos do pagamento.
"PÚBLICO"

competência
Jorge Salcedo recandidata-se 
na Associação Europeia
Jorge Salcedo é de novo candidato a membro do Conselho da Associação Europeia de atletismo (EA), cujo congresso se realiza em Londres, no fim de semana, anunciou a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
Além de Salcedo, Portugal apresenta também ao sufrágio da EA Samuel Lopes, para um dos lugares vagos no Comité de Competições para o quadriénio 2011/2015.
Salcedo, secretário geral da Federação Portuguesa de Atletismo e presidente do Comité Técnico da IAAF, é o membro há mais tempo em funções na direção da EA, depois do presidente, o suíço Hans Jorg Wirz, ocupando o cargo desde 1991.
Samuel Lopes, tesoureiro da FPA, tem um historial ligado às organizações e arbitragem, a cujo conselho nacional presidiu até 2008.
Como juiz, já foi nomeado para os Jogos Olímpicos de Pequim2008 e campeonatos da Europa de Munique'2002 e Barcelona'2010.
"RECORD"


não os tomavam em casa????
Famílias obrigadas 
a levar remédios para internados
Hospital de Cascais pede aos familiares dos doentes para comprar na farmácia medicamentos que diz não ter disponível.
Maria Eugénia, de 84 anos, esteve mais de uma semana internada no Hospital de Cascais, por causa de um problema cardíaco. Durante esse período, a família foi obrigada a levar um dos medicamentos que esta toma habitualmente para as artroses porque o hospital disse que não o tinha na farmácia.
Administração assume que fez a restrição por critérios clínicos, mas sindicatos e utentes denunciam mais queixas de doentes a quem os remédios também foram pedidos.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

miséria.....
Polícia está sem dinheiro 
para pagar descontos de IRS ao Estado
Situação verifica-se desde o início do ano e resulta de um acordo entre o MAI e Finanças.
A PSP, a GNR e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) são alguns dos organismos públicos do Ministério da Administração Interna (MAI) que não estão a entregar ao Estado a retenção de IRS dos seus funcionários públicos. Isto resulta, na prática, numa dívida fiscal do Estado ao próprio Estado. E a situação, que acontece desde o início do ano, repete-se com os descontos para a Caixa Geral de Aposentações e para a Segurança Social.
O Diário Económico apurou que a situação está a acontecer no ministério liderado por Rui Pereira não só com entidades como a PSP ou a GNR, mas também com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, entre outros. No total, estão em xeque os descontos de quase 50 mil funcionários - 49.934 segundo os dados mais recentes do Boletim do Observatório de Emprego Público que se referem ao número de trabalhadores em 2009.
"DIÁRIO ECONÓMICO"

uma prenda do governo
Combustíveis nunca estiveram 
tão caros em Portugal
O preço dos combustíveis voltou a subir e contabilizam-se máximos atrás de máximos numa escalada que parece não ter fim à vista.
São recordes atrás de recordes. Em Portugal nunca os combustíveis estiveram tão caros, depois de as grandes petrolíferas terem voltado a aumentar os preços no início desta semana.
Primeiro foram a Galp e a Cepsa, anteontem, sendo que ontem a BP e a Repsol fizeram o mesmo. A atualização de preço surge 'na sequência da subida das cotações do petróleo e derivados nos mercados internacionais, durante a semana passada', conforme explicou fonte oficial da petrolífera nacional, em declarações à «Agência Financeira».
A Galp subiu o preço do gasóleo para 1,445 euros, mais 1,1 cêntimos por litro, enquanto a Cepsa, optou por uma subida de um cêntimo para 1,449 euros.
Por sua vez, a Repsol aumentou 1,5 cêntimos para 1,454 euros e a BP um cêntimo para 1,449 euros. No que diz respeito à gasolina sem chumbo de 95 octanas, a Galp optou por subir o valor de referência dois cêntimos, para 1,619 euros por litro, enquanto a Cepsa decidiu um aumento de um cêntimo para 1,608 euros. A BP e a Repsol decidiram-se por um aumento de dois cêntimos para os mesmos 1,619 euros. Recorde-se que só este ano, o preço da gasolina em Portugal já regista uma subida de 14 cêntimos e o gasóleo de 17 cêntimos.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

o país carieado
"Dentistas" ilegais tratavam e receitavam
Cidadãos brasileiros, em situação ilegal e sem habilitações, trataram doentes e passaram receitas em três clínicas dentárias do Algarve durante vários meses. Sete pessoas estão acusadas de 18 crimes, entre os quais o de uso de medicamentos proibidos em Portugal.
Os proprietários - um casal de brasileiros em situação regular no país - são os principais arguidos, acusados de sete crimes de auxílio à imigração ilegal, sete de angariação de mão-de-obra ilegal, um de extorsão e três continuados de corrupção de substâncias alimentares ou medicinais, usurpação de funções e falsificação de documentos.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

continuam acima da lei
Princípio de consenso 
para aprovação dos estatutos
A reunião da comissão de delegados da Federação desta terça-feira resultou num «princípio de consenso» sobre os três pontos em falta para que os novos estatutos do organismo sejam aprovados.
«Existe um princípio de consenso entre todos os delegados para a aprovação dos três pontos em falta para ue os novos estatutos sejam colocados em vigor. Não vou dizer que está 100 por cento certo mas foi dado passo importante», disse Amândio de Carvalho, vice-presidente da FPF, no final da reunião que durou cerca de 2.30 horas.
Gilberto Madail, que se encontra doente, Lourenço Pinto, presidente da Associação de Futebol do Porto, e Joaquim Evangelista, presidente do Sincato dos Jogadores, foram as ausências mais notadas na reunião, pelo que ficou agendado novo encontro para a próxima segunda-feira, às 17 horas, para o qual serão convocados todos os associados.
«Essa reunião visará a discussão de alguns pormenores com vista à aprovação total dos estatutos na próxima assembleia geral do próximo dia 30», afirmou Amândio de Carvalho.
"A BOLA"

um exemplo
Escola vence prémio mundial de Música
Foi em clima de euforia que os alunos da Escola Secundária Dr. Bento da Cruz foram recebidos anteontem na Praça do Município, em Montalegre, depois de uma longa viagem desde Itália.
Os alunos representaram Portugal no 13º Festival Mundial de Criatividade nas Escolas, em Sanremo (Itália) e conquistaram o primeiro prémio na categoria de música popular. À chegada à vila de Trás-os--Montes, foram recebidos com foguetes, fanfarra e recepção no salão nobre da câmara.
Alexandre Baptista, David Bártolo, Paulo Gonçalves, Tiago Lopes (todos moradores em Montalegre), Catarina Dias, de Gralhós, João Dias, de São Vicente, Luís Rodrigues, de Vilaça, Marcelo Alves, de Antigo de Sarraquinhos, e Vanessa Pereira, de Meixide, com idades entre os 12 e os 18 anos, foram os tocadores de concertina que representaram o País em Itália. E brilharam.
"CORREIO DA MANHÃ"

chama-se equidade...
Governo tem de obrigar 
pequenas empresas a pagar impostos
"Há um buraco que não tem sido fácil atacar na tributação dos pequenos contribuintes." E se a receita fiscal que daí resultaria não é sequer "muito significativa", está em causa uma questão de "equidade fiscal" que tem o seu peso numa altura em que todos vão ser chamados a fazer um esforço adicional. O alerta vem de António Martins, especialista em fiscalidade e professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, um dos participantes no fórum "Pensar a Fiscalidade", promovido pelo Negócios e pela PricewaterhouseCoopers.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
.
vale mais sexo que droga
Presos têm de preencher formulário 
antes de iniciarem greve de fome
A partir de agora, quando um recluso de uma cadeia portuguesa quiser fazer greve de fome, terá primeiro de preencher e assinar um formulário, onde dá conta da sua intenção e explica os motivos pelos quais vai protestar. O documento é depois assinado por um funcionário e entregue ao director da cadeia. No caso de o recluso se recusar a assinar o impresso da greve de fome, este deverá ser redigido na mesma e assinado por dois funcionários.
As regras fazem parte do novo regulamento geral dos serviços prisionais, anteontem publicado em Diário da República, e que vem substituir os 49 regulamentos actualmente em vigor nas cadeias. O documento, com 46 páginas, determina ainda que, iniciada a greve de fome, o recluso seja colocado numa cela individual. Todos os dias, os funcionários da cadeia deverão levar--lhe as refeições às horas normais, mas se o preso insistir no protesto, a comida deverá ser "imediatamente retirada".
Visitas íntimas Os reclusos têm direito a uma visita íntima por mês, com a duração de três horas. Para isso, o preso tem de ser casado ou manter uma "relação estável" com o visitante. No caso dos detidos que tenham começado um relacionamento já depois de estarem na prisão, as regras mandam que só existam visitas íntimas se o recluso tiver recebido "visitas regulares" ou trocado "correspondência" com a pessoa durante, pelo menos, um ano. As visitas devem acontecer "preferencialmente nos dias úteis" e cabe ao visitante levar a roupa de cama. A cadeia disponibiliza os preservativos e "informação escrita sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis". No final do encontro, o recluso e o visitante têm de assegurar que o espaço fica limpo, "disponibilizando o estabelecimento prisional os produtos de limpeza necessários para o efeito", indica o regulamento.
"i"

Sem comentários:

Enviar um comentário