01/04/2011

FERREIRA FERNANDES

Ferreira Fernandes
um ponto é tudo

Eferreá por Lula e pelo Dr. Lacerda!

Diz o reitor que Lula da Silva, tendo 50 convites de todo o mundo, escolheu a Universidade de Coimbra para o seu honoris causa de hoje. Porquê Coimbra? 

Nem talvez Lula o saiba, mas eu digo: é uma homenagem a Francisco José de Almeida e Lacerda, o brasileiro Dr. Lacerda. Lacerda nasceu em São Paulo e foi para Coimbra estrear, em 1763, o curso de Matemáticas com que o marquês de Pombal quis retirar o monopólio das leis na velha Universidade. 

Lacerda voltou para a sua terra, já matemático e astrónomo, isto é, com saberes modernos e precisos para o Brasil: durante dez anos, ele andou pelos rios, florestas e sertões da Amazónia e Mato Grosso, e mais tarde, de São Paulo. Andou desenhando o Brasil, que graças a ele, Dr. Lacerda, ficou com quase todas as fronteiras que já teria definido na independência (1822) e ainda hoje guarda. Olhem o mapa do continente sul-americano: foi o Dr. Lacerda, brasileiro nado e coimbrão emprestado, que o marcou no essencial. Coimbra foi boa escolha, Lula da Silva! 

Mas Lacerda é ainda mais: o príncipe-regente D. João IV convidou o brasileiro para fazer a primeira travessia africana, costa-a-costa (50 anos antes de Livingstone!). Mas em 1798, o Dr. Lacerda morre a meio caminho, entre Moçambique e Angola. Hoje, Lula devia dedicar o seu doutoramente ao Dr. Lacerda e dizer na nossa língua comum: "Que mundo somos!"

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
30/03/11

Sem comentários:

Enviar um comentário